Serviços Públicos

IFSULDEMINAS oferta 250 vagas para o curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade de Educação a Distância

Inscrições podem ser realizadas até o dia 03 de maio

- Edital Nº 33/2017

Qualificar servidores públicos em exercício e também aqueles que desejam ingressar no serviço público é um dos objetivos do curso Técnico em Serviços Públicos subsequente ao Ensino Médio na modalidade de Educação a Distância (EaD). Além disso, o curso proporcionará conhecimentos das principais ferramentas de gestão e das principais leis e processos que regulamentam as ações na administração pública, permitindo uma atuação mais efetiva da União, estados ou município. São 250 vagas disponíveis nos polos de apoio presencial de São José da Barra, Carmo do Rio Claro, Campestre, Campanha e Passos. O Edital 33/2017 que regulamenta o processo seletivo já está disponível.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas, via internet, a partir desta segunda-feira, 03 de março e seguirão até o dia 03 de maio. Os candidatos deverão acessar o endereço: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br e preencher todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição. Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio até o ano letivo de 2016, comprovado por histórico escolar e não estar matriculado em nenhum curso técnico presencial ou a distância nos campi e polos de EaD tanto do IFSULDEMINAS como de qualquer outra instituição pública.

Quadro de vagas

Polo

Nº de vagas
Ampla
Concorrência

Nº de vagas
Pessoas
com
Deficiência

Vagas ação afirmativa Total
Vagas

Todo o ensino fundamental
em escola pública e renda
familiar per capita menor ou
igual a 1,5 salário mínimo (um
salário mínimo e meio)

Todo o ensino fundamental
em escola pública e renda
familiar per capita maior a
1,5 salário mínimo (um
salário mínimo e meio)

L1* L2** L3*** L4****
Passos 23 2 5 8 5 7 50
São José da Barra 23 2 5 8 5 7 50
Carmo do Rio Claro 23 2 5 8 5 7 50
Campestre 23 2 5 8 5 7 50
Campanha 23 2 5 8 5 7 50

*L1 - Candidatos(as) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1405,50);
**L2 - Candidatos(as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1405,50);
***L3 - Candidatos(as) com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo;
****L4 - Candidatos(as) autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário mínimo

Vagas

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo. Do total das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo.

Processo seletivo

O processo seletivo será por meio de sorteio público a ser realizado no Campus Passos, no dia 05 de maio, a partir das 14h. Será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência, não sendo obrigatória a presença dos candidatos. Os inscritos serão sorteados seguindo a ordem: vagas de ação afirmativa L2, ação afirmativa L1, ação afirmativa L4, ação afirmativa L3, pessoas com deficiência e ampla concorrência, respectivamente. Para o sorteio, todos os nomes serão sorteados aleatoriamente, de acordo com a opção feita pelo candidato no momento da inscrição (ação afirmativa, pessoas com deficiência e ampla concorrência).

Resultado

O resultado será publicado no dia 09 de maio no endereço eletrônico do Campus Passos: http://www.pas.ifsuldeminas.edu.br/.

Recursos

Caberá recurso contra a seguinte situação: indeferimento de concorrência às vagas das ações afirmativas ou pessoa com deficiência. O recurso deverá ser dirigido, por meio de requerimento (Anexo VIII), em primeira e única instância, à Comissão do Processo Seletivo do Campus Passos, devendo este ser protocolado pessoalmente no polo, no horário de funcionamento de cada um, a ser publicado no endereço eletrônico http://www.pas.ifsuldeminas.edu.br/. Não serão aceitos recursos enviados por correio ou por e-mail.

Matrículas

A matrícula para os convocados em 1ª chamada deverá ser realizada pessoalmente, ou por procuração, entre os dias 16 e 19 de maio de 2017, nos endereços e horários que serão divulgados a partir do dia 09 de maio. Os encontros presenciais serão realizados nos polos de apoio, de acordo com calendário a ser divulgado pela coordenação do curso, preferencialmente aos sábados. A data de início das aulas será divulgada no site do Campus Passos (http://www.pas.ifsuldeminas.edu.br/), sendo, a princípio, no dia 29 de julho a aula inaugural.

Sobre o curso

O curso está estruturado em seis trimestres, contendo três disciplinas cada, além da ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem visando integrar o aluno as ferramentas on-line que estarão à sua disposição durante o curso. Será oferecido na plataforma on-line e a cada trimestre acontecerá um encontro presencial para realização de atividades avaliativas. Assim, totalizará 840 horas, das quais o estudante poderá cursar em no mínimo 18 e no máximo 36 meses, sendo que a certificação será realizada mediante comprovação de conclusão de todas as disciplinas.

Inscrição 03/04/2017 a 03/05/2017
Sorteio 05/05/2017