Fase virtual - OBAP

7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária inicia as atividades com as provas virtuais na próxima terça-feira, 01 de agosto

A edição desse ano acontecerá entre os dias 01 e 03 de setembro no IF Sudeste - Campus Barbacena

- Acesse o site da OBAP

Têm início na próxima terça-feira, 01 de agosto, as provas da fase virtual da 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Os alunos já receberam login e senha de acesso à plataforma de provas e terão até o dia 03 de agosto para realizá-las. A Olimpíada conta com 635 equipes inscritas de escolas federais, estaduais, municipais e particulares de 24 estados do país.

Nesta fase, os competidores deverão responder, em uma hora, 40 questões de múltipla escolha. Uma prova de ambientação está disponível até o dia 31 de julho com questões dos anos anteriores para que os alunos possam verificar o funcionamento da plataforma e estudar.

Na modalidade ensino/técnico médio integrado ou concomitante, serão classificadas para a segunda fase, em ordem decrescente de pontuação, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituição/campus) participante, que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), até o limite de cinquenta equipes. Já na modalidade técnico subsequente, serão classificadas para 2ª fase, em ordem decrescente de pontuação, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituição/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), até o limite de dez equipes.

Fase presencial

foto instituicao 008A fase final acontecerá entre os dias 01 e 03 de setembro, no IFSUDESTE – Campus Barbacena e será realizada em duas fases. Na primeira etapa, as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe. Já na segunda fase, cada integrante fará a prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão um ponto e quatro questões discursivas que valerão cinco pontos cada.

Premiação

Todas as equipes receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da segunda fase da OBAP. Na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes. Já na modalidade subsequente, receberão medalhas as seis melhores equipes. E, as três equipes melhores classificadas das modalidades de ensino médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad – IESO no ano de 2018.

Descrição Período
Inscrições 15 de maio a 28 de junho