Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > Catálogo de pesquisadores

Catálogo de pesquisadores

Publicação lista docentes e técnicos administrativos e suas áreas de atuação para pesquisa e projetos científicos

Capa Catálogo de PesquisadoresO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) disponibiliza a primeira edição do Catálogo de Pesquisadores. A coleta e organização dos dados dos servidores de modo a se confeccionar o catálogo foi realizada em função da necessidade de uma fonte de informação rápida a respeito dos mesmos. Além disso, o objetivo foi proporcionar o maior contato entre pesquisadores, facilitar a formação de novos Grupos de Pesquisa, possibilitando, ainda, a ampliação dos trabalhos em pesquisa e inovação. O catálogo conta também com uma versão online que pode ser conferida no endereço: https://issuu.com/ifsuldeminas/docs/if_sul_de_minas_-_catalogo_laborato

Realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI), a publicação foi idealizada pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti, pela secretaria-executiva Eunice Cristina da Silva e pelo ex-estagiário do setor, Hélio Henrique Coltrês. A coleta de dados foi feita ao longo de um ano. Ele é voltado para todos os servidores que trabalham com pesquisa no instituto e também para pesquisadores de outras instituições, para empresas públicas e privadas que têm interesse em trabalhar em cooperação técnica com o IFSULDEMINAS, desenvolvendo projetos em conjunto. Para isso, o Catálogo fornece informações como o nome completo, telefone, e-mail, área de atuação do pesquisador, sua formação, área em que trabalha, laboratório de atuação, grupo e linhas de pesquisa dos mesmos.

Para a diretora Dulcimara Carvalho Nannetti, “o Catálogo de Pesquisadores será de suma importância para a comunidade acadêmica, pois proporcionará a maior integração entre docentes e técnicos administrativos que trabalham com pesquisa". "É um documento que possibilita o conhecimento de pessoas que trabalham com áreas afins, permitindo a formação de Grupos de Pesquisa, o que é extremamente positivo para nossa Instituição. Fruto desta associação entre pesquisadores será a maior produção científica, resultando em publicação de artigos científicos, capítulos de livros quiçá produtos de inovação como registro de patentes e transferência de tecnologia para a sociedade, favorecendo o arranjo produtivo local”, declara. Ela explica ainda que o IFSULDEMINAS possui agora o Polo de Inovação EMBRAPII em agroindústria do café e que o catálogo auxiliará no sentido de permitir que as empresas que farão parceria com o Instituto tenham um portifólio nas mãos para conhecer os pesquisadores.

Confira a versão online do Catálogo de Pesquisadores

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS