Delegação peruana visita IFSULDEMINAS
IFSULDEMINAS e Universidade Nacional de Piura fortalecem parceria e firmam novas intenções de cooperação internacional
Delegação peruana visitou a Reitoria e o Campus Machado

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) recebeu, na última sexta-feira (10/10), a delegação da Universidade Nacional de Piura (UNP), do Peru. O encontro foi promovido pela Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI) do Instituto e teve o objetivo de fortalecer e ampliar as relações e projetos entre as duas instituições.
A delegação da UNP era composta pelo reitor, Enrique Ramiro Caceres Florian, pelo vice-reitor acadêmico, Wilson Geronimno Sancarranco Cordova, e pelo chefe da oficina de relações internacionais, Wilmer Ahumada Rivera.
Reitoria
A visita teve início no período da manhã no prédio da Reitoria do IFSULDEMINAS, em Pouso Alegre (MG). O reitor do Instituto, Cleber Ávila Barbosa, recebeu os representantes da UNP acompanhado do pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, da pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, e da equipe da CGRI.
Durante o encontro, os dirigentes apresentaram dados acadêmicos e um panorama da estrutura de suas instituições, também discutiram os rumos do convênio entre IFSULDEMINAS e UNP, vigente desde 2012. A parceria já possibilitou a mobilidade acadêmica de 15 estudantes brasileiros no Peru e a recepção de 21 graduandos peruanos nos campi do IFSULDEMINAS, sendo que, atualmente, 3 estudantes da UNP estão em território brasileiro, nos campi Machado e Inconfidentes, e 2 acadêmicos brasileiros estão em intercâmbio no Peru.
De acordo com o reitor da UNP, o convênio atual representa apenas o início de uma série de iniciativas conjuntas. “Nossos estudantes que vêm para o IFSULDEMINAS retornam muito satisfeitos do intercâmbio. Isso indica que nosso convênio começou muito bem, mas queremos que nossa parceria cresça e abarque outros aspectos. Vislumbramos projetos que não vão ser um sonho, em algum momento vão ser uma realidade”, destacou Enrique Florian.
O encontro resultou na assinatura de uma carta de intenções para o desenvolvimento de novas colaborações. O documento prevê, para os estudantes, mais vagas de intercâmbio em 2026, a expansão do programa de mobilidade internacional para outras graduações e a estruturação de um programa de dupla diplomação.
Além disso, as instituições manifestaram interesse em criar um programa de mobilidade docente, incentivar o intercâmbio de pesquisadores e ofertar cursos de espanhol e português de forma recíproca, beneficiando tanto a comunidade acadêmica brasileira quanto a peruana.
Durante o encontro, o reitor do IFSULDEMINAS ressaltou o compromisso do Instituto com a internacionalização. “Recebemos com alegria nossos parceiros. Foi uma visita muito produtiva, com tratativas iniciais para viabilizar muitas oportunidades para nossos estudantes, profissionais e comunidade. Investir na internacionalização é um dos nossos pilares para oferecer uma formação integral”, afirmou Cleber.
Redes Sociais