Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Provas Vestibular 2017/1

ascom

IFSULDEMINAS recebeu mais de 10.400 candidatos para o Vestibular 2017/1

As provas do maior processo seletivo da instituição foram realizadas em nove municípios

Gabaritos - clique e acesse


foto6Na manhã desse último domingo, 4 de dezembro, foram realizadas as provas do Vestibular 2017/1º semestre do IFSULDEMINAS. O processo seletivo contou com cerca de 12 mil inscritos para a disputa das mais de 3.000 vagas ofertadas entre cursos técnicos e superiores. As provas foram aplicadas nos municípios de Carmo de Minas, Cássia, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do total de inscritos, mais de 10.400 candidatos compareceram para a realizar os testes, que tiveram duração de quatro horas, com início às 8h e término às 12h. Neste ano, o número de abstenções nos processos seletivos do IFSULDEMINAS foi de cerca de 14%.

O curso de Engenharia Civil, mais concorrido entre todos os superiores do IFSULDEMINAS, contou com 596 inscritos para disputar 25 vagas, um total de 23 candidatos/vaga. Ana Carolina Gomes, 17 anos, veio de Brazópolis para concorrer a uma vaga no curso. Um sonho que ela tem há cinco anos e, agora, pretende concretizar. “Desde os meus 12 anos eu já tinha a certeza do que eu queria para o meu futuro. A minha expectativa é alta. Fiz cursinho, estudei o ano todo e me sinto preparada para a prova”.

Provas foram realizadas em diversos locais

A jovem Julia Mariana, de Poços de Caldas, está ansiosa para passar na prova do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o terceiro curso mais concorrido entre todos os cursos técnicos do IFSULDEMINAS (cerca de nove candidatos por vaga),  Ela, que concluiu o 9º ano na Escola Municipal Alvino Hosken, disse que se preparou bastante para o vestibular, por meio de estudos de reforço no CEDET e em casa. “Muita gente diz que a qualidade do ensino no IF é muito boa”, comentou.

Um ônibus da cidade de Alpinópolis (cerca de 45 km de Passos) levou mais de 20 candidatos para o vestibular no Campus Passos. Thais Gabriela da Silva Meireles, inscrita no curso de Tecnologia em Design de Moda, contou que ainda não conhecia o IFSULDEMINAS, mas viu uma oportunidade de estudar em uma instituição gratuita e próxima de casa. A opção pelo curso, segundo ela, se deu em razão da “afinidade com a área, já que a mãe é costureira”.

Já Flávia Reis, de Paraguaçu, prestou vestibular no Campus Machado, para Licenciatura em Computação. Segundo ela, “a prova estava regular e espera cursar licenciatura em computação na instituição federal, que é muito conhecida e de ótima qualidade”.

Neste ano, as avaliações do Campus Pouso Alegre foram realizadas em dois locais, na Univás e no campus. Do total de 2.549 inscrições, 2.084 compareceram para realização das provas, totalizando 465 ausentes. De acordo com a Copese, alguns dos candidatos não levaram o documento de identidade, outros compareceram no local errado e teve vestibulandos que chegaram após o fechamento dos portões. Além disso, as provas transcorreram com tranquilidade.

No Campus Muzambinho, dos 2.835 candidatos que estavam aptos a realizar a prova, compareceram 2.368 candidatos (apenas 16,5% de abstenções). É o maior número de candidatos presentes entre os processos seletivos já realizados no campus. Em 2013, foram 1.272 candidatos; em 2014, 1.429 presentes e no ano passado, 1.714 interessados compareceram no processo seletivo. O número de candidatos que participam do processo seletivo do primeiro semestre cresce ano a ano: do ano passado para este, foi um aumento de quase 40%. De acordo com a Copese do campus, o mau tempo não atrapalhou o trânsito, pois o fluxo de veículos no trevo da cidade estava normal antes do início das provas. Para ajudar nessa organização, diversos agentes trabalharam na orientação e diversas faixas indicativas foram colocadas em locais estratégicos. O presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, afirmou que tudo aconteceu dentro do previsto. 

