Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > O que estudar para o Vestibular?

O que estudar para o Vestibular?

Confira os conteúdos que serão cobrados na prova do Vestibular 2019/1º semestre do IFSULDEMINAS

Mais informações, acesse os editais do processo seletivo!

Após inscrição concluída, chegou a hora de focar ainda mais nos estudos. O conteúdo que será cobrado na prova do Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é dividido de acordo com a modalidade escolhida pelo candidato: Técnico integrado ao Ensino Médio, Subsequente e cursos superiores presenciais e a distância. Confira aqui o que você precisa saber para se preparar para o dia 25 de novembro, quando serão realizados os exames do Vestibular. Uma dica legal é estudar as provas anteriores, clique e acesse!

Técnicos Subsequentes

Os conhecimentos exigidos serão de acordo com os conteúdos do Ensino médio. A prova contará com 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, divididas em: 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática com peso 2 e uma redação com valor de 40 pontos. A prova de Língua Portuguesa avaliará a capacidade de ler, compreender e interpretar criticamente textos, bem como a capacidade de produzir textos que atendam aos requisitos de adequação, correção, coesão e coerência. Alguns dos conteúdos que devem estar na ponta do lápis são teoria da comunicação, semântica, fonética, ortográfica, sintaxe das classes. Já as questões de Matemáticas abordarão conjuntos, razões e proporções, funções reais, progressões, matrizes, entre outros. E, por fim, a redação será uma dissertação expositiva. (Confira o conteúdo completo aqui).

Técnicos Integrados

Aqueles que optaram por um dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio devem se preparar com conteúdos do Ensino Fundamental. As provas também contarão com 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sendo 15 de Língua Portuguesa e Matemática com peso dois e uma redação que valerá 40 pontos. A prova de Língua Portuguesa vai contar com temas como: interpretação de textos, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, termos da oração, período composto (coordenação e subordinação), concordância verbal e nominal, entre outros. Na área de Matemática, os candidatos devem ficar atentos aos conteúdos de sistemas de medidas, matemática financeira, cálculo algébrico, funções e contagem. E a Redação será também uma dissertação expositiva. (Confira o conteúdo completo aqui).

Superiores

Já as provas dos cursos superiores contam com conteúdo um pouco mais extenso e serão cobrados conhecimentos do Ensino Médio. Além de Língua Portuguesa e Matemática, também abordará Biologia, Química, Física, Geografia, História, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol) e Redação. As provas terão 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Serão cobradas também duas obras literárias. Se liga e aproveita o feriadão para leitura: Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, de Conceição Evaristo. E Clara dos Anjos” de Lima Barreto. (Confira o conteúdo completo aqui).

Superiores EaD

Para os cursos superiores da modalidade a distância, as provas apresentarão 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. O conhecimento exigido será de acordo com conteúdos do Ensino Médio. Além da Redação, as disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História.

Teoria da comunicação, semântica, fonética, ortografia, morfologia, estrutura e formação de palavras e classes gramaticais são alguns dos conteúdos de Língua Portuguesa. Já as questões de Matemática terão como objetivo avaliar a compreensão dos conceitos e sua aplicabilidade a situações concretas e abstratas, conteúdos como função do 1º e 2º grau e geometria plana constarão na prova. Na área de Geografia, geopolítica brasileira, noções preliminares de geografia, a construção do espaço geográfico brasileiro serão cobrados. E, de História, alguns dos conteúdos serão: fundamentos teóricos da história, transição do feudalismo para o capitalismo, estrutura socioeconômica brasileira. (Confira o conteúdo completo aqui). Se quiser saber mais como funciona o curso EaD, clique aqui!

Provas

As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, não se esqueça de apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
14/11/2018