Evento Proex e PPPI
1º Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão
Profissionais das áreas se reúnem em Caxambu em três dias de evento

Representantes da Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação de todos os campi estiveram reunidos no Hotel Glória, em Caxambu (MG), entre os dias 16 e 18 de setembro, para compartilhar experiências e planejar as ações de suas áreas. O 1º Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão contou com palestras, mesas redondas e experiências exitosas.
O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Cleber Ávila Barbosa, comentou a importância do evento: “Este primeiro encontro representa um momento marcante para nossa instituição, é um momento onde nós estamos compartilhando experiências exitosas, discutindo sobre os desafios e trabalhando possíveis encaminhamentos nas nossas políticas institucionais, faz parte de uma política de formação, de imersão dos servidores nas diferentes áreas”. Cleber também apresentou um panorama das áreas e o planejamento das ações para os próximos anos.
O coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica, Pierry Teza, falou da importância dos registros das ações para gerar indicadores, dos desafios da rede, que oferece desde cursos técnicos até pós-graduação em nível de mestrado e doutorado e das políticas públicas: “Sejam obsessivos no registro porque é a garantia da política pública e não existe política pública que não vai resolver problemas da sociedade. Os indicadores fortalecem as políticas públicas, que fortalecem a rede federal e garantem o acesso, a permanência e o êxito”.
A abertura do evento também contou com a participação da pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, do diretor do Campus Carmo de Minas, João Olympio de Araujo Neto, que representou os diretores-gerais e da equipe de gestão da Reitoria do IFSULDEMINAS.
O Coral Voices IFCDM emocionou o auditório lotado. O Coral, regido pelo colaborador do campus, Rafael Janke Bosque, levou 13 dos seus 30 membros. Eles apresentaram várias músicas internacionais e brasileiras.

Panorama e Perspectivas
Durante o evento, a pró-reitora de Extensão, Daniela Cardoso, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carlos Reinato, apresentaram um balanço das ações e as perspectivas para os próximos anos. Eles também compartilharam um momento de discussão com os presentes, que puderam fazer perguntas.
Daniela destacou que no ano de 2024 foram investidos quase R$ 60 milhões de recursos na Extensão, muitos de captação externa, como o programa Partiu IF. Ela também apresentou os editais da Extensão, com destaque aos editais Cultiva e o de seleção de livros. Em sua fala, ela frisou a importância da humanização nos trabalhos desenvolvidos e encerrou com a frase “Felicidade é questão de justiça social”.
Carlos Reinato fez um panorama da atuação de sua pró-reitoria e destacou os ambientes de inovação, entre eles, o Centro de Validação Tecnológica (CVT), o Polo Embrapii, a Cidade Inovadora, as incubadoras e os diversos laboratórios. Para Carlos Reinato, “várias propostas nascem aqui deste momento de imersão, no qual a gente acaba socializando as informações tanto da Pró-reitoria de Extensão quanto da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e é onde fazemos a escuta também, então é um momento de escuta, é um momento de trazer novas discussões e ajustar também os nossos editais, as nossas oportunidades”.
A Diretora de Extensão, Michelle Marques, e o professor do Campus Poços de Caldas, Douglas Braz, participaram da Mesa Redonda "Captação de Recursos". Michelle apresentou diversos projetos ligados à Pró-reitoria de Extensão que conseguiram financiamentos de órgãos do governo federal e estadual. Já Douglas mostrou diversas formas de pesquisa para encontrar financiamentos de projetos públicos e apresentou uma plataforma desenvolvida pelo Campus Poços de Caldas, que facilita a busca de TEDs. A plataforma pode ser acessada neste link.
Participantes
Para Robson Alvarenga, professor de educação física do Campus Poços de Caldas, “É um momento muito especial, estamos fazendo algumas reuniões, algumas construções para os benefícios, principalmente, para os protagonistas, que são os alunos”.
A Coordenadora de Arte e Cultura do Campus Carmo de Minas, Cícera Rodrigues, também comentou sobre sua participação: “Este encontro também nos estimula a novas proposições, a novas produções, é importante a gente ver como está acontecendo a atuação nos outros campi e como podemos trazer mais propostas e mais projetos para oferecer ao nosso educando um ensino de qualidade, uma formação de qualidade”.

Inteligência Artificial: Ética, Aplicações e Impacto na Pesquisa e Extensão
O professor da rede federal, Luis Otoni M. Ribeiro, fez um panorama do uso da Inteligência Artifical (IA) na educação, apresentando ferramentas que podem ser úteis no dia a dia dos profissionais e apresentou exemplos de alguns prompts. Luis Otoni também trouxe algumas discussões sobre questões éticas, plágio e regulamentação e fez demonstrações do uso de agentes e como eles podem auxiliar na execução de tarefas manuais. Por último, ele deixou uma reflexão: "Você é o pioloto e a IA, o copiloto".
Texto: Monalisa Pereira
Data: 18/09/2025
Redes Sociais