Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

9ª OBAP

OBAP 2019 tem alteração no período de ambientação na plataforma de provas 

Devido à prorrogação das inscrições da OBAP, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa alteração no período de acesso à plataforma de provas da OBAP para ambientação das equipes.

A partir do dia 25/07, os orientadores das equipes brasileiras receberão, via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), o login para a equipe acessar a Plataforma de Provas da olimpíada, disponível na página: www.obap.agr.br. A partir dessa data, as equipes estrangeiras receberão, via e-mail, a confirmação do cadastro.

Além disso, para as equipes brasileiras, haverá um período de ambientação na plataforma de provas, de 25/07 a 06/08.

Qualquer dúvida, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Ascom Reitoria / IFSULDEMINAS com informações da Equipe Organizadora da OBAP

Data: 15/07/2019

___________________________________________________________

Inscrições da OBAP são prorrogadas até o dia 20/07/2019

As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP (www.obap.agr.br), entre os dias 15 de maio e 20 de julho de 2019. Cabe aos orientadores efetuar a inscrição e realizar o preenchimento correto dos dados completos de todos os integrantes da equipe.


Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 24/06/2019

__________________________________________________

OBAP 2019 lança regulamento e passa a receber participantes de países de Língua Espanhola

Equipes podem se inscrever de 15 de maio a 30 de junho

- Acesse o site da OBAP e confira o regulamento!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que já está disponível o regulamento da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que acontecerá, em duas fases, no segundo semestre deste ano. A competição idealizada e realizada pelo IFSULDEMINAS permanece com seu caráter itinerante e contará, em 2019, com a parceria do Instituto Federal do Paraná (IFPR), anfitrião da etapa presencial, que será realizada na cidade de Foz do Iguaçu.

Novidades

Desde 2018, além de estudantes brasileiros, a competição está aberta para estrangeiros pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, neste ano, o raio de abrangência da OBAP se expandiu uma vez mais, aceitando a inscrição de alunos oriundos de de nações onde o idioma oficial é o Espanhol. 

Para participar da OBAP, os estudantes devem estar matriculados em cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em http://catalogonct.mec.gov.br/). A proposta da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP (www.obap.agr.br), entre os dias 15 de maio e 30 de junho. Cabe aos orientadores efetuar a inscrição e realizar o preenchimento correto dos dados completos de todos os integrantes da equipe.

No dia 16 de julho de 2019, os orientadores das equipes brasileiras receberão, via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), o login para a equipe acessar a Plataforma de Provas da Olimpíada, disponível na página da OBAP. As equipes estrangeiras receberão, via e-mail, a confirmação do cadastro. Para as equipes brasileiras haverá um período de ambientação na plataforma de provas, de 16/07 a 06/08/2019.

Equipes

As equipes serão compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição (unidade educacional), com a participação obrigatória de um(a) orientador(a) e três estudantes, devidamente matriculados, na modalidade de ensino médio/técnico em regime integrado/concomitante ou na modalidade do técnico subsequente. A equipe poderá ser composta por estudantes de cursos e ano diferentes, mas não poderá ser composta por estudantes de modalidades de ensino diferentes. Poderão ser orientadores professores e técnicos administrativos (efetivos ou contratados), atuantes na instituição de origem dos estudantes que compõem a equipe.

As equipes estrangeiras serão indicadas pela sua instituição e não participarão da fase virtual, entretanto, é obrigatória a realização da inscrição da equipe do dia 15 de maio a 30 de junho.

A competição

A OBAP contará com duas fases: uma virtual, no período de 06 a 08 de agosto, e uma presencial, nos dias 26, 27 e 28 de setembro. A etapa virtual será realizada por meio da Plataforma de Provas disponível na página da Olimpíada, mediante fornecimento do login e senha da equipe competidora. Desta fase, participarão apenas as equipes brasileiras. As equipes deverão responder a prova, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha das áreas descritas no conteúdo programático (item 12 do regulamento), cujo valor total será de 40 pontos. Após iniciar a resolução da prova da fase virtual, a equipe terá 60 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio. Será permitido apenas um acesso à prova para a resolução das questões. No dia 16 de agosto, será disponibilizada, na página oficial da OBAP, a lista com a classificação de cada equipe nesta fase.

Já a fase presencial reunirá na cidade de Foz do Iguaçu as equipes brasileiras classificadas na etapa virtual e todos os grupos estrangeiros inscritos. Essa fase será composta de duas etapas: a prova prática em equipe, cujo valor será de 45 pontos; e a teórica, na qual cada estudante responderá individualmente uma prova contendo vinte questões objetivas que valerão 1,5 ponto cada, além de responder duas questões discursivas, que valerão 12,5 pontos cada, das áreas descritas no conteúdo programático (item 12 do regulamento).
Os critérios para pontuação, bem como as normas e procedimentos, serão disponibilizados aos finalistas, no mês de realização da fase.

Premiação

A premiação consta de medalhas e troféus. Entre os estudantes brasileiros, das equipes medalhistas da modalidade de ensino técnico integrado ou concomitante, eles poderão ser convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na IESO (Olimpíada Internacional de Ciências da Terra) no ano de 2020 (ver item 11 do regulamento).

Todas as equipes, brasileiras e estrangeiras, receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da fase presencial da OBAP.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria

Data: 14/03/2019 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página