Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfres
Início do conteúdo da página

Dia de prova

IFSULDEMINAS recebeu cerca de 9 mil candidatos para as provas do Vestibular 2018/1º semestre

Na manhã desse último domingo, 3 de dezembro, foram realizadas as provas do Vestibular 2018/1º semestre do IFSULDEMINAS. O processo seletivo contou com cerca de 10 mil inscritos para a disputa das mais de 3.000 vagas ofertadas entre cursos técnicos e superiores. As provas tiveram duração de quatro horas e foram aplicadas nos municípios de Alterosa, Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Do total de inscritos, quase 9 mil candidatos compareceram para realizar os exames, registrando cerca de 11% de abstenções.

IMG 3809O Campus Avançado Carmo de Minas teve 440 inscritos concorrendo as 90 vagas ofertadas. Do total de inscritos, compareceram 375 candidatos. A jovem Sabrina Amorim da Silveira, da cidade de Carmo de Minas, conta que escolheu o curso Técnico em Alimentos por acreditar que é uma área que transforma a vida das pessoas e quer trabalhar com isso. “Estou muito ansiosa, mas estudei muito para fazer a prova.” Lucas Rosalini de Castro Penedo, de São Lourenço, optou pelo curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino médio e conta que achou a prova de matemática difícil e a de português mais tranquila. "A redação teve um tema legal e deu para desenvolver bem o texto".

Em Três Corações, mais de 690 candidatos confirmaram a inscrição. Foram 160 vagas ofertadas para os cursos Técnicos de Administração, Informática e Mecânica (Integrado ao Ensino Médio) e Técnico em Logística e Mecânica (Subsequente). Compareceram 386 candidatos para os cursos técnicos integrados e 198 para os cursos subsequentes, totalizando 584 presentes. 

O Campus Machado recebeu mais de mil candidatos para o vestibular. As provas aconteceram nos três setores da instituição, reunindo um grupo de 113 pessoas, dentre servidores e colaboradores. Para o candidato Aroldo Pires Garcia, 27 anos, de Turvolândia, as provas foram bem elaboradas. “Prestei para o curso técnico em Segurança do Trabalho e considerei tudo muito tranquilo”. Já a machadense Viviane Caroline Anunciação, 15 anos, quer ingressar no técnico em agropecuária. “A prova estava complicada, mas espero ter ido bem”. 

DSC 0453

Vinícius da Silva Vilela, de Machado, tenta uma vaga para Agronomia. “Achei que a prova tinha assuntos bastante atuais e que foi fácil, pois tudo que estudei caiu. Tenho vários amigos que já estudam aqui e que me avisaram. A expectativa é muito boa”. O maranhense Moisés de Oliveira, 18 anos, que mora em Carvalhópolis, prestou para o superior em Alimentos. “A prova foi razoável, mas, penso que quem não estudou teve dificuldades. Estou pensando positivo, pois assim podemos ter mais chances de vencer na vida. Fiquei sabendo do vestibular por meio das publicidades do campus”. Para a presidente da Copese, Debora Jucely de Carvalho, “foi um processo tranquilo e o horário das 8h45 favoreceu. Assim, os candidatos puderam chegar com tempo, estacionar e procurar suas salas de prova com calma. Foi bem sossegado, sem nenhuma eventualidade”.

Em Muzambinho, mais de 2 mil candidatos realizaram as provas. Em relação ao total de inscritos, o vestibular do campus teve cerca de 86% dos candidatos presentes. As provas foram realizadas na sede do Campus Muzambinho, no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) e na unidade José Januário de Magalhães.

Foram ofertadas no total, 700 vagas sendo 190 para os cursos superiores em Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e 480 para cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, Alimentos e Informática e Técnicos Subsequentes em Agropecuária, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Contabilidade, Administração e Meio Ambiente. Ainda foram ofertadas mais 30 vagas para o curso Técnico em Enfermagem que será realizado no Polo de Alterosa.

Os candidatos aos cursos Técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho não precisaram realizar a prova, já que o número de inscritos foi menor que o número de vagas ofertadas. Esses candidatos já estão, automaticamente, convocados para matrícula. Quatro candidatos solicitaram atendimento especial e fizeram suas provas em locais específicos com apoio de um colaborador do processo seletivo. De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto.

