Página inicial > Últimas notícias > Descarte adequado

Descarte adequado

Semana do Recolhimento de Lixo Eletrônico: equipamentos e materiais coletados nas unidades do IFSULDEMINAS são entregues a projeto de reaproveitamento do Inatel

lixo1Entre os dias 10 e 17 de novembro, a Comissão do Plano de Logística Sustentável do Instituto Federal do Sul de Minas promoveu a Semana do Recolhimento de Lixo Eletrônico. A comunidade acadêmica e externa foi mobilizada para a entrega dos equipamentos eletrônicos inutilizados nos pontos de recebimento dos campi. No sábado, 19 de novembro, todo o lixo eletrônico recolhido pelas unidades foi entregue ao ponto de coleta do Inatel, instalado na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre.

No Campus Poços de Caldas, foram recolhidos três caixas e uma TV de LCD. Já o Campus Machado enviou 40 quilos de pilhas e baterias coletadas por meio de um projeto de Ecopontos. O Campus Avançado Carmo de Minas recolheu uma grande quantidade de material por meio do projeto SOS Design. O Campus Inconfidentes já faz o reaproveitamento do lixo eletrônico, mas contribuiu com a campanha, transportando o lixo eletrônico de Carmo de Minas. O Campus Passos recolheu três caixas de lixo eletrônico e fará a entrega na próxima data de recolhimento. O Campus Pouso Alegre e a Reitoria também coletaram equipamentos inutilizados, tais como peças de computador, périféricos, celulares e outros aparelhos eletrônicos de pequeno porte.

De acordo com a servidora Pamela Hélia de Oliveira, uma das integrantes da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS), “a execução do recolhimento de lixo eletrônico no IFSULDEMINAS foi realizada cuidadosamente com a otimização do transporte e com o apoio do Campus Inconfidentes.” Ela explicou ainda que os membros do PLS farão uma reunião para discutir as possibilidades de manter o programa de recolhimento de lixo eletrônico de forma permanente na instituição.

A coordenadora do projeto no Inatel, Débora Costanti Ribeiro, esclareceu que os materiais arrecadados passarão por uma triagem antes do destino final. "Os equipamentos que podem ser recuperados são encaminhados para uso dos estudantes, funcionários e instituições. Se conseguirmos aproveitar algumas peças, elas serão entregues às escolas para projetos com alunos. O que não for aproveitado, será vendido para uma recicladora certificada em São Paulo e o recurso revertido para trabalhos desenvolvidos no Cas@Viva". De acordo com Débora, o lixo eletrônico é a grande preocupação do futuro. Por isso, é necessário trabalhar para um mundo cada vez mais consciente, descartando de forma responsável.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 22/11/2016