Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Edital do Vestibular em Libras

Edital do Vestibular em Libras

IFSULDEMINAS lança Edital do Vestibular 2019/1º semestre em Libras

- Acesse o edital em Libras

Para promover a acessibilidade, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, a tradução para Libras do edital do Vestibular 2019/1º semestre para cursos superiores (Edital nº130/2018). O edital foi traduzido integralmente e disponibilizado no canal TV IFSULDEMINAS, no Youtube, em uma playlist com 20 vídeos. Cada vídeo corresponde a um item do edital.

De acordo com o coordenador de Ações Inclusivas da Diretoria de Assuntos Estudantis, Nereu Moreira dos Santos Filho,"pensando em colaborar com a inclusão dos surdos e assegurar seu direito de acesso ao ensino público e de qualidade, o IFSULDEMINAS traduziu o edital do Vestibular de 2019 para LIBRAS. A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS, é a língua natural da comunidade surda aqui no Brasil, por meio dela é possível garantir a socialização e interação dos surdos na sociedade e também contribuir com a valorização da cultura dessas pessoas. A linguagem apresenta um valor inestimável na vida de um ser humano, pois, por meio dela é que as pessoas se fazem entender; trocam experiências, conhecimento, aprendizado; conseguem expressar emoções e sentimentos. Daí, a importância dessa ação do IFSULDEMINAS na garantia da acessibilidade e inclusão", ressalta o coordenador.

Vagas no Vestibular

Das vagas destinadas à ampla concorrência, haverá reserva de 5% delas para pessoas com deficiência, que não estudaram em escolas públicas (PcD Geral). Pelo Sistema de Ações Afirmativas, também há reserva de vagas para pessoas com deficiência, porém, para concorrer pelo Sistema, esses candidatos obrigatoriamente precisam ter cursado o Ensino Médio em escola pública. Nesse caso, o percentual de vagas é definido pela proporção dessa população indicada no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais.

Os candidatos com esse perfil específico deverão, obrigatoriamente, comprovar sua condição por meio de apresentação de laudo médico. O laudo médico deverá ser entregue, pessoalmente, na secretaria escolar do campus, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III do edital do Vestibular, para que seja encaminhado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). Tais documentos deverão ser entregues a partir de 26 de novembro até o dia 21 de dezembro de 2018.

Provas

O IFSULDEMINAS assegurará atendimento especializado e específico aos candidatos que dele comprovadamente necessitarem. O candidato deverá, no ato da inscrição, apresentar sua necessidade e identificar os recursos dos quais precisa. As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores. O candidato poderá realizar a prova em cidades onde houver campus do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos no referido campus. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
18/10/2018