Espaço Maker

Confira o resultado da seleção das propostas de implantação de laboratórios de prototipagem

- Resultado

Publicado em: 26/03/2018

_____________________________________________________________________________________

Inscrições abertas para propostas de implantação de laboratórios de prototipagem

Vagas remanescentes destinadas aos campi de Carmo de Minas, Passos e Pouso Alegre

- Edital 41/2018

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI)/Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), publica o Edital 41/2018 que divulga as vagas remanescentes do Edital 91/2017As oportunidades são para implantação de Espaços Makers nos campi de Carmo de Minas, Passos e Pouso Alegre.

Trata-se de um laboratório para prototipagem sem a necessidade de projetos complexos. Será uma plataforma de suporte à inovação e ao aprendizado, um lugar para criar, aprender, ensinar, inventar. Sendo um espaço importante para a comunidade, considerando que possui projetos com foco em problemas locais. Cada proposta aprovada contará com R$10.000,00, conforme disponibilidade orçamentária do IFSULDEMINAS, dentro do exercício 2018. O valor do auxílio será disponibilizado via Cartão Pesquisador.

Objetivos

- Disseminar e estimular a criatividade e a cultura do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação para a comunidade interna e externa ao IFSULDEMINAS;

- Estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras nos projetos de pesquisa;

- Apoiar a implantação do Espaço Maker, oferecendo suporte para a prototipagen com monitoria especializada e treinamento técnico.

Inscrições

O servidor interessado em submeter proposta deverá preencher o Formulário de Proposta (Anexo 1) e o Termo de Compromisso (Anexo 2) e anexá-los no GPPEX. Para efetivação da inscrição é necessário cadastrar a proposta e submetê-la por meio do GPPEX.

Requisitos para apresentação da proposta:

- O campus obrigatoriamente deverá disponibilizar o espaço físico para ser implementado o projeto juntamente com o mobiliário mínimo para a sua execução;

- O espaço físico destinado às atividades desse edital deve ser permanente, a fim de promover a possibilidade de elaboração de projetos, construção de protótipos e testes de forma contínua;

- A seleção deverá levar em consideração a experiência do proponente em projetos de pesquisa e/ou inovação, obtidos por meio dos registros feitos no currículo Lattes dos servidores;

- É necessário prever, pelo menos, um dia por mês para abrir o espaço à comunidade externa (Open Lab Day);

- A proposta de implantação do Espaço Maker deve contemplar uma equipe formada por servidores e discentes;

- O proponente não deverá possuir qualquer pendência junto à PPPI/NIT/NIPE;

- Os servidores e discentes somente poderão participar da proposta vinculada ao seu campus de lotação/matrícula;

- Os estudantes que comporão a equipe deverão estar regularmente matriculados, no máximo até o 6º período em um curso técnico integrado de nível médio ou 4º período em um curso superior.

Seleção

A análise e o julgamento das propostas serão realizados em duas etapas: na primeira, o projeto será avaliado pela PPPI/NIT, e consistirá na análise do cumprimento dos requisitos para a participação. Já na segunda, a análise será em relação às propostas de projetos e serão avaliadas pela PPPI/NIT e, por no mínimo, um avaliador externo.

Reabertura do edital – vagas remanescentes 05/03/2018
Envio da proposta para a PPPI/NIT Até 19/03/2018