13ª Feira de Estágios e Empregos
Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS conecta estudantes e empresas em Poços de Caldas
Evento reuniu mais de 40 instituições, promoveu minicursos e gerou oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho
Nos dias 7 e 8 de outubro, foi realizada a 13ª Feira de Estágios e Empregos do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), um evento gratuito e aberto ao público que conecta estudantes, profissionais e empresas da região, criando um ambiente favorável para networking, capacitação profissional e geração de oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.
A Feira é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão de forma itinerante nos campi do IFSULDEMINAS e, neste ano, ocorreu em parceria com o Campus Poços de Caldas. Confira aqui a cobertura fotográfica do evento!
Abertura
Às 9h30 da manhã do dia 7 de outubro, o público lotou o auditório do campus para assistir à cerimônia de abertura, marcada pela apresentação de voz e violão dos integrantes do projeto “Música para Todos”, do Campus Poços de Caldas, e pelos discursos da equipe organizadora e da gestão do IFSULDEMINAS.
O diretor-geral substituto do Campus Poços de Caldas, Mateus dos Santos, saudou os visitantes e celebrou a presença dos cerca de 500 estudantes dos demais campi do IFSULDEMINAS esperados para os dois dias de evento. “Para muitos de vocês, deve ser a primeira vez visitando o Campus Poços de Caldas, e é uma alegria muito grande recebê-los aqui e vê-los participando de um evento tão importante! A Feira dá a oportunidade de aproximar as empresas da nossa instituição. Através desse evento, nós queremos apresentar os profissionais que estamos formando, com novas capacidades e novas habilidades para este mundo desafiador”, enfatizou.
Na sequência, a pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Daniela Cardoso Santos, destacou que a estrutura da Feira foi montada para oferecer oportunidades diversas aos
participantes, como a possibilidade de praticar o networking e se capacitar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Nesse sentido, a gestora fez um pedido aos estudantes: “O único pedido que faço é que sejam extremamente curiosos. Aproveitem estes dois dias para poder aprender, para poder perguntar. Façam muitas perguntas, não saiam daqui com dúvidas. São muitas empresas presentes, de diferentes segmentos, e que trazem oportunidades que poderão enriquecer a formação de vocês!”, reforçou.
Para encerrar a solenidade, o coordenador-geral de Relação com o Mundo do Trabalho do IFSULDEMINAS, Alex Silva, incentivou os estudantes a visitarem os estandes das empresas parceiras e a participarem dos minicursos. “É um momento fantástico para vocês tentarem captar oportunidades transformadoras. Por isso, façam networking, façam os minicursos. As empresas estão aqui para conhecer vocês, muitas com vagas de estágio abertas”, indicou.
Você usa o LinkedIn?
Ainda no auditório, os visitantes acompanharam a palestra “LinkedIn de A a Z: estratégias para geração de conteúdo, autoridade e marca empregadora”, com o palestrante internacional e consultor de marketing digital e mídias sociais, Cristiano Santos. O especialista em LinkedIn deu dicas para ajudar os estudantes a se conectarem com possíveis empregadores e a produzirem conteúdos que construam autoridade profissional. “As pessoas pensam que o LinkedIn é só para quem já está empregado, já tem um cargo, mas, na verdade, essa rede social profissional é para você contar a sua história de carreira. E nada melhor do que você contar a sua história de carreira justamente quando está no ensino médio e técnico, quando está começando os estudos na universidade, para ir construindo a sua autoridade. Se o estudante conta um pouquinho dos projetos que faz no Instituto, ou mostra algum projeto voluntário que realiza, ou então fala dos cursos livres e eventos de que já participou, todas essas informações, se colocadas no LinkedIn, ajudam a chamar a atenção dos recrutadores, que estão de olho nessa rede social”, contextualizou o palestrante.
