70ª SBPC
Projeto de inovação do IFSULDEMINAS é destaque na SBPC 2018
Laser scanner foi desenvolvido no laboratório FOTOROBI do Campus Inconfidentes
O protótipo de um equipamento de laser scanner, desenvolvido em um projeto de iniciação científica por estudantes do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do Campus Inconfidentes, foi o representante dos trabalhos de inovação desenvolvidos pelo IFSULDEMINAS na 70ª Edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa para a Ciência (SBPC), que ocorreu no fim do mês de julho na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.
A invenção foi construída no laboratório de Fotogrametria, Robótica e Inovação (FOTOROBI) pelo professor Mosar Faria Botelho e pelos estudantes Michel da Silva Bezerra Terra (bolsista) e Jadson Maximiano da Silva (colaborador), respectivamente dos 8º e 6º períodos do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Trata-se de um equipamento de varredura a laser, de hardware aberto e de baixo custo; o valor final da peça sairia em média por R$ 5.000,00.
“Fizemos uma pesquisa que constatou não haver no Brasil empresas que fabricassem laser scanners; todos os equipamentos deste tipo são, atualmente, importados e custam cerca de 300 a 400 mil reais. Como sabemos ser muito interessante para uma instituição de ensino adquirir um produto como este para ser utilizado em aulas práticas e teóricas, nos propusemos a criar um protótipo com os mesmos princípios do equipamento convencional, porém, com um custo bem mais acessível”, esclareceu o professor Mosar.
Desde 2017, a equipe trabalha no projeto. O protótipo apresentado no evento da SBPC está pronto e já é utilizado nas atividades do curso, no entanto, os responsáveis pela invenção ainda irão buscar fomento para profissionalizar o equipamento, com peças que lhe darão maior precisão de mapeamento.
Utilidades
Segundo os profissionais envolvidos no projeto, o laser scanner tem diversas finalidades. Para fins acadêmicos, a ferramenta pode ser utilizada em aulas práticas e teóricas, para o aprendizado sobre os princípios de funcionamento, manuseio e processamento de dados de equipamento de varredura a laser.
Além disso, é uma opção para o mercado. Por ser um equipamento compacto, com peso e tamanho reduzidos; de uso estático ou móvel, em ambientes internos ou externos e operado via bluetooth (tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência, entre dispositivos eletrônicos próximos), pode ser instalado, por exemplo, em drones para realizar a mensuração e o mapeamento automático de relevos e superfícies. O equipamento pode também ser aplicado no monitoramento de barragens, volumes de escavações, levantamentos cadastrais, representação 3D de cavernas e túneis, além da reconstrução 3D de monumentos históricos.
SBPC
Considerada um importante fórum para difusão dos avanços nas áreas da ciência e tecnologia e, ainda, um espaço de debates de políticas públicas voltadas para o setor, a Reunião Anual da SBPC é aberta ao público e conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A cada ano, o evento é realizado em um estado brasileiro, geralmente em instituições de ensino públicas.
Nesta edição, foram apresentados oito projetos inovadores de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, nas áreas de engenharia, saúde, construção civil, tecnologia da informação, automação industrial, alimentos, mecatrônica, indústria e tecnologia assistiva.
“Foi muito importante para a nossa instituição participar desse evento, onde circularam por dia cerca de 15 mil pessoas. Nosso projeto ganhou visibilidade nacional. Empresários e pesquisadores mostraram interesse no protótipo que agora já está pronto para ser patenteado e até industrializado”, concluiu Mosar.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 01/08/2018
Redes Sociais