Conservação Ambiental

IFSULDEMINAS reúne ONG’s e prefeituras para viabilizar Plano Conservador da Mantiqueira

Representantes do IFSULDEMINAS, ONGs e prefeituras posam para foto na Reitoria.  Realizada na última quarta-feira, 20 de setembro, na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em Pouso Alegre, reunião com diversas Organizações não Governamentais (ONG’s), a fim de discutir assuntos relacionados ao Plano Conservador da Mantiqueira. Estiveram presentes 37 pessoas entre representantes de ONG's e prefeituras, além de docentes dos campi.

Foram tratados temas relacionados ao custeio e viabilidade de ações que envolverão professores como também materiais e equipamentos necessários para promover capacitação em prestação de serviços ambientais. Os campi do IFSULDEMINAS farão o levantamento de custos para, posteriormente, ser dado um aporte financeiro por parte das ONG's participantes.

O desenvolvimento sustentável tem sido mola propulsora das ações realizadas pelo Instituto Federal. Assim, parcerias feitas com diversos órgãos e setores formam núcleos de ação do projeto, que deverá levar informação e qualificação para 280 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo é promover a restauração e a conservação de espécies nativas de plantas em cerca de 1.200 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira.

No encontro, estiveram presentes vice-prefeito de Conceição dos Ouros, Sebastião Barbosa Neto; o secretário de Meio Ambiente de Extrema e idealizador do projeto, Paulo Henrique Pereira; o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Pouso Alegre, Paulo César Pereira; o gerente regional da Copasa, Waldir de Souza; o gerente regional da Emater/MG, Fábio Firmo; a representante da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre, Rosiene Alves Teixeira; representantes das ONG’s The Nature Conservance (TNC), World Resource Institute (WRI), Plante Vida e Iniciativa Verde; e servidores dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Carmo de Minas e Três Corações.

De acordo com Paulo Roberto Ceccon, diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, serão executadas diversas ações para atingir os objetivos propostos. “Neste momento contamos com o apoio das ONG's presentes para a liberação dos recursos necessários à criação dos centros de treinamentos com serviços ambientais ”, afirmou.

Os campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, por disporem de área rural, foram escolhidos para abrigar um centro de treinamento de capacitação de todos os envolvidos no Plano Conservador da Mantiqueira. Assim, essa adesão permitirá a realização de pesquisas por parte dos professores e estudantes, criando oportunidades de construção do conhecimento e de aprendizado. A iniciativa conta com um viés social, beneficiando produtores rurais e urbanos, além dos impactos ambientais, como o aumento da produção de água.

Texto e fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 21/09/2017