Projetos de pesquisa
Divulgado o resultado das propostas aprovadas no edital de apoio docentes dos Mestrados Profissionais
Publicado em: 27/05/2019
_____________________________________________________________________________________________
Divulgado o resultado final do edital de apoio aos docentes dos Mestrados Profissionais
Publicado em: 14/05/2019
___________________________________________________________________________________________
Confira o resultado preliminar do edital de apoio aos docentes dos Mestrados Profissionais
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta quinta-feira, 09 de maio, o resultado preliminar do edital de apoio aos docentes dos Mestrados Profissionais. Os pedidos de reconsideração poderão ser encaminhados até o dia 10 de maio de 2019 no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Publicado em: 09/05/2019
_____________________________________________________________________________________________
IFSULDEMINAS lança edital de apoio aos docentes dos Mestrados Profissionais
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) lança edital para docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu apresentarem propostas para o apoio a projetos pesquisa e/ou de desenvolvimento tecnológico e/ou inovação.
Os recursos para o financiamento do edital serão de R$ 60.000,00 de custeio e serão liberados de acordo com a disponibilidade financeira da PPPI. Serão custeados projetos coordenados por docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFSULDEMINAS: Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - em diferentes áreas de conhecimento - ligados às linhas de pesquisa do Mestrado Profissional, sendo os valores disponibilizados distribuídos para o número total de 10 projetos, com o aporte financeiro de até R$ 6.000,00.
Custeio
A aquisição de material de custeio será via cartão BB pesquisa. O regulamento para utilização do cartão está disponível na página da PPPI. A documentação para emissão do cartão BB pesquisa será solicitada ao pesquisador contemplado após divulgação do resultado final, com prazo de entrega até 15 dias corridos após a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Itens financiáveis: materiais de consumo.
- Itens não financiáveis: complementação salarial de qualquer espécie, diárias, consultorias, anuidade de sociedades científicas, inscrições em eventos, pró-labore, despesas de transporte (combustível, passagem, pedágio e outras), obras de infraestrutura, despesas com materiais de expediente, tais como folhas de papel A4, canetas em geral, lápis, tôner/cartucho para impressora, cópias (xerox), CDs/DVDs graváveis ou regraváveis, bloco post-it, entre outros, entendidos como de contrapartida do campus de execução do projeto.
Requisitos
Quanto ao proponente/ orientador:
Ser servidor efetivo do IFSULDEMINAS e docente do PPGCTA ou do PROFEPT; possuir Currículo Lattes atualizado em um período de três meses anterior ao lançamento deste edital, até a data do seu encerramento; o proponente deve ter formação e/ou experiências relacionadas à natureza temática do projeto; não possuir pendência de natureza financeira e/ou técnica do proponente junto às agências de fomento – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e/ou Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e/ou com o Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) e/ou Grupo de Estudos Avançados em Pesquisa e Extensão (GEAPE) e/ou PPPI do IFSULDEMINAS, entre outros.
Requisitos do projeto:
Os projetos do PPGCTA devem contemplar o desenvolvimento ou testes de produtos ou processos de fabricação, bem como a agregação de novas características ao produto ou processo, que impliquem ganho de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade no mercado. Os projetos do PROFEPT devem buscar formas de melhoria no processo e na forma de ensino, observando as diretrizes do Programa. Os projetos de pesquisa que envolvam experimentação com animais, seres humanos ou organismos geneticamente modificados deverão estar em conformidade com a legislação pertinente à ética em pesquisa. Cabe ao proponente/orientador do projeto a responsabilidade pela submissão do mesmo à análise de um Comitê de Ética correspondente à suanatureza, até a data limite de inscrição, conforme o edital.
Submissão dos projetos
Os projetos deverão ser submetidos até o dia 1º de maio, obrigatoriamente, por meio do Sistema de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEx). Somente serão aceitas inscrições de projetos que forem cadastrados e submetidos no edital, dentro do prazo, no GPPEX. Será admitida a inscrição de até duas propostas por docente de cada programa. A contemplação da segunda proposta do mesmo pesquisador só será realizada depois de todas as primeiras propostas de cada docente ter sido contemplada, respeitando-se a ordem de classificação publicada.
Análise, julgamento e classificação das propostas
A análise e o julgamento das propostas serão realizados em duas etapas: na 1ª, o projeto será avaliado pela equipe da PPPI. A avaliação consistirá na análise do cumprimento dos requisitos para a participação e envio dos documentos previstos no item 5.5 do edital. Na 2ª etapa, a análise será em relação às propostas e serão avaliadas pela PPPI e por, no mínimo, um avaliador externo.
Cronograma
Inscrição | 1º de abril a 1º de maio de 2019 |
Divulgação preliminar das propostas | 09 de maio de 2019 |
Pedido de reconsideração referente à aprovação preliminar | 10 de maio de 2019 no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Divulgação da homologação das inscrições após reconsideração | a partir de 14 de maio de 2019 |
Divulgação das propostas aprovadas | a partir de 31 de maio de 2019 |
Vigência do Edital | junho de 2019 a maio de 2020 |
Entrega do 1°Relatório | dezembro de 2019 |
Entrega do Relatório Final | maio de 2020 |
Prestação de Contas (até 30 dias depois do término do projeto) | junho de 2020 |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
01/04/2019
Redes Sociais