Página inicial > Últimas notícias > Encontro das licenciaturas

Encontro das licenciaturas

1º Encontro das Licenciaturas do IFSULDEMINAS reúne comunidade acadêmica

A programação do evento segue até amanhã, 18 de novembro

foto1Na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, teve início o 1º Encontro das Licenciaturas do IFSULDEMINAS e 3º Encontro do PIBID. O evento, organizado pela coordenação do PIBID com o apoio das pró-reitorias de Ensino e Extensão, acontece até amanhã, (18), no Centro de Excelência do Café do Campus Machado.

A cerimônia de abertura reuniu professores, técnicos administrativos e discentes de vários campi, além de autoridades acadêmicas, como o reitor da instituição, professor Marcelo Bregagnoli. Também estiveram presentes o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho; o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa; o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Rodrigues Reinato e a professora Maria Aparecida Rodrigues Cangussu, coordenadora institucional do PIBID. Os convidados foram recebidos com música ao vivo, interpretada pelos professor do Campus Machado, Ewerton Souza e Thiago Santos, do Conservatório Municipal de Alfenas.

O diretor do Campus Machado e anfitrião do evento, professor Carlos Henrique, ressaltou a importância de valorizar a formação docente, no caso específico de Machado com a Licenciatura em Biologia e em Computação. "É um evento que esperamos que se repita ao longo dos anos com muito sucesso”.

Em sua fala, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, enalteceu a formação docente. "Queremos acima da formação de um professor, formar o melhor cidadão possível. O IFSULDEMINAS é um dos institutos que mais oferece licenciaturas em suas unidades, atingindo o que é exigido por lei. Agora, queremos melhorar cada vez mais nossa qualidade”.

A professora Maria Aparecida Cangussu enfatizou, também, a atuação do Pibid, com mais de 130 bolsas disponibilizadas aos estudantes. “Reunir um debate sobre as licenciaturas em um encontro com o PIBID traz uma troca de conhecimentos e experiências muito interessante”.

Após as boas vindas e destaque dado pelos docentes à atividade, foi realizada a palestra “Institutos Federais: diálogo com território - limites e possibilidades ”, ministrada por Luiz Augusto Caldas Pereira, docente do Instituto Federal Fluminense.

Alisson Patrick, do 4º período de biologia, comentou que o evento “reúne diversos cursos e propicia a melhor divulgação das atividades”. Para Aline de Oliveira, do 6º período de Biologia, “o encontro agrega conhecimento e interação, o que ajuda na formação profissional”.

Após o almoço, o Centro de Excelência recebe uma mesa de debates composta por professores e estudantes que discutem a questão da licenciatura. À noite, os presentes participarão da palestra “Desafios das licenciaturas nos Institutos Federais”, ministrada pelo docente Francisco José Montório Sobral, reitor do Instituto Federal Catarinense.

As atividades do primeiro dia de evento serão encerradas com apresentações culturais realizadas pelas escolas parceiras do PIBID: Bumba Meu Boi, interpretado pela Escola Estadual Iracema Rodrigues; Capoeira - Escola Estadual Gabriel Odorico e Congada - Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro.

PIBID

fotomateriaAinda dentro da programação, no dia 18 de novembro, o IFSULDEMINAS promoveu o Terceiro Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sediado pelo Campus Machado. O evento contou com a participação de alunos e servidores de todos os campi. Pela manhã, houve a recepção com um café e o credenciamento. Em seguida, a abertura oficial das atividades com uma mesa redonda, sobre o tema “Escola sem Partido”, conduzida pelos professores Tarcísio de Souza Gaspar e Marcela de Andrade Rufato.

Para o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, o objetivo é debater e socializar os trabalhos desenvolvidos dentro do programa. “Podemos fazer, também, um balanço do que estamos produzindo de bom e onde precisamos melhorar”. Gustavo Henrique da Costa, do 6º período de Licenciatura em Matemática – Campus Inconfidentes e há dois anos integrante do PIBID, comentou a importância dessa interação com os outros campi para ter mais visibilidade. “É um momento de mostrar os nossos trabalhos e marcar o nosso espaço dentro da instituição”.

Para a professora Ariane Borges, o evento traz uma visão ampla, pois, une todas as licenciaturas do IFSULDEMINAS. “Com essa integração, surgem várias propostas de melhorias para esses cursos. O que vem a somar para o crescimento dos mesmos”. O professor Roberto Camilo Órfão, que levou um grupo de alunos do Ensino Médio para o evento, acredita que a educação é sempre construída por meio de debates. “É essencial despertarmos a formação de senso crítico dos nossos discentes”. Durante o dia, houve ainda um espaço de discussão e troca de experiências entre os pibidianos e uma atividade cultura encerrou o dia.

Confira a programação do encontro!

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado
Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria