Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

OBAP 2018

8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária tem novo recorde de inscrições

Participarão da OBAP três mil estudantes de 25 estados brasileiros e de outros dois países

Acesse a página da OBAP!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) encerrou, no último sábado, 30 de junho, as inscrições para a oitava edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) com registro de 703 equipes, 68 a mais que na última edição. A Olimpíada contará com estudantes de 133 unidades educacionais diferentes, sendo escolas federais, estaduais e municipais, vindos de 25 estados do país. A novidade deste ano é que, além da participação de estudantes brasileiros, a competição contará com duas equipes da Angola e três de Portugal, membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. 

A temática deste ano será em comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais e terá como sede para a fase presencial o Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí. A OBAP estimula o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

Equipes

As equipes são compostas por três alunos e um orientador; sendo Minas Gerais o estado com o maior número de equipes inscritas (92), seguido do Piauí (53) e Goiás (51). Ao todo, são aproximadamente 3 mil participantes envolvidos na edição 2018 da olimpíada.

Competição

A OBAP contará com duas fases, sendo uma escolar (virtual) e uma final (presencial) que acontecerá de 14 a 16 de setembro. A primeira fase será realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contará com 40 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, com valor total de 40 pontos. Já a segunda etapa ocorrerá em setembro e será na cidade de Bambuí (MG).

A fase presencial compreende duas etapas. Na primeira (classificatória), as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe. Na segunda etapa (classificatória), cada estudante responderá individualmente uma prova teórica contendo vinte questões objetivas (1 ponto cada) e quatro questões discursivas (5 pontos cada), nas áreas descritas no conteúdo programático.

Na modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes; sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Já na modalidade Subsequente, receberão medalhas as nove melhores equipes; sendo três medalhas de bronze, três de prata e três de ouro. A premiação individual será destinada ao estudante de cada país que obtiver a melhor nota na prova teórica. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante poderão ser convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na IESO no ano de 2019, que acontecerá na Coreia do Sul.

Cronograma

Descrição Período
Ambientação na Plataforma da OBAP 16 a 31 de julho
Fase escolar (virtual) 01 a 03 de agosto
Divulgação das equipes classificadas para a fase presencial 10 de agosto
Confirmação de presença das equipes convocadas por e-mail 15 e 16 de agosto
Fase presencial 14 a 16 de setembro

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/07/2018






registrado em: ,
Fim do conteúdo da página