Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia de Prova

Cerca de 10 mil candidatos realizaram as provas do Vestibular 2019/1º semestre do IFSULDEMINAS

Foram realizadas na manhã desse último domingo, 25 de novembro, as provas do Vestibular 2019/1º semestre do IFSULDEMINAS. O processo seletivo contou com cerca de 11 mil inscritos para a disputa das mais de 3.500 vagas ofertadas para cursos técnicos e superiores presencias e a distância. As provas tiveram duração de quatro horas e foram aplicadas nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do total de inscritos, quase 10 mil candidatos compareceram para realizar os exames e foram registradas cerca de mil abstenções.

inconfidentes1

O Campus Inconfidentes recebeu 1.443 inscritos, sendo 624 candidatos aos cursos superiores, 621 aos cursos técnicos integrados ao ensino médio, 189 ao curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade Ensino a Distância (EaD) e 09 aos cursos técnicos subsequentes. As provas foram realizadas na Fazenda Escola, no Prédio Principal e na Escola Estadual Felipe dos Santos e tiveram início às 8h45 se estendendo até as 12h45.

Para viabilizar a aplicação foram recrutados cerca de 140 fiscais. O coordenador-geral da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), Reginaldo Silva, fez uma avaliação positiva do Vestibular. “Houve um crescimento em relação ao ano anterior. Muitos candidatos infelizmente não conseguiram realizar seus pagamentos, senão teríamos aproximadamente 2.000 candidatos no campus”, comentou o coordenador. “Tivemos alguns entraves, visto que muitos candidatos não acessaram os links que eram necessários para verem em quais salas fariam as provas, mas conseguimos sanar as dúvidas de todo mundo”, comentou

Sobre a campanha do vestibular, João Paulo Resende, diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) do campus,  explicou que, “a gente montou equipes não só para levar o material informativo para as escolas, mas para entrar e conversar com os alunos. Montamos uma força tarefa com a participação de professores, técnicos administrativos, alunos para visitar as cidades e escolas da região”, disse João Paulo. “Entendemos que teve um retorno muito positivo, inclusive de alunos que não conheciam a instituição e manifestaram interesse em vir para cá”, completou.

Este ano, em Machado, foram 1452 inscritos no vestibular, com 169 ausentes. Um dos vestibulandos foi Rafael Augusto da Silva, de Alfenas, que concorreu a uma vaga no curso de Sistemas de Informação. Segundo o estudante, “a prova foi muito bem elaborada. Fiquei sabendo do vestibular por meio da família e amigos que já estudaram em outros campi do IFSULDEMINAS”.

Para a presidente da Copese, Débora Jucely de Carvalho, “esse foi o maior vestibular que o campus já organizou. Inclusive, tivemos que recorrer a outro local de prova, a Escola Estadual Iracema Rodrigues. Mas tudo transcorreu normalmente dentro do horário organizado para a prova”.

Com a menor abstenção já registrada, apenas 10,85%, o Campus Muzambinho recebeu 2.313 candidatos para realização das provas nesse domingo. Os candidatos concorreram a 713 vagas para cursos técnicos, superiores e EaD. 

muzambinho vestibular

No Campus Pouso Alegre, mais de 1500 candidatos disputaram as vagas ofertadas. A avaliação ocorreu nas dependências da Universidade do Vale do Sapucaí. Foram 36 salas, sendo três destinadas para atendimento de alunos com necessidades especiais. Não houve imprevistos. O vestibular ocorreu dentro da normalidade esperada. O curso de Engenharia Civil foi o que teve maior número de inscritos. Foram 254 candidatos, uma média de nove candidatos por vaga. O curso de Engenharia Química teve 121 inscritos, seguido pela Licenciatura em Matemática, com 60, e Licenciatura em Química, com 47 vestibulandos.

A ex-aluna do Campus Inconfidentes, moradora de Borda da Mata, Rislaine Brandão prestou vestibular para o curso de Licenciatura em Matemática. “Quando descobri que tinha o curso superior em Matemática em Pouso Alegre, não pensei duas vezes. É uma área que me interesso muito. Não achei a prova difícil. Creio que vou passar”, contou.

Entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Administração superou o número de inscritos do curso de informática que, desde a sua implantação, era o mais procurado. Foram 300 inscritos no curso de Administração (8 candidatos/vaga), 267 em informática e 159 em Edificações. Maria Eduarda Bernardes Penha estava entre os candidatos a uma vaga no curso de Administração integrado. As expectativas após a prova são grandes. “Tenho um amigo que estuda no IF e ele me disse que é muito bom, então quis fazer a prova pra tentar. Achei a prova de português super de boa, mas a de matemática achei mais difícil. A redação era o tema que eu já esperava mesmo, que foi sobre internet. Agora é torcer”.

