Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Expedição 2026
Início do conteúdo da página

Expedição 2026

Expedição IFSULDEMINAS realiza ações de extensão em cinco municípios do Sul de Minas

Programa reuniu cerca de 60 participantes em atividades desenvolvidas em Andrelândia, Boa Esperança, Coqueiral, Conceição dos Ouros e Poço Fundo

 

abertura 1Entre os dias 21 e 25 de setembro, o IFSULDEMINAS realizou a edição 2026 do Programa Expedição IFSULDEMINAS. Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a iniciativa mobilizou cerca de 60 estudantes, servidores e colaboradores em ações desenvolvidas nos municípios de Andrelândia, Boa Esperança, Coqueiral, Conceição dos Ouros e Poço Fundo. 

O Expedição IFSULDEMINAS é um programa institucional de extensão que promove a aproximação entre a instituição e diferentes comunidades por meio de ações educativas, culturais, esportivas, ambientais, tecnológicas, de promoção da saúde, qualificação profissional e desenvolvimento social. As atividades são planejadas a partir das demandas apresentadas pelos municípios participantes, buscando estabelecer o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes das comunidades. 

A participação no programa é voluntária e envolve uma imersão das equipes nos municípios durante o período de realização das atividades. As cidades parceiras disponibilizam alojamento e alimentação aos participantes, além do transporte interno necessário para o cumprimento da programação.

abertura 2Em 2026, quatro propostas foram classificadas por meio do Edital nº 200/2026: “Desbravadores do café: O que tem na minha xícara?”, do Campus Carmo de Minas; “Programa Expedição IFSULDEMINAS – Andrelândia”, da Reitoria; “SEMEANDO SABERES – Compartilhando conhecimentos, cultivando transformações – 5ª Edição”, do Campus Machado; e “Dia de DivertAção: Brincadeiras, Brinquedos e Esporte para Todos”, do Campus Carmo de Minas.

Além das propostas classificadas, a PROEX organizou equipes dos campi Inconfidentes e Passos para atender Boa Esperança e uma equipe do Campus Machado para Poço Fundo, de acordo com as demandas apresentadas pelos municípios.

A edição de 2026 começou com o Encontro de Acolhida e Orientação, realizado no dia 21 de setembro, no Espaço Sociocultural do Campus Machado. Após o encontro, as equipes seguiram para os municípios, onde permaneceram durante o período de execução das atividades.

👉 Clique aqui e confira as fotos do evento

 

Andrelândia

AndrelândiaEm Andrelândia, o “Programa Expedição IFSULDEMINAS – Andrelândia” foi desenvolvido por uma equipe formada por integrantes da Reitoria e dos campi Inconfidentes e Muzambinho. Ao todo, 11 pessoas participaram da equipe, entre elas três servidores.

A programação contemplou diferentes públicos e áreas de atuação, com atividades de panificação, horta comunitária ou paisagismo, robótica ou inteligência artificial, espanhol comunicativo, ensino lúdico de espanhol para crianças, brincadeiras folclóricas e cantigas de roda e atividades recreativas destinadas aos estudantes da APAE.

As ações foram realizadas em escolas do município e em outros espaços definidos de acordo com o público de cada atividade.

 

Boa Esperança

Em Boa Esperança, participaram duas equipes: uma do Campus Inconfidentes, formada por dez integrantes, sendo dois servidores, e outra do Campus Passos, com nove integrantes, também com dois servidores. Boa Esperança

As atividades foram desenvolvidas em parceria com a rede municipal de ensino e incluíram oficinas de acolhimento, leitura e matemática, produção textual e resolução de problemas, oficinas integradas e atividades de avaliação e socialização.

A programação foi direcionada principalmente aos estudantes do Ensino Fundamental e às equipes pedagógicas das unidades participantes, com ações realizadas na Escola Municipal de Barro Preto e na Escola Municipal Fazenda Águas Verdes.

A professora Diana Patricia Ferreira de Santana, do Campus Passos, integrou uma das equipes que atuaram em Boa Esperança. Para ela, a experiência possibilitou conhecer mais de perto a realidade das escolas rurais atendidas e identificar desafios enfrentados por estudantes e profissionais da educação.

Entre as atividades, Diana destacou uma dinâmica realizada com estudantes, principalmente do 9º ano, sobre as expectativas para o futuro. Segundo a professora, a atividade precisou ser reformulada para que os participantes falassem sobre seus sonhos. “Foi triste perceber que muitos ali não têm sonhos ou, quando os têm, não extrapolam o horizonte da região rural”, relatou.

A equipe também trabalhou diferentes possibilidades de aprendizagem, com dinâmicas, brincadeiras e apresentação de metodologias que podem ser utilizadas pelos professores. 

Para Diana, a participação também trouxe aprendizados para a própria equipe. “Proporcionou a oportunidade de sair da ‘bolha’ acadêmica e perceber que o nosso país é muito mais diverso do que imaginamos e, às vezes, o que parece óbvio para nós não é no mundo afora”, afirmou.