Em Machado, foram 1.207 candidatos que se inscreveram para as 490 vagas distribuídas em três cursos técnicos e sete superiores do campus. Destes, 262 se ausentaram. Para ajudar nos trabalhos do dia da prova, o campus contou com 140 profissionais, entre servidores e colaboradores. Segundo a presidente da Comissão do Processo Seletivo (Copese), Debora Jucely de Carvalho, “tudo transcorreu bem durante a aplicação, sendo este o maior vestibular do campus, que se preparou e se organizou para receber a todos da melhor forma possível”. 

foto5

Já o Campus Avançado Carmo de Minas recebeu ao todo 527 inscrições para os cursos técnicos integrado e subsequente. Compareceram para a prova 455 candidatos, somando 72 ausentes. Mikael Augusto Mira fez a prova para o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele achou a prova bem difícil. "Escolhi o IFSULDEMINAS pela possibilidade e oportunidade de cursar o Técnico em Informática junto ao Ensino Médio". Bruna Araújo Arantes, de São Lourenço, ouviu falar bem do IFSULDEMINAS. "É ótimo ter uma Instituição Federal próxima da minha cidade. Já tenho o curso de Auxiliar em Administração e agora farei o curso técnico, se tudo der certo", comentou. 

O Campus Poços de Caldas recebeu cerca de 1.030 candidatos de toda a região para concorreram as 315 vagas, sendo 243 ausentes. Na cidade, as provas do Vestibular 2017/1º foram realizadas em três locais, no campus, no CAIC e na Escola Estadual Francisco Escobar, contando com o trabalho de mais de 120 colaboradores. De acordo com o edital do processo seletivo, candidatos com deficiência que solicitaram e comprovaram necessidade de atendimento especial para a realização das provas foram atendidos. Segundo o presidente da Comissão Permanente de Seleção (Copese), o professor Straus Michalsky Martins, não houve ocorrências e o processo transcorreu normalmente.

Em Passos, o número de candidatos foi de 1.557 para concorrerem às vagas disponibilizados pelos 10 cursos ofertados pelo campus. As provas aconteceram em dois locais: no próprio campus, para os candidatos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e no CIRE/Bloco 11 da UEMG, para os cursos técnicos subsequentes e superiores. O processo seletivo ocorreu dentro do horário, das 08h às 12h. Segundo a coordenadora da Comissão de Vestibular, Regiane Mendes Costa Paiva, não houve nenhum imprevisto. “Dos 1.836 candidatos inscritos, somente 306 não compareceram, o que nos dá apenas 16,6% de abstenções, a menor até agora”.

1 foto vestibaO Campus Avançado Três Corações registrou 458 candidatos para o técnico integrado e 441 para os cursos técnicos subsequentes. Estéfani, que fez a prova para o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, achou a prova bem difícil. "Vai selecionar bem os candidatos". Ela está otimista e acredita que se sobressaiu em Língua Portuguesa. Eduarda se preparou bastante para fazer a prova para o curso Técnico em Informática. "Achei uma boa prova, me senti preparada, algumas questões de matemática são mais complicadas mas o tema da redação foi interessante", disse. 

Em Inconfidentes, pouco mais de 1.000 candidatos compareceram para fazer as provas dos cursos técnicos e superiores. Além da redação, o exame conteve 30 questões objetivas para os cursos técnicos e 50 para os superiores. Os candidatos já podem acessar os gabaritos, clicando aqui. As notas serão divulgadas no dia 5 de janeiro de 2017 e o resultado final está previsto para o dia 12 de janeiro.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
05/12/2016

Atualizado em 07/12/2016

 

Campus Machado



Campus Muzambinho


Campus Passos

Campus Poços de Caldas

Campus Pouso Alegre

Campus Avançado Carmo de Minas

 

Fim do conteúdo da página