Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > OBAP - Inscrições abertas
Início do conteúdo da página

OBAP - Inscrições abertas

Inscrições abertas para a 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

Equipes terão até o dia 30 de junho para se inscreverem 

- Inscreva-se!

- Acesse o site da OBAP

cartaz obap 2019 WEBAs inscrições para participar da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária já estão abertas. Os interessados têm até o dia 30 de junho para acessar o sistema e efetivarem suas inscrições. O regulamento da competição está disponível na página: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/. A fase presencial terá como anfitriões o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu. 

Desde 2018, além de estudantes brasileiros, a competição está aberta para estrangeiros pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, neste ano, o raio de abrangência da OBAP se expandiu uma vez mais, aceitando a inscrição de alunos oriundos de nações onde o idioma oficial é o Espanhol.

Para participar da OBAP, os estudantes devem estar matriculados em cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em http://catalogonct.mec.gov.br/).

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP (www.obap.agr.br). Cabe aos orientadores efetuar a inscrição e realizar o preenchimento correto dos dados completos de todos os integrantes da equipe. 

No dia 16 de julho de 2019, os orientadores das equipes brasileiras receberão, via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), o login para a equipe acessar a Plataforma de Provas da Olimpíada, disponível na página da OBAP. As equipes estrangeiras receberão, via e-mail, a confirmação do cadastro. Para as brasileiras haverá um período de ambientação na plataforma de provas, de 16/07 a 06/08/2019.

Equipes

Serão compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição (unidade educacional), com a participação obrigatória de um(a) orientador(a) e três estudantes, devidamente matriculados, na modalidade de ensino médio/técnico em regime integrado/concomitante ou na modalidade do técnico subsequente.

A equipe poderá ser composta por estudantes de cursos e anos diferentes, mas não poderá ser composta por alunos de modalidades de ensino diferentes. Poderão ser orientadores: professores e técnicos administrativos (efetivos ou contratados), atuantes na instituição de origem dos discentes que compõem a equipe. As  estrangeiras serão indicadas pela sua instituição e não participarão da fase virtual. Entretanto, é obrigatória a realização da inscrição do dia 15 de maio a 30 de junho.

A competição

A OBAP contará com duas fases: uma virtual,  de 06 a 08 de agosto, e uma presencial, nos dias 26, 27 e 28 de setembro. A etapa virtual será realizada por meio da Plataforma de Provas disponível na página da Olimpíada, mediante fornecimento do login e senha da equipe competidora. Desta fase, participarão apenas as equipes brasileiras. Elas deverão responder a prova, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, das áreas descritas no conteúdo programático (item 12 do regulamento), cujo valor total será de 40 pontos.

Após iniciar a resolução da prova da fase virtual, a equipe terá 60 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio. Será permitido apenas um acesso à prova para a resolução das questões. No dia 16 de agosto será disponibilizada, na página oficial da OBAP, a lista com a classificação de cada equipe nesta fase.

Já a fase presencial reunirá na cidade de Foz do Iguaçu as equipes brasileiras classificadas na etapa virtual e todos os grupos estrangeiros inscritos. Será composta de duas etapas: a prova prática em equipe, cujo valor será de 45 pontos; e a teórica, na qual cada estudante responderá individualmente uma prova contendo 20 questões objetivas que valerão 1,5 ponto cada, além de responder duas questões discursivas, que valerão 12,5 pontos cada, das áreas descritas no conteúdo programático (item 12 do regulamento). Os critérios para pontuação, bem como as normas e procedimentos, serão disponibilizados aos finalistas, no mês de realização da fase.

Premiação

A premiação consta de medalhas e troféus. Os discentes brasileiros, das equipes medalhistas da modalidade de ensino técnico integrado ou concomitante,  poderão ser convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na IESO (Olimpíada Internacional de Ciências da Terra) em 2020 (ver item 11 do regulamento). Todas as equipes, brasileiras e estrangeiras, receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da fase presencial da OBAP.

Sobre a OBAP

A olimpíada estimula o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/05/2019

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página