IFSULDEMINAS conquista título de IF Empreendedor
IFSULDEMINAS é destaque no Índice de Institutos Federais Empreendedores e participa de sessão de premiação no Senado Federal
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) conquistou, pela segunda vez, posição entre as 10 melhores instituições do país no Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE), figurando ainda como primeiro colocado em Minas Gerais. O resultado reflete o desempenho da instituição em indicadores relacionados à inovação, empreendedorismo e impacto social.
O prêmio foi recebido pela Diretora de Inovação e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, Paula Magda Roma, em sessão especial realizada no Plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), no último dia 12 de dezembro.
Na ocasião da premiação, a diretora Paula Magda teve um momento de fala, no qual representou todos os institutos federais. Sua participação reforçou a inserção das instituições federais no debate sobre empreendedorismo e inovação no contexto da educação pública técnica e superior.
De acordo com Paula Magda, “a presença do IFSULDEMINAS no ranking nacional e a participação no lançamento no Senado Federal representam reconhecimento institucional do trabalho coletivo voltado à inovação, ao empreendedorismo e ao impacto social, alinhado às diretrizes de atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.
Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE)
O IIFE é um indicador que classifica os institutos federais brasileiros de acordo com práticas e iniciativas que incentivam a cultura empreendedora, a inovação tecnológica, a extensão e a relação com a comunidade e o setor produtivo. O índice busca capturar, por meio de dados institucionais e qualificados, o engajamento das instituições em atividades que favorecem o desenvolvimento regional e a formação de uma cultura de empreendedorismo nas diversas dimensões de sua atuação.
Durante a solenidade, representantes destacaram o papel do indicador como ferramenta de diagnóstico e planejamento para instituições de ensino superior, permitindo compreender como universidades e institutos promovem a cultura empreendedora, a inovação, a infraestrutura e o protagonismo estudantil. O índice é construído a partir de pesquisa com estudantes e dados institucionais, abrangendo dimensões que vão além de um simples ranking e propiciando um panorama sobre as práticas empreendedoras no ensino superior brasileiro.
O IIFE trata-se de um estudo nacional organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A Brasil Júnior representa mais de 28 mil jovens empreendedores e 1,6 mil empresas juniores em todo o país e sua iniciativa busca incentivar políticas e práticas que promovam a formação empreendedora dos estudantes.
Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS, com informações da DITE e da Agência Senado.
Publicado: 18/12/2025
Redes Sociais