Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Chamada oral

Confira retificação do edital de matrículas 

- Retificação 

Publicado em: 20/02/2018

 

________________________________________________________________________________________________

Confira as listas dos convocados para Chamada oral do Vestibular 2018/1º semestre

- Chamada oral

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga as listas dos convocados para Chamada oral do Vestibular 2018/1º semestre. As vagas são preenchidas pela ordem de classificação. Os candidatos excedentes, conforme a listagem, deverão comparecer aos campi, munidos da documentação completa para efetivar a matrícula, caso contrário serão desclassificados e o próximo candidato da lista será chamado. Aqueles que optaram pelo ingresso pelas ações afirmativas devem se atentar para a documentação específica de cada cota. A documentação pode ser entregue, conforme item 18 dos Editais 73/2017 (cursos técnicos) e 74/2017 (cursos superiores). Além disso, os candidatos devem procurar a secretaria do campus no qual concorreu a vaga, onde deverá confirmar a relação completa de documentos. Vale lembrar que os candidatos que tiveram suas matrículas indeferidas na 1ª e 2ª chamada, deverão levar novamente os documentos.

Lista de Espera

Cursos Superiores -  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Será divulgada, a partir do dia 26/02/2018, as listas dos candidatos da Lista de Espera, por ordem de nota e curso, para preenchimento de possíveis vagas. Essas informações serão divulgadas no site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e no site de cada campus.

Cursos Técnicos –  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 08 e 09 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Será divulgada, a partir do dia 19/02/2018, as listas dos candidatos da Lista de Espera, por ordem de nota e curso, para preenchimento de possíveis vagas. Essas informações serão divulgadas no site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e no site de cada campus.

Publicado em: 02/02/2018
Atualizado em: 20/02/2018

_______________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS divulga as notas finais e a classificação dos candidatos do Vestibular 2018/1º semestre

- Resultado final

- Edital de matrículas

Nesta quinta-feira, 11 de janeiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o resultado final do Vestibular 2018/1º semestre. Os candidatos aprovados em primeira chamada para os cursos técnicos e superiores devem se matricular no período estipulado pelos campi. Os candidatos devem se atentar para as informações sobre local e horário das chamadas.

Aqueles que fazem parte das ações afirmativas, terão o nome registrado na lista de sua opção de concorrência e na lista das demais vagas (ampla concorrência). Por isso, é necessário que o candidato verifique nas duas listas.

Matrículas

Para garantir o ingresso no IFSULDEMINAS, os candidatos aprovados deverão providenciar todos os documentos necessários (originais e cópias), conforme o item 18 dos Editais 73/2017 (cursos técnicos) e 74/2017 (cursos superiores), além de procurar a secretaria do campus no qual concorreu a vaga, onde deverá confirmar a relação completa de documentos. 

Documentos a serem apresentados, em envelope próprio, no ato da matrícula:

No caso da comprovação de escolaridade, renda e deficiência referente às vagas das ações afirmativas, é obrigatória, no momento da matrícula, a apresentação da documentação solicitada no item 8 dos Editais 73/2017 (Cursos Técnicos) e 74/2017 (Cursos superiores). Para verificar mais informações sobre a reservas de vagas para pessoa com deficiência, consultar item 6.

Os candidatos poderão consultar no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/, o motivo do indeferimento da análise de sua ação afirmativa ou PcD Geral, para verificar quais os documentos faltaram na comprovação, podendo apresentá-los no prazo do recurso, conforme edital. Os recursos contra o resultado das análises de ações afirmativas serão protocolados no mesmo local das matrículas.

Documentos

- Requerimento de matrícula preenchido em formulário próprio fornecido pela Secretaria do Campus;

- Carteira de Identidade - RG (original e cópia legível). A carteira nacional de habilitação (CNH), para fins de matrícula, não substitui o RG;

- Certidão de Nascimento ou de casamento (original e cópia legível);

- CPF (original e cópia legível), caso o número não conste no RG;

- Certificado/Certidão de Conclusão contendo data da confecção do Histórico Escolar OU Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com os requisitos para ingresso descritos no item 2 deste Edital(original e cópia legível);

- Comprovante de residência (original e cópia legível);

- Comprovante de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com idade superior a 18 anos (original e cópia legível);

- Título de Eleitor para maiores de 18 anos (original e cópia legível);

- Comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação eleitoral disponível pelo link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

- 01 fotografia recente 3x4; 18.2.2. Cada campus poderá solicitar documentos complementares, os quais serão especificados no site de cada campus.

