Dia de Prova

IFSULDEMINAS recebeu mais de 1.350 candidatos para as provas do Vestibular 2017/2º semestre

Acesse os gabaritos e provas!

foto2No último domingo, 04 de junho, mais de 1.350 candidatos concorreram as 500 vagas oferecidas pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no Vestibular 2017/2º semestre. As provas foram realizadas nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações. Os exames tiveram início às 13h15 e terminaram às 15h15, totalizando quatro horas para que os candidatosresponderem as questões exigidas e elaborar a redação.

Do total de 500 vagas oferecidas, 155 foram destinadas aos cursos superiores. Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Cafeicultura, Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Biológicas foram as graduação disputadas. As 345 vagas restantes estavam distribuídas entre os cursos técnicos subsequentes (pós-Ensino Médio) nas áreas de Segurança do Trabalho, Administração, Alimentos, Comércio, Agropecuária, Enfermagem, Contabilidade e Meio Ambiente.

As inscrições para participar do processo seletivo ocorreram entre 6 de abril e 8 de maio. Dos 1.704 inscritos confirmados, 356 não compareceram para a realização da prova, o que registrou 20,8 % de abstenções. Mais uma vez, o curso mais concorrido foi Medicina Veterinária ofertado pelo Campus Muzambinho, com relação candidato-vaga de 19,4. O segundo mais procurado foi Tecnologia em Cafeicultura, que recebeu 3,6 candidatos por vaga e o terceiro curso mais concorrido foi o Técnico em Enfermagem, com 3,15 candidatos disputando cada vaga.DSC 0249

De acordo com os representantes das Comissões de Processo Seletivo Locais (Copese), responsáveis pela aplicação do exame, o dia foi tranquilo e sem grandes problemas. Debora Jucely de Carvalho, coordenadora da Copese do Campus Machado, comentou que “as aplicações transcorreram de forma normal e no prazo previsto, sem incidentes”.

No Campus Muzambinho, seis candidatos solicitaram atendimento especial e fizeram suas provas em locais específicos com apoio de um colaborador do processo seletivo. Outros dois candidatos apresentaram problemas de saúde e foram socorridos pela equipe da unidade.

A candidata Bárbara Aparecida de Resende Figueiredo concorreu a uma vaga para o curso Técnico em Administração ofertado pelo Campus Poços de Caldas. Ela conta que já é aluna do Instituto na modalidade a distância e que conhecer a instituição foi determinante para tentar o curso presencial. "Eu já faço o curso Técnico em Redes de Computadores a distância pelo Instituto, e me inscrevi no Técnico em Administração pela qualidade de ensino e para ampliar meus conhecimentos e ter mais oportunidade no mercado de trabalho", disse.

Buscar qualificação profissional motivou Rafaela Alvarenga a se inscrever no Vestibular para o curso Técnico em Alimentos do Campus Avançado Carmo de Minas. Ela já trabalha na área e têm boas expectativas. "No ano passado, quando conheci o campus, as provas já tinham acontecido, fui informada que haveria outro processo seletivo e, neste ano, me inscrevi. Estou muito nervosa, mas espero passar no exame".

IMG 2727Amanda Thaís Delcídio esteve no Campus Avançado Três Corações para fazer a prova do curso Técnico em Comércio. "Já trabalho com comércio, mas quero melhorar para poder crescer na empresa, aprender mais sobre marketing".

As provas e os gabaritos já estão disponíveis no endereço eletrônico: vestibular.ifsuldeminas.edu.br. A divulgação das notas e dos gabaritos após o período de recursos será a partir do dia 28 de junho de 2017. Já o resultado final estará disponível a partir do dia 05 de julho.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações dos campi

Fotos: Arquivo IFSULDEMINAS