Abertura da Obap

Instituto Federal de Minas Gerais recebe estudantes de 16 estados para Obap 2018

Cerimônia de abertura foi realizada no centro de convenções do Campus Bambuí

OBAP2018 Abertura 25 de 57Começou na noite desta sexta-feira, 14 de setembro, a fase presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Nesta oitava edição, os estudantes viajaram para a cidade de Bambuí, região Centro-oeste de Minas Gerais, onde o evento está sendo sediado, pela primeira vez, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). As 50 equipes participantes da final foram recepcionadas durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do diretor-geral do Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira; do pró-reitor de Ensino do IFMG, Carlos Bernardes Rosa Junior; e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Luciano Pereira Carvalho.

“Mais que uma competição, a Obap é uma etapa da formação de vocês como cidadãos”, afirmou o diretor-geral Rafael Bastos. “Realizar o evento em Bambuí é motivo de orgulho, já que nosso campus começou ofertando um curso de tratorista”, declarou, ao contar que trouxe a olimpíada para o IFMG para que ela fosse parte integrante das comemorações do aniversário de 50 anos do campus, completados em agosto de 2018. “Que vocês possam compartilhar o conhecimento e que esse seja um momento de mistura do saber”, completou.

OBAP2018 Abertura 49 de 57Já o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes, destacou a importância da agropecuária para o Brasil e do papel fundamental dos cursos técnicos nessa área na formação e valorização dos Institutos Federais. “É muito importante que o ensino da agropecuária seja valorizado, pois é através de vocês que o futuro e o presente do país estarão garantidos. O IFMG se sente engrandecido em recebê-los”, afirmou.

A cerimônia teve sequência com as apresentações culturais de algumas das equipes participantes. Já é tradição que, no primeiro dia, a organização da Obap abra espaço para os estudantes apresentarem músicas, poemas, danças e vídeos característicos de suas regiões. A animação dos alunos de Iguatu, município do interior do Ceará, chamou a atenção. Depois de enfrentarem uma viagem de sete horas de ônibus até Fortaleza, dois voos com duração total de cerca de cinco horas, e mais quatro horas de ônibus entre Belo Horizonte e Bambuí, eles ainda tiveram fôlego para entoar poema e música em homenagem ao estado nordestino. “Essa é nossa segunda participação e agora viemos mais preparados”, contou o aluno Mateus Chagas de Lima, da equipe Agrocearense.

OBAP2018 Abertura 48 de 57Em 2018, 150 participantes de 16 estados estão na fase presencial. Cada equipe é formada por três alunos e um professor-orientador. A competição é dividida em duas categorias: uma que premia os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e outra voltada para os cursos técnicos subsequentes. Idealizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas, a Obap tem o apoio do Ministério da Educação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cooperativa Regional de

Clique na foto para acessar a galeria completa no Flickr!

OBAP 2018 - Abertura

registrado em: ,