7ª OBAP

ascom

Disponível o regulamento da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

- Acesse o site da OBAP e confira o regulamento!

Post regulamento OBAPO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que já está disponível o regulamento da sétima edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Neste ano, o tema da competição é Turismo Sustentável. A olimpíada estimula o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

A olimpíada receberá inscrições a partir do dia 15 de maio. Poderão participar estudantes do Ensino Médio integrado ou concomitante aos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em (http://catalogonct.mec.gov.br/). Em caráter especial poderão participar estudantes do ensino técnico subsequente.

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP (www.obap.ifsuldeminas.edu.br), entre os dias 15 de maio e 19 de junho. Cabe aos orientadores efetuar a inscrição e deverão, obrigatoriamente, preencher corretamente os dados completos de todos os integrantes da equipe. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o responsável deverá efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 30,00, referente à inscrição de toda equipe. As inscrições serão validadas após a confirmação do pagamento, que ocorrerá até o dia 10 de julho.

Após a validação da inscrição, os competidores receberão, via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), seus logins individuais para acessar a Plataforma de Provas, disponível na página da OBAP.

Equipes

As equipes serão compostas por quatro pessoas de uma mesma instituição, com a participação obrigatória de um orientador e três estudantes, devidamente matriculados, da modalidade de ensino médio/técnico em regime integrado/concomitante ou da modalidade do técnico subsequente

A equipe não poderá ser composta por estudantes de modalidades de ensino diferentes. Poderão ser orientadores: professores e técnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituição de origem dos estudantes que compõem a equipe. Não há limite de equipes para um mesmo orientador, na mesma ou em diferentes modalidades, e nem para o número de equipes inscritas por instituição.

Competição

A OBAP contará com duas fases, sendo uma escolar (virtual) e uma final (presencial). A 1ª fase será realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contará com 40 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, com valor total de 40 pontos. Já a 2ª etapa ocorrerá em setembro e será presencial. Essa fase compreende duas etapas: Primeira (classificatória), na qual as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe, Já na segunda etapa (classificatória), cada integrante fará a prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão um ponto; quatro questões discursivas, que valerão cinco pontos cada.

Classificação e participação na fase presencial

Na modalidade ensino/técnico médio integrado ou concomitante, serão classificadas para a 2ª fase, em ordem decrescente de pontuação, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituição/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), até o limite de cinquenta equipes.

Na modalidade técnico subsequente, serão classificadas para 2ª fase, em ordem decrescente de pontuação, a melhor equipe de cada unidade educacional (instituição/campus) participante, que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da fase escolar (virtual), até o limite de dez equipes.

Em caso de empate, será utilizada a maior nota obtida por membro da equipe, sempre priorizando o melhor desempenho. Caso alguma equipe convocada para a 2ª fase não confirme presença, a organização da OBAP poderá convocar, a seu critério, as equipes de acordo com a lista de classificação.

Premiação

Todas as equipes receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da 2ª fase da OBAP. Na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes. Já na modalidade subsequente, receberão medalhas as seis melhores equipes. E, as três equipes melhores classificadas das modalidades de ensino médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad – IESO no ano de 2018.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS-Reitoria
07/04/2017