Vestibular 2018/1º

Inscrições abertas para o Vestibular 2018/1º semestre para cursos técnicos e superiores

Candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 20 de setembro e 11 de outubro

Acesse os editais!

Inscreva-se!

O IFSULDEMINAS abre nesta segunda-feira, 2 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2018/1º semestre. Os editais que regulamentam o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular. Ao todo, são oferecidas mais de 3.000 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Alterosa, Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. São 1.800 vagas para cursos técnicos e 1.230 vagas para cursos superiores.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 2 de outubro e seguem até 23h59 do dia 9 de novembro. Os candidatos deverão acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 60 para cursos superiores. Neste ano, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 10 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

A novidade desse processo seletivo é a antecipação do período para os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que pode ser realizado partir de hoje (20) até o dia 11 de outubro. Nesse caso, os candidatos devem realizar a inscrição, obrigatoriamente, entre os dias 2 de outubro e a data limite para os pedidos de isenção (11 de outubro). Os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio e Ensino Fundamental em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Durante o período estipulado para solicitação da isenção (20 de setembro a 11 de outubro), os candidatos deverão encaminhar requerimento e demais documentos comprobatórios em envelope lacrado à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus escolhido, pessoalmente, ou via Correios (Sedex com AR). A partir do dia 25 de outubro, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 30 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 10 de novembro. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Provas

As provas do Vestibular 2018/1º serão realizadas no domingo, 3 de dezembro de 2017, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 24 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 40 cidades. Ao todo, são mais de 39.000 estudantes matriculados, 120 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai do curso do Ensino Médio (integrado ao técnico) à pós-graduação.

Resumo do Edital em Libras:

quadro de vagas atualizado

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria