Política de Inovação

IFSULDEMINAS promove encontro para discussão sobre a Política de Inovação

IMG 0434Com o objetivo de instituir a política de inovação e aprimorar a gestão dos processos que orientam a geração de inovação e transferência de tecnologia, em consonância com as prioridades da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI/NIT) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu um encontro para a construção da Política de Inovação do IFSULDEMINAS.

Sediado pela Reitoria e transmitido simultaneamente por meio do Canal TV IFSULDEMINAS aos demais campi, o encontro reuniu servidores dos campi e da Reitoria nesta quarta-feira, 24 de abril, e trouxe palestras com professores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal de Minas Geral (UFMG). Contou também com a participação dos representantes do Polo EMBRAPII, que puderam contribuir com a discussão, apresentaram as atividades desenvolvidas e funcionamento da unidade à UFMG e ao IFMG. De acordo com a diretora de Planejamento e Negócios do Polo, Dulcimara Carvalho Nannetti, o envolvimento do polo é imprescindível, uma vez que a Política de Inovação da instituição regerá os contratos com as empresas, no que diz respeito à participação dos docentes e discentes pesquisadores nos projetos e na negociação de royalties e patentes.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cristina Lúcia Janini Lopes, “o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou um decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e traz a expectativa de desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país. As novas regras criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentivam investimentos em pesquisa. Dessa forma, trouxemos servidores de instituições que já passaram por esse processo para transmitir esse conhecimento e, assim, podermos construir a política do IFSULDEMINAS de forma colaborativa e compartilhada”, enfatizou a diretora.

Palestras

Em um primeiro momento, os servidores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Neimar de Freitas Duarte, Edilson Nolaço dos Santos e Rafael Marazzi de Oliveira falaram sobre importância da inovação e da pesquisa, como trabalham a inovação na instituição e, por fim, sobre como se deu a construção da política no IFMG. “A nossa política foi uma construção com vários atores. Começamos na Reitoria, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com a apresentação para todos os setores. Depois de um primeiro rascunho, nos reunimos com um representante de cada campus para a construção do documento. Após essa etapa, a política passou pela consulta pública e em seguida foi apresentada no Colégio de Dirigentes e, agora, será levada para apreciação no Conselho Superior”, explicou Duarte. O professor falou ainda sobre a importância de que a comunidade esteja envolvida na construção da política. "Ela trará um amparo legal para todas as ações de pesquisa e inovação e abre muitas portas. A partir do conhecimento do que já foi feito, cada instituição deve encontrar o melhor caminho para construir sua política, se adequando a realidade”, finalizou Duarte.

IMG 0451

Em seguida, a servidora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dra. Nathália dos Reis Santos Almeida falou sobre a política da instituição, que já está consolidada. “Quando foi publicada a legislação do novo Marco Legal fizemos um Workshop para falar sobre as modificações, algumas delas a UFMG já realizava. Foi constituída uma comissão pela Reitoria e criadas diretrizes. Após um ano de estudos, as diretrizes foram publicadas em forma de resoluções”, explicou Nathália. Ela acrescentou que ter uma equipe multidisciplinar é muito importante na construção da política para se ter uma visão diferenciada.

Comissões de trabalho

Após as palestras, foi realizada uma sessão de discussão com perguntas para os palestrantes. Em seguida, foi montada a comissão de trabalho com representantes de cada campus e reitoria que, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/PPPI), construirão a Política Institucional de Inovação, como explicou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira. “Visando a atender às legislações vigentes e pautados no objetivo da Política - que é orientar as ações institucionais de incentivo e gestão da inovação, de forma a promover a geração de conhecimento, de produtos e de serviços para a sociedade - a PPPI/NIT promoveu este evento, com o apoio dos campi, contando com a colaboração de duas Instituições de Ensino, sendo que uma delas já possui a Política de Inovação consolidada e a outra, está em fase de finalização. Com a composição da comissão, será projetada a construção da Política de Inovação do IFSULDEMINAS, a qual passará por todas as instâncias até chegar ao Conselho Superior”, esclareceu a pró-reitora.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/04/2019