Johann Sacconi Ferreira, estudante de Sistemas de Informação do Campus Machado, saiu entusiasmado da palestra. “Achei muito interessante, uma palestra maravilhosa porque trouxe uma nova forma de abrir a mente e pensar em como você pode engajar o seu LinkedIn. Eu já usava essa rede social, só que agora, com as dicas que ele passou, vou melhorar
o meu perfil no LinkedIn para ir atrás de um novo estágio”, compartilhou.
Empresas parceiras
Durante os dois dias do evento, 45 empresas e instituições de destaque regional, nacional e até internacional montaram estandes no ginásio poliesportivo do campus. As organizações dos ramos tecnológico, alimentício, químico, agrícola, contábil, educacional, entre outros, apresentaram ao público suas atividades e portfólio de produtos e serviços, captaram currículos e estimularam a interação com atividades criativas e dinâmicas.
Uma cooperativa que oferece planos de saúde levou ao estande duas bicicletas adaptadas que, ao serem pedaladas, geravam energia para acionar um liquidificador e preparar sucos naturais. “Buscamos uma forma de incentivar hábitos saudáveis, como se alimentar bem e praticar atividade física. E aproveitamos esse chamariz para atrair e conhecer estudantes, montando um banco de currículos para preencher vagas de jovem aprendiz, de estágio e até oportunidades de emprego na parte administrativa”, revelou Alan Mucciaroni, analista de gestão de pessoas.
Na visitação aos estandes, o público conheceu empregadores, entregou currículos e participou de conversas com potencial de gerar oportunidades de estágio ou contratação. Foi durante um bate-papo que Gabriela Santos Silva, aluna do curso Técnico em Agropecuária do Campus Machado, saiu do evento com uma proposta de estágio. “Eu estava em um estande que não tinha nada a ver com a minha área de atuação, mas comecei a conversar com os empresários e eles acabaram me indicando, na hora, para um médico-veterinário conhecido deles. Daqui mesmo, conversamos pelo WhatsApp, falei sobre minhas experiências e disse que gosto muito de bovinos de leite. Ele gostou do que eu falei e combinou de conversar comigo já neste sábado. Jamais imaginei que sairia da Feira com uma entrevista de estágio agendada!", contou empolgada.
Networking e capacitação
Embora direcionada aos alunos do IFSULDEMINAS, a Feira de Estágios e Empregos é também um espaço propício para profissionais em busca de recolocação e para todos os interessados em ampliar conhecimentos e conexões no mercado de trabalho.
A empresária Elen Carvalho, que comanda uma consultoria em Varginha (MG) voltada à gestão de pessoas, finanças e vendas, contou que esta é a quarta vez que participa da Feira. Para ela, o evento é uma oportunidade de captar talentos, divulgar serviços e fazer networking. “Em cada edição da Feira, nossa empresa sai daqui com pelo menos uma possibilidade de nova parceria de negócio. Esse evento é muito interessante para nós!”, revelou.
Além da possibilidade de networking, o público teve acesso a oito minicursos sobre temas diversos ligados ao mundo corporativo. Rosilene Lavras da Silva, de 48 anos, participou de um sobre oratória e gostou dos conhecimentos adquiridos. “Eu acredito que a comunicação, em si, é um instrumento muito importante, seja dentro da escola ou em qualquer ambiente que a gente esteja. Então, eu vim com a perspectiva de adquirir mais conhecimento para me desbloquear e conseguir me expressar melhor, sem aquele sentimento de estar sendo visada, sem nervosismo, pois o emocional às vezes acaba fazendo dar tudo errado, pelo simples fato de a gente não saber se preparar", compartilhou.
Encerramento
No segundo dia do evento, 8 de outubro, pela manhã, o público acompanhou a palestra “Empregabilidade: competências profissionais e pessoais”, ministrada pelo Senac. Já no período da tarde, os participantes puderam visitar novamente os estandes das empresas parceiras e se inscrever em minicursos que abordaram temas como inteligência emocional, elaboração de currículos, criação de conteúdo no LinkedIn e preparação para entrevistas e processos seletivos.
Redes Sociais