Cronograma de matrículas

Campus

1ª chamada

2ª chamada Chamada oral 
Cursos técnicos
Chamada oral
Cursos superiores
Carmo de Minas 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  07 de fevereiro   -------------------------- 
Inconfidentes 17 a 19 de janeiro  26 e 29 de janeiro  05 de fevereiro  a definir conforme calendário do SiSu 
Machado 17 a 19 de janeiro 29 e 30 de janeiro 06 de fevereiro  20 de fevereiro 
Muzambinho  17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  06 e 07 de fevereiro 08 a  08 e 09 de fevereiro
Passos 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro 06 de fevereiro 20 de fevereiro 
Poços de Caldas 17 a 19 de janeiro  29 e 30 de janeiro  07 de fevereiro  07 de fevereiro 
Pouso Alegre  17 a 19 de janeiro  26 e 29 de janeiro  06 de fevereiro  21 de fevereiro 
Três Corações 17 a 19 de janeiro 29 e 30 de janeiro  06 de fevereiro  -------------------------- 

 

Dúvida sobre matrícula? Esclareça aqui!

1º) Onde e como fazer a matrícula?

Cada campus possui um cronograma próprio de matrícula e uma lista específica de documentos que o interessado deve levar. Acesse esse endereço: https://goo.gl/VKND8B para verificar as informações do campus que você escolheu. Dica: Não esqueça de ler as instruções no link.
 
2º) Como funciona a 1º Chamada?

As listas publicadas pelo IFSULDEMINAS com o resultado final (acesse aqui) trazem os classificados, os excedentes, os eliminados e os ausentes de cada modalidade de concorrência e por campus. Os classificados participam da 1º chamada de matrículas. Eles devem se dirigir à secretaria do campus escolhido, portando os documentos para a matrícula.  Dica: Escolha a lista do campus e modalidade (técnico ou superior), verifique a tipo de concorrência na qual você se inscreveu, confira seu nome e o status (classificado, excendente, eliminado ou ausente).
 
3º) Está como excedente e não sabe o que isso significa?

Os candidatos com status excedente podem ser convocados para a matrícula em 2º Chamada ou chamada Oral. Fique atento à data de início da 2º chamada no campus em que está concorrendo e à data da chamada oral.
 
4º) Meu nome não saiu na Lista da 2º Chamada, então não tenho mais chances?

Bom, se seu status não consta como eliminado ou ausente, você ainda tem uma chance: a Chamada Oral. Mas como funciona? Após a 2º chamada, se houver vagas remanescentes, é publicada uma convocação no site do campus que você está concorrendo, com os candidatos excedentes para participarem de uma reunião que acontece em um dia e horário já marcados. Nesse caso, você deve levar os documentos para se matricular na hora da reunião, quando os candidatos serão chamados para ocupar as vagas remanescentes. 
 
5º) Como sei se tenho ou não chances de conseguir uma vaga na Chamada Oral?

Infelizmente, muitas vezes, não tem como saber antes. Dependerá do número de vagas restantes e do número de pessoas que comparecerão na reunião para matrícula. A ordem de convocação para ocupar as vagas seguirá a classificação do Vestibular.

6) Não consigo comprovar os requisitos para ingressar na ação afirmativa que escolhi. O que devo fazer?

Faça sua matrícula e encaminhe a documentação mesmo assim. Sua inscrição será avaliada, se for indeferida na modalidade escolhida, você ainda pode ingressar pela ampla concorrência.

Lista de Espera

Cursos Superiores -  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Será divulgada, a partir do dia 26/02/2018, as listas dos candidatos da Lista de Espera, por ordem de nota e curso, para preenchimento de possíveis vagas. Essas informações serão divulgadas no site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e no site de cada campus.


Cursos Técnicos –  os candidatos não contemplados após a chamada oral, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, escolhendo os cursos com vagas disponíveis, nos dias 08 e 09 de fevereiro, em sua área de candidato, no link https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Poderão optar somente por cursos do mesmo campus e do mesmo nível de sua opção original. Será divulgada, a partir do dia 19/02/2018, as listas dos candidatos da Lista de Espera, por ordem de nota e curso, para preenchimento de possíveis vagas. Essas informações serão divulgadas no site www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular e no site de cada campus.

Por que meu nome consta em duas listas no resultado final do Vestibular?

Os candidatos que se inscreveram no Vestibular 2018 do IFSULDEMINAS por meio das ações afirmativas (cotas) aparecerão na lista da modalidade inscrita e também na de ampla concorrência. Por isso, é importante conferir ambas as listagens.

Meu status na lista de ampla concorrência é diferente do status da lista de ações afirmativas (cotas). O que isso quer dizer?

Se o status aparece como classificado, na lista de ações afirmativas, isso significa que o candidato passou no Vestibular. Porém, como ele está automaticamente inscrito também na ampla concorrência, e a quantidade de inscritos neste sistema é maior do que pelas cotas, o candidato pode ter ficado como excedente na classificação geral. O resultado da ampla concorrência será considerado apenas nos casos de candidatos que não comprovarem os requisitos necessários para entrarem no IFSULDEMINAS por meio das ações afirmativas. Nesse caso, passa a valer a classificação geral.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
11/01/2018
Atualizado em: 20/02/2018

 

Fim do conteúdo da página