 

Coqueiral

CoqueiralEm Coqueiral, 20 integrantes do Campus Carmo de Minas, entre eles dois servidores, participaram das atividades. O município recebeu as propostas “Desbravadores do café: O que tem na minha xícara?” e “Dia de DivertAção: Brincadeiras, Brinquedos e Esporte para Todos”.

A programação envolveu crianças, idosos, produtores rurais, comerciantes, artesãos, servidores públicos e a comunidade em geral. Entre as atividades estiveram brincadeiras folclóricas e cantigas de roda, atividades recreativas, cinema, oficina voltada à memória para idosos, ações sobre marketing rural e produtos locais, marketing digital e atividades relacionadas a cafés especiais.

Lílian Vanessa Silva, professora do curso Técnico em Alimentos do Campus Carmo de Minas, participou pela primeira vez presencialmente do Expedição. Segundo a docente, foram realizadas duas oficinas com degustação, comparando café comum e especial, apresentando diferentes métodos de preparo e abordando as diferenças entre cafés arábica e canéfora. Estudantes do Bacharelado em Administração também realizaram uma palestra sobre Marketing Digital. coqueiral 2

Para a professora, as oficinas permitiram apresentar aos participantes diferentes formas de preparo do café e ampliar a discussão sobre possibilidades relacionadas aos produtos locais. "Mesmo abordando um tema comum – o café, nós conseguimos expandir a visão dos participantes para a diversidade de modos de preparo da bebida, que ampliam as experiências de consumo da bebida para os próprios participantes, mas também refletem em oportunidades de gerar novos negócios na cidade", relatou. 

As estudantes Alana, Luara, Thaina, Manuela, Stella e Sophia, do Campus Carmo de Minas, também integraram a equipe que atuou em Coqueiral. Para o grupo, o Expedição proporcionou uma experiência diferente da rotina acadêmica, com a possibilidade de apresentar as atividades e manter contato direto com diferentes públicos. “Nós fomos com a intenção de compartilhar conhecimentos, mas também voltamos com novas ideias, opiniões e experiências que aprendemos com as pessoas que participaram das atividades”, relataram.

O grupo também destacou a participação do público durante a programação, por meio de perguntas, opiniões e conversas sobre os temas apresentados. Para as estudantes, a experiência contribuiu para desenvolver habilidades de comunicação, responsabilidade e trabalho em equipe, além de proporcionar maior segurança para falar com diferentes públicos. "O Expedição foi uma experiência muito importante para todas nós. Foi uma oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendemos no Instituto, conhecer novas pessoas, ouvir diferentes opiniões e perceber ainda mais a importância de aproximar o IFSULDEMINAS da comunidade”, avaliaram.


Conceição dos Ouros

Em Conceição dos Ouros, a proposta “SEMEANDO SABERES – Compartilhando conhecimentos, cultivando transformações – 5ª Edição” foi desenvolvida por uma equipe do Campus Machado, formada por 12 integrantes, sendo dois servidores. Conceição dos ouros

A programação contemplou diferentes públicos e incluiu atividades de marketing rural, oficina de memória para idosos, orientações sobre economia doméstica, preparação e inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho, atividades recreativas com idosos e estudantes da APAE, ações educativas sobre prevenção ao bullying, gincanas e teatros nas escolas, marketing digital, atividades culturais, palestras para servidores públicos e ações de promoção da saúde.

A edição realizada em Conceição dos Ouros também teve participação de estudantes intercambistas e incluiu atividades relacionadas ao ensino de espanhol, entre elas ações culturais e educativas com estudantes da rede municipal.

 

Poço Fundo

Em Poço Fundo, as atividades foram realizadas por uma equipe do Campus Machado composta por 13 integrantes, entre eles três servidores ativos e uma servidora aposentada. 

A programação envolveu diferentes públicos e incluiu preparação e inserção de mulheres no mercado de trabalho, capacitação de cantineiras, atividades com pequenos agricultores sobre práticas agrícolas sustentáveis e agroecologia, palestra de saúde para servidores públicos municipais, reciclagem e educação ambiental e atividades recreativas com crianças e idosos.poço fundo

A professora Lêda Gonçalves, docente dos cursos de Agronomia, Técnico em Agropecuária e Zootecnia do Campus Machado, participou do Expedição pela quinta vez, juntamente com estudantes integrantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) e do Grupo de Estudos em Entomologia (GEENT).

Nas atividades com agricultores e agricultoras, foram abordados temas como hortas agroecológicas, uso de plantas de cobertura na regeneração e conservação dos solos e manejo de pragas e doenças. Com as crianças, a equipe trabalhou assuntos relacionados ao descarte de resíduos e à identificação e preservação dos insetos.

Entre as ações realizadas no município, Lêda destacou a tarde de atividades no Lar de Idosos Nossa Senhora das Graças. “Percebemos que eles ficaram felizes com a nossa presença e isto nos faz refletir sobre como podemos, com tão pouco, trazer momentos de alegria, conforto e amor”, relatou.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 05/10/2026

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Salvar
Preferências do usuário sobre cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Ler mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Recusar
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google
Aceitar
Recusar
Facebook
Aceitar
Recusar
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Cookies
Aceitar
Recusar