1 DSC 0054O Campus Passos recebeu 1.330 candidatos que disputaram as 335 vagas ofertadas. As provas foram realizadas em dois locais: no próprio campus e no CIRE/Bloco 11 da UEMG. O processo seletivo ocorreu dentro do horário previsto. De acordo com a coordenadora da Comissão de Vestibular, Regiane Mendes Costa Paiva, apenas 14% dos candidatos (217 pessoas) não compareceram, o menor índice de ausência registrado até hoje. "Acredito que a cada ano o IF se torna mais reconhecido e isso reflete na procura por nossos cursos, o que justifica a diminuição do número de ausentes nas provas".

Os amigos Lívia Paim de Morais e Rodolfo Batista Nascimento fizeram cursinho pré-vestibular juntos e tentaram uma vaga no curso de Tecnologia em Design de Moda. Lívia garante que estudou bastante, mas confessou que sempre fica nervosa com prova. Já Rodolfo contou que estava um pouco mais confiante, pois já possui um pouco mais de experiência na área de Moda. “Há uns anos, eu faço uns croquis e também trabalho com softwares de desenho. O pessoal tem elogiado meu trabalho!"

Matheus Silva Miguel, inscrito no Técnico Integrado em Informática, também teve ajuda externa para se preparar para as provas. Matriculado em uma escola da zona rural de Passos, ele resolveu a prova do vestibular passado e contou com o auxílio de diversos professores, principalmente das disciplinas de Redação e Matemática. Determinado, ele já tem um curso superior em mente: Engenharia Química. “Escolhi o Técnico em Informática porque acredito que esse curso ajuda muito em qualquer área que você se formar”.

As provas do Campus Poços de Caldas foram realizadas em dois locais: no Colégio Municipal, com 459 candidatos presentes de 604 e no campus com 389 de 437 candidatos. Em Pouso Alegre, os candidatos realizaram a prova na Universidade do Vale do Sapucái, (Univás). O clima era de muita expectativa e concentração. Às 7h foi liberada a entrada dos vestibulandos que não tiveram dificuldades para encontrar as salas. A aplicação da prova começou com alguns minutos de atraso, que foram compensados ao final, totalizando quatro horas para finalização das questões e da redação.  

pa7

Neste ano, o Campus Pouso Alegre recebeu 1.771 inscrições. Foram ofertadas 377 vagas em 11 cursos, sendo 4 graduações (Engenharias Civil e Química e Licenciaturas em Matemática e Química) e 7 técnicos divididos em 3 integrados ao ensino médio (Administração, Edificações e Informática) e 4 Subsequentes (Administração, Edificações, Química e Segurança do Trabalho).

Entre os cursos do campus, pelo quarto ano consecutivo, o curso de Engenharia Civil foi o mais concorrido. Um total de 367 candidatos disputaram as 28 vagas (13,11 candidato/vaga). Em seguida vieram os cursos Técnico em Informática Integrado, com 367 candidatos concorrendo as 35 vagas e Administração Integrado, com 243 candidatos para 35 vagas.

Candidato ao curso de Técnico em Química, Cristian Gomes, de Pouso Alegre, estava confiante. “A cidade tem muitas empresas farmacêuticas. Tive as melhores referências do Instituto e com o conhecimento adquirido poderei entrar nesse ramo. Espero ser aluno da escola em 2018”.  Fábia Tiane da Conceição Ribeiro, da cidade de Cachoeira de Minas, prestou vestibular para o curso de Técnico em Edificações Subsequente e também estava otimista quanto à aprovação. “Tive boas indicações da escola. A prova foi muito boa, muito bem aplicada. Minhas expectativas são ótimas”, disse.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
05/12/2017

Campus Avançado Carmo de Minas

Campus Inconfidentes

Campus Machado

Campus Muzambinho

Campus Passos

Campus Poços de Caldas

Campus Pouso Alegre

Campus Avançado Três Corações

 

Fim do conteúdo da página