Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Concurso de Monografias

ascom

 

IFSULDEMINAS entrega premiação aos estudantes classificados no Concurso de Monografias 

66Na última quinta-feira, 16 de março, aconteceu na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a cerimônia de entrega da premiação do Concurso de Monografias. O ação foi lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação por meio de edital com o tema: "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e à valorização da vida".

A cerimônia reuniu os alunos classificados no Concurso e seus orientadores, além do reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi para um momento de reflexão quanto às estratégias que devem ser adotadas na contenção do uso de cigarro, álcool e drogas lícitas e ilícitas pelos estudantes e por outras pessoas da comunidade escolar.

Em um primeiro momento, o reitor deu as boas-vindas, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do concurso para a instituição e para o combate às drogas. Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende Pereira, comentou que o encontro foi um momento ímpar de discussão, “precisamos ressaltar e efetivar ações de combate às drogas para toda comunidade do IFSULDEMINAS, já temos ideias propostas pelos alunos, é hora de colocar em prática.”

Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar uma compilação dos seguintes tópicos do desenvolvimento da monografia: Como vejo a utilização de drogas lícitas e ilícitas na comunidade a que pertenço e que ações e estratégias proponho para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade.

Para a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Dulcimara Carvalho Nannetti, " o evento foi extremamente proveitoso e motivador no sentido de sensibilização para o problema que existe em nosso cotidiano e muitas vezes não é discutido adequadamente. Os alunos se emocionaram e também deixaram sensibilizados os participantes do evento, pois além da apresentação do tema proposto, também acabaram por dar depoimentos do que já presenciaram no uso dessas substâncias na comunidade a que pertencem". 

Premiação

Em seguida, foram entregues os prêmios e certificados. Todos os alunos receberam um tablet, um aparelho celular LG (LG-A275) e um modem de dados Huawei.

Classificação:

1º – Redução de danos: estratégia voltada para o tratamento de dependentes químicos – José Antônio da Silva, com orientação da professora Mayara Libia da Silva, do Campus Pouso Alegre

2º – Um estudo sobre o uso de drogas por adolescentes do Brasil e alguns fatores relacionados – Bruno Santana de Souza, com orientação do professor Marcelo Augusto dos Reis, do Campus Inconfidentes.

3º lugar – Reflexões sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente – Sérgio Lima Dias Júnior, com orientação da professora Kátia Alves Campos, do Campus Machado.

4º Álcool e drogas: uma revisão bibliográfica – Rita Tassiana da Costa, com orientação da professora Flávia Helena Pereira, do Campus Muzambinho.

5º Interações instituições de ensino – comunidades terapêuticas: uma abordagem prática contra o tabagismo – Dalila Roberta Pereira, com orientação do professor Thiago Bernardes Fernandes Jorge, do Campus Machado.

6º A juventude desfeita em fumaça: os danos à saúde com a utilização precoce do tabagismo – karol de Souza Barbosa, com orientação do professor Juvêncio Geraldo de Moura, do Campus Passos.

7º Drogas e adolescentes – Joyce Ribeiro, com orientação da professora Luciana Impocetto Marcheti, do Campus Passos.

8º Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente: o hábito de fumar – Romilda Barbosa de Almeida, com orientação da professora Dayanny Carvalho Lopes, do Campus Machado.

9º O consumo de drogas pode ser diminuído nas escolas? - Gabriel Oliveira Xavier, com orientação da professora Helenice Nolasco Queiroz, do Campus Poços de Caldas.

Sobre os trabalhos

26A proposta teve por objetivo estimular o interesse dos alunos dos cursos técnicos e superiores dos campi sobre o combate às drogas lícitas e ilícitas. Os estudantes pesquisaram e buscaram referenciais teóricos para discussão e a reflexão sobre o tema, bem como apresentaram ações e estratégias para minimizar a presença dessas substâncias na comunidade. A monografia foi escrita abordando o tema “Drogas lícitas e ilícitas na vida do adolescente”, tendo como referência a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), a Política Nacional sobre Álcool (PNA), a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH), a legislação brasileira sobre drogas, além de pesquisas científicas atuais sobre o efeito dessas substâncias no organismo.

As monografias abordaram diversos aspectos como: educação, saúde, assistência social, segurança pública, direitos humanos, redução de risco e danos, promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, medidas socioeducativas, modelos inovadores no combate às drogas, modelos inovadores no combate ao álcool e no combate ao fumo.

A avaliação dos trabalhos foi feita por uma comissão julgadora constituída por profissionais dos diversos campi e Reitoria, designados pela PPPI/ DGP/Qualidade de Vida e obedeceu a alguns critérios como: Fundamentação teórica atual e pertinente ao tema; Originalidade da argumentação; Articulação e coerência das ideias apresentadas; Linguagem adequada: objetividade, estilo, concisão e correção, entre outros.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/03/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página