Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Catálogo de Laboratórios

Catálogo de Laboratórios

IFSULDEMINAS lança primeira edição do Catálogo de Laboratórios

Publicação lista equipamentos, serviços oferecidos e o responsável pelos laboratórios de cada campus

Post 1000x1300 catalogo laboratoriosO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) disponibiliza a primeira edição do Catálogo de Laboratórios. A coleta e organização dos dados compilados no catálogo foram pensadas para possibilitar o uso de equipamentos de forma conjunta pelos pesquisadores dos campi, transformando os laboratórios do IFSULDEMINAS em multiusuários. Outra finalidade do catálogo é evitar que os campi próximos comprem equipamentos idênticos, se estes forem muito específicos (exceto quando forem equipamentos de uso diário e que envolvam aulas práticas rotineiras para os estudantes), permitindo, dessa forma, uma economia de recursos. O catálogo conta também com uma versão on-line que pode ser conferida no endereço: https://issuu.com/ifsuldeminas/docs/catalogo_laboratorios_ifsuldeminas.

Realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), a publicação foi idealizada pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti, pela secretária-executiva, Eunice Cristina da Silva, e pelo ex-estagiário do setor, Hélio Henrique Coltrês. O trabalho teve início no ano de 2016 quando começou a coleta de dados por meio de uma planilha disponibilizada para os campi, solicitando informações sobre os laboratórios existentes e detalhes sobre os equipamentos e serviços oferecidos. Paralelamente, o projeto gráfico foi desenvolvido com o apoio do Campus Passos.

O catálogo é voltado para os pesquisadores (docentes e técnicos administrativos) do IFSULDEMINAS e pesquisadores de outras instituições de ensino e de pesquisa, além de empresas que possam fazer parceria com o IFSULDEMINAS. No catálogo, encontram-se os dados dos laboratórios, separados por campus, contendo a identificação do laboratório, a área/curso que este atende, pessoa responsável pelo laboratório (nome, e-mail, telefone), o objetivo do laboratório, todos os equipamentos listados, fotografias do local e os serviços oferecidos.

Para a diretora Dulcimara Carvalho Nannetti, “o Catálogo de Laboratórios é uma forma que a equipe da Pró-reitoria encontrou de sistematizar as informações sobre a infraestrutura, equipamentos, laboratórios e laboratoristas para o desenvolvimento de projetos integrados que atendam à pesquisa, aos docentes e aos alunos da instituição, principalmente os da pós-graduação, e para o desenvolvimento da inovação no IFSULDEMINAS”. Ela explica ainda que o catálogo mostra a realidade atual da Instituição, “estes dados são reais, mas sabemos que podem ser alterados a qualquer momento: quando se repassa a coordenação de um laboratório, ou quando se adquire um equipamento novo, ou quando se oferece novos serviços, por isto este será atualizado e mantido on-line no site do IFSULDEMINAS – PPPI”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
23/05/2018