Vestibular 2019 59

Para os cursos técnicos, na modalidade subsequente, o campus recebeu 326 inscrições. Administração e Química foram os mais procurados com 96 e 83 candidatos, respectivamente. Segurança do Trabalho contou com 60 inscritos e Edificações com 47. Vanessa Cristina da Silva veio de Espírito Santo do Dourado disputar uma das vagas. “Já estou há 20 anos longe das salas de aula. Havia questões na prova de Administração que eu não dominava, mas minha expectativa é de que tenha dado tudo certo”, disse. O Curso de Informática para Internet ofereceu 35 vagas. Como foram registradas 32 inscrições, os candidatos não prestaram vestibular, tendo sido todos eles classificados automaticamente. 

O Campus Passos recebeu mais de 1200 candidatos para disputa de uma das 255 vagas ofertadas. As provas foram realizadas no bloco CIRE da UEMG dentro do horário previsto, de 8h45 às 12h45. Além disso, o campus disponibilizou atendimento especializado para três candidatos portadores de necessidades especiais. “É importante destacar que o Instituto oferece esse atendimento, mas o candidato precisa entregar o laudo no tempo determinado. Temos recebido muitos pedidos, mas infelizmente poucos são deferidos, principalmente por ausência desses laudos”, ressaltou Regiane Mendes Costa Paiva, coordenadora da Copese do campus.

Para Mainara Fontana, inscrita no curso de Produção Publicitária, as expectativas com o resultado da prova e com o início do curso são as melhores. “A prova não estava nem difícil, nem fácil, estava interessante. Usei o que já tinha de base. Eu gosto da parte de elaboração de artes, como confecção de banners. Não tenho muito conhecimento, mas já gosto bastante e pretendo me aprofundar”. 

DSC 0124

O candidato José Guilherme Alves de Oliveira disputa uma vaga no curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes, mas escolheu fazer a prova no Campus Passos, aproveitando a oportunidade oferecida pela primeira vez neste processo seletivo. José estudou para o ENEM e depois manteve o foco no vestibular do IF, realizando provas anteriores. Ele contou que “não estava ansioso e que as atividades físicas realizadas no Tiro de Guerra foram muito boas para dar aquela aliviada antes da prova”.

O Campus Poços de Caldas contou com a presença de 936 candidatos, sendo 156 ausentes. Para a presidente da Copese, Heliese Pereira, "a aplicação das provas em Poços de Caldas aconteceu de forma tranquila, sem imprevistos. Entretanto, os candidatos que não conferiram o local da prova no CDI ou não chegaram com antecedência passaram por aborrecimentos, ou seja, não puderam participar do processo. Em Poços, é comum a aplicação das provas em dois espaços distintos no vestibular do primeiro semestre. Diante disso, fica a dica para os próximos candidatos não deixarem de consultar o local no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), sendo assim, evitarão dissabores no dia da prova." 

Em Carmo de Minas, foram 540 candidatos inscritos para disputa de 120 vagas nos cursos técnicos integrados e subsequentes. Desse total, foram contabilizados 63 ausentes. A coordenadora da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), Arthemisa Freitas Guimarães Costa explicou que, "no Campus Avançado Carmo de Minas as provas foram realizadas, pela primeira vez, em dois locais: na escola Escola Estadual Guedes Fernandes e no próprio campus, devido à ampliação de vagas com o novo curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio e o aumento do número de inscritos. Ocorreu de forma tranquila."

13A vestibulanda Kamille Helena Gonçalves comentou que, "escolhi o curso Técnico em Alimentos Integrado porque achei muito interessante. Iria acrescentar em meu currículo, pois eu já ouvi falar muito bem do Instituto Federal." Já Pedro Donizetti espera conseguir uma vaga no curso Técnico em Informática Integrado, "escolhi o curso pois gosto de informática e quero ampliar meu conhecimento na área". 

Três Corações recebeu mais de 830 candidatos para realização da prova, entre cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores. Já o número de ausentes foi de 138. De acordo com o membro da Copese, Olímpio Augusto Carvalho Branquinho, "trabalharam no dia prova 68 pessoas entre servidores efetivos e externos. “ A aplicação da prova foi tranquila, o nível de ausentes, se não foi exatamente baixo, também não foi alto, Em suma, a aplicação foi um sucesso, mesmo tendo de usar dois locais distintos e distantes para a aplicação”.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
28/11/2018

Fim do conteúdo da página