Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Relatório de Gestão.2018

Relatório de Gestão.2018

IFSULDEMINAS publica Relatório de Gestão 2018

- Acesse aqui o Relatório de Gestão 2018

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta segunda-feira, dia 10 de junho, o Relatório de Gestão referente ao ano de 2018. O relatório é um instrumento de transparência das informações e ações desenvolvidas pelo IFSULDEMINAS para órgãos de controle e o público em geral e é elaborado e divulgado anualmente.
O documento estará permanentemente publicado no site da instituição. Para lê-lo, a qualquer momento, o membro da comunidade interna ou externa deve acessar o link "PDI", que está no menu superior do portal do IFSULDEMINAS, e, na sequência, clicar no botão "Relatórios de Gestão". Nesta página, constam todos os documentos sobre o tema, desde sua primeira edição, referente ao ano de 2010.

Relatório 2018

A edição abre com a mensagem do reitor Marcelo Bregagnoli dirigida à comunidade. No texto, Breganoli discorreu sobre as principais características do IFSULDEMINAS, as ações relevantes que marcaram a gestão em 2018 e os avanços institucionais daquele período, como: a obtenção de nota 4 no Índice Geral de Cursos avaliados pelo MEC e a conquista da sexta posição no ranking das instituições de ensino brasileiras mais sustentáveis do mundo (índice GreenMetric).

Na sequência, o leitor pode conferir os seis capítulos do relatório, denomidados: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo; Planejamento Estratégico e Governança; Gestão de Riscos e Controles Internos; Resultados da Gestão; Alocação de Recursos e Áreas Especiais de Gestão; e Demonstrações Contábeis. Neles, constam informações sobre a estrutura organizacional, os indicadores institucionais e o modelo de negócios do IFSULDEMINAS. A divulgação dos dados também promove prestação de contas à sociedade sobre recursos materiais, humanos e orçamentários da instituição.

O documento foi construído por vários setores do Instituto. Cada Pró-Reitoria, Diretorias Sistêmicas, Diretorias de Campus e órgãos de Governança interna fizeram sua contribuição, sendo que a organização dos trabalhos ficou a cargo da DDI. O processo de elaboração do relatório foi iniciado em novembro de 2018 e finalizado em 27 de março de 2019, após aprovação do documento pelo Conselho Superior, órgão consultivo e deliberativo máximo do IFSULDEMINAS. Então, o relatório foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e nenhuma recomendação de mudança no texto foi feita. “O relatório é um documento obrigatório a ser entregue todos os anos ao TCU, visando à prestação de contas das ações realizadas no exercício fiscal anterior. Por exemplo, agora em 2019, entregamos o relatório do ano de 2018. Para esse ano, o TCU adotou como modelo o Relatório de Gestão na forma de Relato Integrado. Nesse modelo, a ideia era dar mais visibilidade ao público externo, nossa comunidade acadêmica. O Relato Integrado apresenta as informações através de gráficos, tabelas, figuras e quadros, tornando o documento mais sucinto e acessível”, explicou o diretor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Pereira Carvalho.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 11/06/2019