Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Relatório de Gestão.2021

Relatório de Gestão.2021

IFSULDEMINAS torna público o Relatório de Gestão 2021

stories relatorioNesta sexta-feira (29), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o seu Relatório de Gestão 2021 (clique na imagem ao lado para acessá-lo). O documento visa prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle em relação às ações de governança, ao cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição e às demonstrações orçamentárias, financeiras e contábeis referentes ao ano de 2021.

Além disso, traz informações sobre a visão organizacional e o ambiente externo do IF, os resultados da gestão no último ano e dados sobre gestão de riscos e ações de controle interno.

O Relatório é produzido anualmente e todas as suas edições ficam permanentemente publicadas no portal institucional. Para lê-las, a qualquer tempo, o membro da comunidade interna ou externa deve acessar o link "PDI", que está no menu superior do portal, e, na sequência, clicar no botão "Relatórios de Gestão". Nessa página, constam todos os documentos sobre o tema, desde a sua primeira edição, referente ao ano de 2010.

O documento é fruto de um trabalho coletivo, com a participação de diversos setores do Instituto. A sistematização dos dados é função da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) e a diagramação, da Assessoria de Comunicação (Ascom/Reitoria). “O Relatório de Gestão é organizado em cinco capítulos em que o leitor poderá verificar: quem é o IFSULDEMINAS; como ele está organizado estruturalmente; como ele compreende a sua atuação e avalia os riscos envolvidos; quais os resultados tem alcançado; e como é feita a gestão econômica-financeira de seus recursos. Nesse sentido, a leitura do Relatório consegue demonstrar claramente que, ano a ano, o estabelecimento de indicadores propicia um melhor diagnóstico sobre os avanços. Também é possível identificar que os eventuais percalços não superados são repactuados de forma a buscar alternativas que façam com que os avanços na geração de valor público sejam alcançados. Portanto, os indicadores internos e externos demonstram claramente os avanços e os desafios que ocorreram em 2021", descreveu o coordenador de Planejamento, responsável pela sistematização do documento, Gustavo Vitor M. Fialho.

Versão 2021

A edição marca o encerramento de um ciclo de oito anos de gestão do reitor Marcelo Bregagnoli à frente da instituição. O documento traz uma mensagem do gestor dirigida à comunidade mineira, na qual Bregagnoli discorre sobre as dezenas de ações desenvolvidas pelo IFSULDEMINAS durante o período pandêmico e como essa atuação resultou no estreitamento dos laços com a sociedade, por meio da ampliação da oferta de cursos, sobretudo os oferecidos de forma on-line; a realização de trabalhos sociais; a reestruturação pedagógica dos cursos; a formatação de diversas parcerias em diferentes áreas; e o processo do retorno gradual e seguro às atividades presenciais. “Sabemos que tal etapa concluída só aumenta a responsabilidade dos gestores vindouros, que receberão uma instituição sólida, forte, mas ciente de suas fragilidades e do quanto ainda precisa melhorar. Sentimos orgulho em participar de um processo de educação pública, gratuita, de qualidade e com formação humanista“, enfatizou Bregagnoli.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publicado em: 29/04/2022