ProfEPT - Seleção

Exame de seleção do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) reúniu mais de 30 mil candidatos em todo o país

IMG 3620No último domingo, 15 de abril, mais de 30 mil candidatos participaram do Exame Nacional de Seleção ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A prova para as 24 vagas reservadas ao IFSULDEMINAS aconteceu no Campus Poços de Caldas e contou com 30 questões objetivas e uma discursiva. O gabarito da prova objetiva já foi divulgado (clique e confira) e os recursos podem ser impetrados nos até amanhã, 18 de abril. De acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado no dia 04 de junho e o início do semestre letivo está programado para o mês de agosto. As aulas presenciais acontecerão no Campus Poços de Caldas.

Lorena Boechat, coordenadora do Mestrado e responsável pela comissão organizadora do processo seletivo, comentou que a aplicação da prova transcorreu com tranquilidade, sem o registro de nenhuma intercorrência. "A equipe estava bem organizada e empenhada na realização das suas atividades".

De acordo com o professor Rafael Felipe Coelho Neves, coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Poços de Caldas, o sucesso do curso já começa com a aplicação tranquila do exame de seleção. “É o segundo mestrado do IFSULDEMINAS, e a maior concorrência em relação a candidatos por vaga de todos os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu”, destacou.

A candidata Tainá Teixeira Furtado, considerou o exame coerente com a proposta do edital. “Todo o conteúdo informado foi contemplado na prova, o tema da redação totalmente dentro do que foi pedido, para quem estudou e se preparou estava excelente. Parabenizo os envolvidos na organização e o atendimento perfeito dos fiscais, não tenho nada a reclamar”.

O professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, esteve no Campus para acompanhar a aplicação do exame. Para ele, o mestrado profissional tem como objetivo formar profissionais aptos a atuarem na educação profissional e tecnológica. “Os pesquisadores do programa tem a missão de estudar os Institutos Federais e promover tecnologias, além de desenvolver metodologias a fim de melhorá-las, através do estímulo ao desenvolvimento da ciência, educação, inovação e empreendedorismo.”

Saiba mais sobre o curso

O ProfEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica promovido em rede nacional e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem como objetivo proporcionar formação, visando tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

O ProfEPT têm 820 vagas distribuídas em 36 institutos federais, e é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santos (IFES). Metade das vagas é aberta à ampla concorrência e metade é destinada a docentes e técnicos das instituições da Rede Federal. Podiam se inscrever pessoas com diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido por órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).

O IFSULDEMINAS é um dos polos credenciados a ofertar o programa. São 24 vagas, sendo 12 para servidores e 12 destinadas à ampla concorrência. Com o credenciamento para oferecer o curso, o Instituto inaugura a segunda pós-graduação stricto sensu da instituição. “O mestrado vem ao encontro dos projetos do Campus e do fomento à inovação, dentro das nossas propostas de desenvolvimento de um espaço coworking e de aceleração de startups”, salientou Thiago Caproni Tavares, diretor-geral do Campus Poços de Caldas.

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Depoimentos

IMG 3595“Eu pretendo fazer o mestrado para dar um upgrade na minha carreira, sabemos que o mercado está concorrido e quem não se capacita fica aquém dos seus pares.” - Regiane de Cássia Machado, docente na área de administração

“Busquei o mestrado porque acho de grande importância e para mim é uma questão de elucidação pessoal. É uma forma de me aproximar mais dos meus alunos, além de entender a tecnicidade pedagógica.” - Leandro Rodrigues, docente na área de Direito.

“Eu busco o mestrado para aperfeiçoamento pessoal, na verdade, tenho muitas ideias de projetos que podem contribuir com a sociedade. Eu acredito que se for aprovada no processo de seleção, os professores se interessarão bastante.” - Elizete Monteiro da Silva, docente

“Este mestrado representa um grande avanço para a instituição, no sentido de promover uma reflexão sobre os cursos técnicos integrados e subsequentes, a grande questão do momento. Atualmente, ocupo a função de coordenadora de Ensino do Campus, e ouço dos professores questionamentos sobre a relação entre teoria e prática dos cursos técnicos. Dessa forma, venho buscar conhecimento para auxiliá-los e encontrar a identidade desses cursos.” - Marcel Freire da Silva, técnico em assuntos educacionais do Campus Pouso Alegre

“Trabalhei como instrutor no SENAI por 10 anos e vejo no mestrado uma oportunidade de voltar a desenvolver projetos na área de educação profissional.” - Volnei Faria Dias Junior, empresário

“Meu objetivo é buscar mais conhecimento e continuar na área acadêmica, estou preparada e quero muito passar, foi um período de estudo e de conhecimento.”
Rafaela Pereira Castilho, estudante de Educação Física

“O mestrado é um benefício para o servidor e ampliação do conhecimento.” - Cláudio Antônio Batista, assistente de alunos do Campus Muzambinho

Texto: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS - Reitoria adaptado da Assessoria de Comunicação do Campus Poços de Caldas

Data: 17/04/2018