Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vestibular 2019/1º

IFSULDEMINAS oferta 3.550 vagas para cursos técnicos e superiores no Vestibular 2019/1º semestre 

- Acesse os editais/manuais e inscreva-se!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga os editais 129/2018, 130/2018 e 131/2018 que regulamentam o Vestibular 2019/1º semestre. Ao todo, são oferecidas mais de 3.550 vagas, sendo  3.250 em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. As 300 vagas restantes são para ingresso no curso de Pedagogia ofertado na modadalidade a distância.

Inscrições

As inscrições foram prorrogadas e poderão ser realizadas até 23h59 do dia 12 de novembro. Os candidatos deverão acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 60 para cursos superiores. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 13 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que solicitou o pedido de isenção da taxa deve ficar atento ao período de inscrição. Com a prorrogação, o prazo de inscrição segue até 12 de novembro. Os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio e Ensino Fundamental em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Durante o período estipulado para solicitação da isenção, os candidatos deverão encaminhar requerimento e demais documentos comprobatórios em envelope lacrado à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus escolhido, pessoalmente, ou via Correios (Sedex com AR). A partir do dia 24 de outubro, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 29 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 08 de novembro. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ação afirmativa é obrigatório, ao candidato apresentar a documentação no campus escolhido para seu processo seletivo, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III. Os documentos deverão ser entregues a partir do dia 26 de novembro até o dia 21 de dezembro de 2018. Não será permitida a entrega desses documentos no momento da matrícula. Entregas fora desse prazo causarão a perda do direito do candidato de concorrer às vagas reservadas.

Provas

As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.
O candidato poderá realizar a prova em cidades onde houver campus do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos no referido campus. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 80 cidades. São cerca de 44 mil estudantes matriculados, 170 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai desde o curso técnico (Integrado ou Subsequente ao Ensino Médio) à pós-graduação.

Saiba como funciona o curso a distância?

O curso a distância contará com 20% do conteúdo presencial, o que equivale a encontros previamente agendados nos polos ofertantes: Inconfidentes, Machado e Muzambinho. A carga horária total é de 3.240 horas, sendo 2.240 horas ligadas as atividades formativas, 400 horas decorrentes de práticas como Componentes Curriculares, 400 horas decorrentes do estágio supervisionado e 200 horas de atividades teóricas e práticas para aperfeiçoamento.

Algumas das disciplinas serão: filosofia da educação; didática do ensino; psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; sociologia da educação, entre outras. Além disso, o curso oferece atividades diversificadas para os alunos tais como: disciplinas com aulas teóricas e práticas; práticas pedagógicas dentro das disciplinas de conteúdos específicos; atividades de pesquisa dentro do projeto do trabalho de conclusão de curso e em Iniciação científica e ainda atividades de campo.

 

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia a Distância!

 

Cursos Técnicos

quadro de vagas tecnicos

 

Cursos superiores

 

quadro de vagas superiores

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 21/09/2018

Atualizado em 07/11/2018

_____________________________________________________________________________________

 

Divulgado o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 1º/2019

Resultado final de isenção da Taxa de Inscrição para cursos técnicos e superiores presenciais

Resultado final de isenção da Taxa de Inscrição para curso Pedagogia EaD

Publicado em 01/11/2018

 ____________________________________________________________________________________________

Divulgado o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 1º/2019

Prazo para entrar com recurso vai até às 17hs do dia 26/10

Resultado parcial de isenção da Taxa de Inscrição para cursos técnicos e superiores presenciais

Resultado parcial de isenção da Taxa de Inscrição para curso Pedagogia EaD

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) disponibiliza a relação preliminar de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2019/1º que foram deferidos e indeferidos. Os candidatos têm até às 17hs desta sexta-feira, dia 26 de outubro, para entrarem com recurso contra o resultado. 

O recurso deverá ser dirigido, por meio de requerimento (Anexo X dos editais), em primeira e única instância, à COPESE de cada campus, devendo este ser protocolado pessoalmente no campus escolhido, no período das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h, ou enviado por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até as 17h. Os recursos enviados por e-mail somente serão aceitos se estiverem assinados e em formato pdf. Não serão aceitos recursos enviados por correio.

Para quem não solicitou a isenção, as inscrições para o Vestibular 2019/1º semestre seguem até o dia 7 de novemtbro na página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/

Data: 26/10/2018

_________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS abre inscrições para Vestibular 2019/1º

Candidatos têm até o dia 10 de outubro para pedir isenção de taxa de inscrição

Faça sua inscrição aqui!

Acesse os Editais 129, 130 e 131

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre nesta segunda-feira, dia 01º de outubro, as inscrições para o Vestibular 2019/ 1º semestre. Os editais que regulamentam o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular. Ao todo, são oferecidas mais de 3.500 vagas, sendo 3.250 em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. As 300 vagas restantes são para ingresso no curso de Pedagogia ofertado na modalidade a distância.

Inscrições
Para realizar as inscrições, o candidato precisa acessar, até às 23h59 do dia 07 de novembro, a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00 para os cursos técnicos e R$ 60,00 para cursos superiores. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 08 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ficar atento ao período de inscrição, que será entre os dias 01 e 10 de outubro. Os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio e Ensino Fundamental em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Durante o período estipulado para solicitação da isenção, os candidatos deverão encaminhar requerimento e demais documentos comprobatórios em envelope lacrado à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus escolhido, pessoalmente, ou via Correios (Sedex com AR). A partir do dia 24 de outubro, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 29 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 08 de novembro. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Provas
As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.
O candidato poderá realizar a prova em cidades onde houver campus do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos no referido campus. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Atualizado em 01/10/2018

 

Fim do conteúdo da página