Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ciência e Tecnologia

Com projeto " Meninas na Ciência", aluna do IFSULDEMINAS participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

50dda72e 2780 4454 8e96 2d393082db94A Rede Federal marcou presença na 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o projeto “Meninas na Ciência”. A estudante Shéron Luma de Oliveira, do quinto período do curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho, foi uma das participantes do projeto e representou o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A semana tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população e reúne instituições para realização de atividades de divulgação científica em todo o país. Com tema “Ciência para a Redução das Desigualdades, a semana acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF) até este domingo, 21 de outubro.

Meninas na Ciência

O projeto “Meninas na Ciência” contou com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e foi realizado durante o Conecta IF 2018, um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em agosto, na capital do país. A escolha da estudante para representar o IFSULDEMINAS no evento atendeu a pré-requisitos listados pelo IFB. Shéron já havia se destacado em eventos da instituição, além de ser, atualmente, bolsista de projeto de iniciação científica na área de clínica e cirurgia em grandes animais e participar do grupo de estudo GEGAPI (sobre pesquisa e inovação em grandes animais). Saiba mais sobre o projeto4c2c040b c06b 48e1 8f38 80bff3883f30

As alunas da Rede Federal apresentaram um protótipo para mostrar que a física está em todo lugar; o trabalho simula a viagem de um aluno e explica fenômenos da física como atrito, densidade e plano inclinado. O professor de Biologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e monitor do grupo, Antônio dos Santos Júnior, explica que, após o aprimoramento do projeto e durante a SNCT, as alunas estão aprendendo a pensar como empreendedoras. “O grupo precisa pensar a partir de outra lógica e criar a conexão entre as ideias e o mercado. Uma das ambições da Rede Federal é formar alunos para que eles possam conquistar uma vaga no mercado de trabalho e também gerar postos de trabalho ao desenvolver novas tecnologias”, frisou. 

Shéron explicou que, " durante a semana foi realizada a segunda fase do projeto, depois de criarmos o protótipo, agora tivemos noções de empreendedorismo, para conhecer sobre as possibilidades de vender o projeto.Também tivemos que refazer o protótipo e adaptá-lo em um tamanho de 40x40, quase metade do original. Fizemos também melhorias com base nas sugestões dos visitantes".

72436f00 c7f1 4229 a279 59a74a5702bcPara a estudante representar o IFSULDEMINAS foi uma experiência gratificante," entre tantas pessoas capacitadas, me sinto muito orgulhosa de poder representar o Instituto. Isso me motiva a dar o meu melhor e é também uma forma de agradecer a todas as oportunidades que tenho, estudando no Instituto". 

Além das Meninas na Ciência, professores e alunos de outras instituições da Rede Federal também expõem trabalhos no estande do Ministério da Educação (MEC) montado na feira, que espera atrair pelo menos 100 mil pessoas até o próximo domingo.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Realizada desde 2004, a SNCT tem como objetivo estimular a utilização de resultados de pesquisas e ferramentas das tecnologias sociais e assistivas para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida. O evento é coordenado pelo Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. Acesse o portal: http://snct.mctic.gov.br/portal

 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações do Conif
18/10/2018

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página