13ª IESO

Alunos viajam à Coreia do Sul para representar o Brasil na 13ª IESO

DSC 0161Os estudantes Guilherme Teixeira Simões e João Augusto Vilas Boas dos Santos Gonçalves, do Campus Muzambinho, embarcaram na última quinta-feira, dia 22 de agosto, rumo à Coreia do Sul, onde se juntam à equipe que representará o Brasil na 13ª Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro.

Além dos dois alunos, a delegação brasileira é formada pelos estudantes Luís Eduardo Siqueira Freitas (IFTM-Campus Uberaba) e Ednaldo de Sousa (IFPI-Campus Paulistana), todos sob coordenação dos mentores: professor Marco Aurélio Dessimoni Dias (Campus Muzambinho) e o técnico-administrativo Rafael Gomes Tenório (Reitoria do IFSULDEMINAS). Os integrantes são alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em suas respectivas instituições de ensino, e medalhistas da edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP).

Na Coreia do Sul, os estudantes brasileiros competirão com equipes de outros 42 países e resolverão questões relacionadas a matérias como Geologia, Meteorologia, Ciência Ambiental e Astronomia Terrestre. Eles passarão por exames teórico e prático e disputarão medalhas de ouro, prata e bronze, que são atribuídas aos melhores competidores, individualmente, e prêmios, concedidos às equipes.

Preparação

A taxa de inscrição para a participação na IESO 2019 foi integralmente custeada pela Organização da OBAP. Já os custos com hospedagem e alimentação, durante o evento, ficam por conta da Organização da IESO. Quanto às despesas com transporte, obtenção de passaportes, seguros e vistos, elas ficaram sob a responsabilidade dos próprios participantes que, durante os meses de preparação para a viagem, se empenharam em levantar fundos que ajudassem a custear a participação no evento, o que fizeram através de financiamento coletivo e da busca por colaboradores e parceiros.

A  preparação para a Olimpíada contou com aulas teóricas e práticas ministradas pelo Professor de Geografia do Campus Muzambinho, Moisés Almeida, que os orientou sobre temas como topografia, formação de solos e identificação de rochas e espécies minerais. “Professor Moisés, além de seu conhecimento na área de Geografia, contribuiu compartilhando as experiências que vivenciou na IESO de 2015, que à época havia sido realizada na cidade de Poços de Caldas”, informou o mentor Marco Aurélio.DSC 0158

Os alunos também passaram por curso de inglês instrumental ministrado pelo CELIN (Centro de Ensino de Línguas) do Campus Muzambinho, onde receberam treinamento personalizado com aulas semanais ao longo dos últimos meses.

Quanto à viagem em si, o aluno Guilherme mostrou-se otimista em conhecer novas culturas, pois há muitos exemplos e experiências que podem ser adaptadas para nossa própria realidade. “Somos do interior de Minas Gerais e estamos indo para o outro lado do mundo representar o Brasil. É bastante gratificante, e é também uma grande responsabilidade” - Acrescentou.

João Augusto, por sua vez, ressaltou que um dos frutos positivos dos preparativos é o contato com a língua inglesa, o que permite que absorvam o máximo da experiência que experimentarão na Coreia, onde se reunirão com delegações de todo o mundo. “Entendo que essa é uma oportunidade que poucos alunos têm. É uma experiência única”.

O professor Marco Aurélio ainda destacou a importância da participação da equipe na IESO, e espera que isso motive outros estudantes brasileiros a participar da OBAP “Nossa expectativa é ver cada vez mais estudantes brilhando nas olimpíadas nacionais, principalmente na OBAP e, quem sabe, nas próximas edições da IESO”.

Sobre a IESO

A IESO é uma olimpíada científica promovida anualmente pela International Geoscience Education Organization (IGEO). Participam os melhores alunos selecionados através de olimpíadas nacionais. A edição 2015 ocorreu no Brasil, organizada pelo IFSULDEMINAS em Poços de Caldas. A competição também já foi realizada na Índia, Argentina, Itália, Indonésia, Taiwan, Filipinas e Japão.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é promovida pelo IFSULDEMINAS e tem como objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica. A competição propõe aos alunos situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Desde 2018, além de estudantes brasileiros, a competição está aberta para estrangeiros pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, neste ano, o raio de abrangência da OBAP se expandiu uma vez mais, aceitando a inscrição de alunos oriundos de nações onde o idioma oficial é o Espanhol.

Neste ano, a OBAP acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, numa parceria entre o IFSULDEMINAS e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A 9ª edição da olimpíada recebeu a inscrição de 619 equipes brasileiras e 26 equipes estrangeiras.

Texto: Ascom Muzambinho com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Fotos: Luiz Fernando Bocoli