OBAP 2018
8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária tem novo recorde de inscrições
Participarão da OBAP três mil estudantes de 25 estados brasileiros e de outros dois países
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) encerrou, no último sábado, 30 de junho, as inscrições para a oitava edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) com registro de 703 equipes, 68 a mais que na última edição. A Olimpíada contará com estudantes de 133 unidades educacionais diferentes, sendo escolas federais, estaduais e municipais, vindos de 25 estados do país. A novidade deste ano é que, além da participação de estudantes brasileiros, a competição contará com duas equipes da Angola e três de Portugal, membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
A temática deste ano será em comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais e terá como sede para a fase presencial o Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí. A OBAP estimula o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.
Equipes
As equipes são compostas por três alunos e um orientador; sendo Minas Gerais o estado com o maior número de equipes inscritas (92), seguido do Piauí (53) e Goiás (51). Ao todo, são aproximadamente 3 mil participantes envolvidos na edição 2018 da olimpíada.
Competição
A OBAP contará com duas fases, sendo uma escolar (virtual) e uma final (presencial) que acontecerá de 14 a 16 de setembro. A primeira fase será realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contará com 40 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, com valor total de 40 pontos. Já a segunda etapa ocorrerá em setembro e será na cidade de Bambuí (MG).
A fase presencial compreende duas etapas. Na primeira (classificatória), as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe. Na segunda etapa (classificatória), cada estudante responderá individualmente uma prova teórica contendo vinte questões objetivas (1 ponto cada) e quatro questões discursivas (5 pontos cada), nas áreas descritas no conteúdo programático.
Na modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes; sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Já na modalidade Subsequente, receberão medalhas as nove melhores equipes; sendo três medalhas de bronze, três de prata e três de ouro. A premiação individual será destinada ao estudante de cada país que obtiver a melhor nota na prova teórica. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante poderão ser convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na IESO no ano de 2019, que acontecerá na Coreia do Sul.
Cronograma
Descrição | Período |
Ambientação na Plataforma da OBAP | 16 a 31 de julho |
Fase escolar (virtual) | 01 a 03 de agosto |
Divulgação das equipes classificadas para a fase presencial | 10 de agosto |
Confirmação de presença das equipes convocadas por e-mail | 15 e 16 de agosto |
Fase presencial | 14 a 16 de setembro |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/07/2018
Redes Sociais