Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo EaD

Prorrogado o prazo de entrega da documentação para o processo seletivo de cursos superiores EaD 

Prazo para pagamento da taxa de inscrição termina hoje, 03 de setembro

Nesta segunda-feira, 03 de setembro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou o edital retificado para o processo seletivo dos cursos superiores na modalidade de educação a distância. Os inscritos podem encaminhar a documentação comprobatória hoje, 03 de setembro, pessoalmente ou via Correios (Sedex com AR). Os candidatos devem ficar atentos ao prazo de pagamento da taxa de inscrição, que também termina hoje (03). 

Confira a documentação completa no edital. A entrega pode ser feita em um dos endereços abaixo:

- Diretoria de Ensino a Distância da Reitoria
Avenida Vicente Simões, 1111, Nova Pouso Alegre, CEP 37553-465, Pouso Alegre/MG, das 7 às 19h.

- Polo de Ilicínea (só para o curso de Licenciatura em Pedagogia)
Endereço: Praça Padre João Lourenço Leite, 220, Centro.
Horário de funcionamento: das 13h às 21h.
Telefone: (35) 3854-1238

- Polo de Campo Belo
Endereço: Avenida Indianápolis, 325. Bairro Cidade Montesa.
Horário de funcionamento: das 13h às 18h.
Telefone: (35) 3831- 3763

- Polo de Monte Sião
Endereço: Avenida das Fontes, 771. Bairro São Simão.
Horário de funcionamento: das 13h às 17h e das 19h às 22h30.
Telefone: (35) 3465-3053

- Polo Paraisópolis
Endereço: Rua Cumbica, 37. Jardim Aeroporto.
Horário de funcionamento: das 13h às 18h.
Telefone: (35) 3651-1603

- Polo Passos (só para o curso de Formação Pedagógica para Não Licenciados)
Endereço: Rua Santo Aníbal Maria Di Francia, 181 - andar térreo - Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos -
Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 16h às 20h.

- Polo de Santa Rita de Caldas
Endereço: Rua Prefeito Sebastião Januzzi, 20. Centro.Horário de funcionamento: segunda-feira: das 8h às 21h.Telefone: (35) 373412-09 (ramal 06)

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 03/09/2018

________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS disponibiliza 500 vagas para cursos superiores gratuitos na modalidade a distância

Processo seletivo tem inscrições abertas até 31 de agosto

Cartaz com informações sobre o processo seletivoInscreva-se!

Leia o Edital!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o Edital 112/2018para o processo seletivo de dois novos cursos superiores gratuitos. Ao todo, são ofertadas 500 vagas para Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados). Os cursos serão oferecidos na modalidade de educação a distância nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do sul de Minas e contarão com encontros presenciais, que ocorrerão em fins de semana previamente agendados (um por mês), no polo indicado pelo candidato no momento da inscrição.

Confira os cursos:

Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação Profissional Tecnológica

São ofertadas 60 vagas para cada um dos polos UAB localizados nos municípios de Campo Belo, Ilicínea, Monte Sião, Paraisópolis e Santa Rita de Caldas, totalizando 300 vagas. O curso tem duração de quatro anos, requer a conclusão do Ensino Médio e têm ênfase em Educação Profissional e Tecnológica.

Licenciatura em Educação Profissional Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados)

O curso tem como requisito a conclusão de um curso superior, possui duração de dois anos e confere ao diplomado a formação pedagógica necessária para atuar como professor na Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, são disponibilizadas 200 vagas, sendo 40 para cada polo UAB: Campo Belo, Monte Sião, Paraisópolis, Passos e Santa Rita de Caldas.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 31 de agosto. Os candidatos deverão acessar a página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário; além de responderem ao questionário socioeconômico, cujo preenchimento é obrigatório. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30, que deve ser efetuado até 03 de setembro.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que possuir renda por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do processo até o dia 13 de agosto. Para isso, o interessado deve encaminhar à Diretoria de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS, pessoalmente ou via Correios, o requerimento específico preenchido (que consta no Anexo II do Edital) e a documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica solicitada (listada no item 5.1.2 do mesmo Edital).

O candidato deverá realizar sua inscrição até o dia 31 de agosto de 2018, sob pena de ter seu pedido desconsiderado e aguardar o resultado. Caso o pedido seja DEFERIDO ou ACEITO, o candidato não precisará fazer o pagamento. Caso o pedido seja INDEFERIDO ou NÃO ACEITO, o candidato deverá imprimir a GRU, conforme item 4.5 e pagar a taxa de inscrição. A lista de candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada a partir do dia 17 de agosto.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio/ensino fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 1.1 do Edital.

Seleção

O processo de seleção não contará com provas, sendo realizado por meio da avaliação do Histórico Escolar dos candidatos, considerando as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática durante a escolarização correspondente (item 9). De 04 a 12 de setembro, uma comissão constituída por portaria fará a verificação da documentação encaminhada pelos candidatos. A partir do dia 06 de setembro, será a divulgada a relação de inscrições deferidas e indeferidas. Já a classificação parcial está prevista para ser publicada a partir de 13 de setembro. No dia seguinte à publicação, os candidatos poderão interpor recursos.

Matrículas/Início das aulas

Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no POLO escolhido, conforme cronograma a ser publicado após o processo seletivo. O início das aulas está previsto para o dia 20 de outubro de 2018, com um encontro presencial inaugural nos pólos de oferta, com presença obrigatória de todos os selecionados.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 08/08/2018

Fim do conteúdo da página