Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Relatório de Gestão.2019

Relatório de Gestão.2019

IFSULDEMINAS apresenta Relatório de Gestão 2019

- Acesse aqui o relatório!

stories rel gestaoA Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) apresentou nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, durante a quinta reunião ordinária do Conselho Superior do IFSULDEMINAS, o Relatório de Gestão referente ao ano de 2019. O relatório é um documento obrigatório no processo de prestação de contas da instituição e serve como instrumento de transparência e comunicação das informações do IFSULDEMINAS, tanto para órgãos de controle como para o público em geral.

Versão 2019

A atual edição abre com a mensagem do reitor Marcelo Bregagnoli dirigida à comunidade do Sul de Minas. No texto, o dirigente apontou o relatório como uma potencial ferramenta para o cidadão perceber o valor público do IFSULDEMINAS, isto é, como o Instituto empregou recursos públicos e ofereceu, no último ano, respostas efetivas a necessidades ou demandas coletivas legítimas, cujos resultados modificaram aspectos da sociedade. Nessa perspectiva, lembrou que, em 2019, o IFSULDEMINAS figurou entre as cinco instituições de ensino públicas mais sustentáveis do Brasil, segundo o ranking internacional GreenMetric, e que subiu 47 posições em relação à última avaliação do índice internacional feita com 780 instituições em todo mundo, graças à contribuição de projetos como o IFSOLAR, com geração de energia fotovoltaica em todos os campi e reitoria, e o IFPLUVIAL, com a captação e reaproveitamento de água das chuvas.

Logo após a apresentação do reitor, seguem os cinco capítulos da publicação: Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo; Governança, Estratégia e Alocação de Recursos; Riscos, Oportunidades e Perspectivas; Resultados e Desempenho da Gestão; e Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis. Neles, há descrição, por exemplo, das metas estabelecidas, ações realizadas, uso de recursos públicos e resultados alcançados pela instituição em 2019. "Neste ano, apresentamos os resultados do Planejamento Estratégico do PDI 2019/2023. Também focamos ainda mais em informar a comunidade sobre as boas práticas desenvolvidas, aprimorando o formato que foi feito ano passado", informou Gustavo Vitor M. Fialho, Técnico em Assuntos Educacionais da Reitoria. O formato ao qual o servidor faz referência é o de Relato Integrado; nele os dados são disponibilizados por meio de gráficos, tabelas, figuras e quadros, tornando o documento mais sucinto, acessível e visualmente mais atrativo para o cidadão.

O ano de 2019 foi atípico para o IFSULDEMINAS, devido ao temporário bloqueio do Governo Federal do orçamento das instituições públicas de ensino superior do Brasil. O bloqueio implicou mudanças na oferta de serviços do Instituto e, segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Luciano Pereira Carvalho, os reflexos desse contexto podem ser aferidos pelo cidadão ao ler o relatório recém-publicado. "Este é um documento complexo, que visa a apresentar a comunidade do IFSULDEMINAS o trabalho realizado no ano anterior. Em 2019, apesar de ter sido um ano de cortes orçamentários, o IFSULDEMINAS conseguiu lograr êxito quase que na totalidade das ações propostas, devido ao dinamismo e pró-atividade do reitor, professor Marcelo Bregagnoli, que buscou orçamentos extras à Lei Orçamentária Anual. O Relatório de Gestão é um documento importante nesse sentido, pois acaba sendo nosso 'cartão de visita', apresentando o IFSULDEMINAS aos parceiros que, ao verem nossos números e índices, apoiam nossas ações propostas".

Divulgação

O processo de construção coletivo do documento foi iniciado, em janeiro deste ano, durante reunião com representantes dos setores do Instituto na Reitoria, quando foi estabelecido um calendário de ações e prazos. Assim, Pró-Reitorias, Gabinete, Diretorias Sistêmicas, Diretorias de Campus e órgãos de Governança Interna repassaram informações à DDI, responsável por organizar os dados, montar o relatório e enviá-lo ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A entrega do documento ao TCU ocorreu nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, e a partir disso, ficou liberada sua publicação nos canais oficiais do IFSULDEMINAS. O relatório estará permanentemente publicado no site da instituição. Para lê-lo, a qualquer tempo, o membro da comunidade interna ou externa deve acessar o link "PDI", que está no menu superior do portal do IFSULDEMINAS, e, na sequência, clicar no botão "Relatórios de Gestão". Nessa página, constam todos os documentos sobre o tema, desde sua primeira edição, referente ao ano de 2010.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 28/08/2020