Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Obap 2018: Credenciamento

Obap 2018: Credenciamento

Motivação e entusiasmo marcam a chegada das equipes que disputam a 8ª Obap

OBAP2018 Abertura 9 de 57Nesta sexta-feira, 14 de setembro, teve o início a oitava edição da Olimpíada Brasileira Agropecuária (Obap), que recebe 40 equipes para disputar a modalidade Técnico Integrado e 10 equipes para concorrer na modalidade Técnico Subsequente. Inicialmente, cinco equipes estrangeiras estavam confirmadas para a etapa final, porém as instituições não conseguiram viabilizar a vinda dos estudantes.

Oriundos de quase todos os estados do país, os 150 competidores que disputam as premiações começaram a chegar, no Centro de Convenções, para credenciamento, às 16 horas. Veteranos e novatos na olimpíada foram se familiarizando uns com os outros. Estudantes caracterizados com chapéus e roupas típicas mostravam o clima da competição.

Com boas expectativas, Cauê Monteiro veio de Jundiaí (SP) e concorre pela Escola Técnica Benedito Storani. Pela primeira vez, ele está na fase final, e contou que a equipe se preparou bastante com o apoio do orientador, com o objetivo de levar uma premiação à escola. “Já sabíamos o funcionamento das prova por conta das equipes que já participaram nos outros anos. Pegamos conselhos com eles, estudamos com base nas provas anteriores”.

OBAP2018 Abertura 12 de 57Orgulhosa do curso e vestida de bota e chapéu, Brenda Camila Ribeiro é estudante do Técnico em Agropecuária do IFGoiano - Campus Avançado Hidrolândia. Ela participa pela segunda vez da Obap. “No ano passado, não conseguimos medalhas. Mas não desistimos e nos preparamos bastante para concorrer neste ano. Estudamos os conteúdos das provas para conseguir os resultados que almejamos. Nosso campus é pequeno, e já é um orgulho muito grande chegar até aqui".

Bernardo Tedesco é orientador da equipe que representa o Colégio Agrícola de Veranopólis, no Rio Grande do Sul. Ele tem motivos de sobra para motivar sua equipe a conquistar os melhores resultados. Um de seus alunos recebeu premiação individual e por equipes na Obap do ano passado. Também representou a equipe brasileira da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), que, neste ano, aconteceu na Tailândia. Giancarlo Nappi conseguiu mais um feito: trouxe para casa a premiação por equipe e individual da etapa internacional. O orientador contou que a competição está servindo como um motivador para estudantes ingressarem na área e se dedicarem aos estudos. “Está atraindo muitos meninos pela possibilidade de participar da olimpíada, viajar para outros países e conhecer outras culturas”, disse.

OBAP2018 Abertura 16 de 57Todo animado para representar seu estado, o Ceará, Luiz Nunes Diniz disputa pela modalidade subsequente. Ele e sua equipe vieram preparados para a apresentação cultural da abertura. Novato na competição, está empolgado e contou que muitos conteúdos do curso foram antecipados para preparar a equipe para as provas. “Só temos a ganhar novas experiências e aplicar, na prática, tudo que aprendemos. Quem sabe conseguir uma boa colocação para levar para o nosso estado”.

A competição segue durante todo o sábado (15), quando os partcipantes realizam as provas práticas e teóricas no IFMG - Campus Bambuí. Na manhã deste domingo (16), acontece a cerimônia de premiação e encerramento.

Equipes do IFSULDEMINAS

Duas equipes representam o IFSULDEMINAS na Obap 2018: AgroMuz do Campus Muzambinho e AgroQuímica do Campus Inconfidentes. Augusto Cesar Ramos participa pela primeira vez. Ele contou que os professores do Campus Inconfidentes apoiaram bastante e ajudaram na revisão dos conteúdos. Para Augusto, a vivência é maior que a possibilidade de vitória.  “Mesmo que a gente não leva uma medalha, já estamos contentes por participar da competição e de viver essa experiência como técnico em agropecuária”

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 15/09/2018