Concurso de Monografias

ascom

IFSULDEMINAS entrega premiação aos estudantes classificados no Concurso de Monografias

66Na última quinta-feira, 16 de março, aconteceu na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a cerimônia de entrega da premiação do Concurso de Monografias. O ação foi lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação por meio de edital com o tema: "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e à valorização da vida".

A cerimônia reuniu os alunos classificados no Concurso e seus orientadores, além do reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi para um momento de reflexão quanto às estratégias que devem ser adotadas na contenção do uso de cigarro, álcool e drogas lícitas e ilícitas pelos estudantes e por outras pessoas da comunidade escolar.

Em um primeiro momento, o reitor deu as boas-vindas, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do concurso para a instituição e para o combate às drogas. Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende Pereira, comentou que o encontro foi um momento ímpar de discussão, “precisamos ressaltar e efetivar ações de combate às drogas para toda comunidade do IFSULDEMINAS, já temos ideias propostas pelos alunos, é hora de colocar em prática.”

Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar uma compilação dos seguintes tópicos do desenvolvimento da monografia: Como vejo a utilização de drogas lícitas e ilícitas na comunidade a que pertenço e que ações e estratégias proponho para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti, " o evento foi extremamente proveitoso e motivador no sentido de sensibilização para o problema que existe em nosso cotidiano e muitas vezes não é discutido adequadamente. Os alunos se emocionaram e também deixaram sensibilizados os participantes do evento, pois além da apresentação do tema proposto, também acabaram por dar depoimentos do que já presenciaram no uso dessas substâncias na comunidade a que pertencem".

Premiação

Em seguida, foram entregues os prêmios e certificados. Todos os alunos receberam um tablet, um aparelho celular LG (LG-A275) e um modem de dados Huawei.

Classificação:

1º – Redução de danos: estratégia voltada para o tratamento de dependentes químicos – José Antônio da Silva, com orientação da professora Mayara Libia da Silva, do Campus Pouso Alegre

2º – Um estudo sobre o uso de drogas por adolescentes do Brasil e alguns fatores relacionados – Bruno Santana de Souza, com orientação do professor Marcelo Augusto dos Reis, do Campus Inconfidentes.

3º lugar – Reflexões sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente – Sérgio Lima Dias Júnior, com orientação da professora Kátia Alves Campos, do Campus Machado.

4º Álcool e drogas: uma revisão bibliográfica – Rita Tassiana da Costa, com orientação da professora Flávia Helena Pereira, do Campus Muzambinho.

5º Interações instituições de ensino – comunidades terapêuticas: uma abordagem prática contra o tabagismo – Dalila Roberta Pereira, com orientação do professor Thiago Bernardes Fernandes Jorge, do Campus Machado.

6º A juventude desfeita em fumaça: os danos à saúde com a utilização precoce do tabagismo – karol de Souza Barbosa, com orientação do professor Juvêncio Geraldo de Moura, do Campus Passos.

7º Drogas e adolescentes – Joyce Ribeiro, com orientação da professora Luciana Impocetto Marcheti, do Campus Passos.

8º Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente: o hábito de fumar – Romilda Barbosa de Almeida, com orientação da professora Dayanny Carvalho Lopes, do Campus Machado.

9º O consumo de drogas pode ser diminuído nas escolas? - Gabriel Oliveira Xavier, com orientação da professora Helenice Nolasco Queiroz, do Campus Poços de Caldas.

Sobre os trabalhos

26A proposta teve por objetivo estimular o interesse dos alunos dos cursos técnicos e superiores dos campi sobre o combate às drogas lícitas e ilícitas. Os estudantes pesquisaram e buscaram referenciais teóricos para discussão e a reflexão sobre o tema, bem como apresentaram ações e estratégias para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade. A monografia foi escrita abordando o tema “Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente”, tendo como referência a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), a Política Nacional sobre Álcool (PNA), a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH), a legislação brasileira sobre drogas, além de pesquisas científicas atuais sobre o efeito dessas substâncias no organismo.

As monografias abordaram diversos aspectos como: educação, saúde, assistência social, segurança pública, direitos humanos, redução de risco e danos, promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, medidas socioeducativas, modelos inovadores no combate às drogas, modelos inovadores no combate ao álcool e no combate ao fumo.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma comissão julgadora constituída por profissionais dos diversos campi e Reitoria, designados pela PPPI/ DGP/Qualidade de Vida e obedeceu a alguns critérios como: Fundamentação teórica atual e pertinente ao tema; Originalidade da argumentação; Articulação e coerência das ideias apresentadas; Linguagem adequada: objetividade, estilo, concisão e correção, entre outros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/03/2017