Página inicial > Últimas notícias > Maratona de programação

Maratona de programação

Alunos do IFSULDEMINAS participam da final brasileira da XXI Maratona de Programação

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) marcou presença, entre os dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte, na etapa final brasileira da XXI Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Neste ano, o evento foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A competição é voltada para alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins, com o objetivo de promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, além de novas soluções de software.

foto1Flecha no Joelho é a equipe formada pelos alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho, Abner Samuel P. Palmeira (6º período), Aline Regina de Oliveira (6º período) e Samuel Eduardo da Silva (4º período), que foram os melhores classificados na fase regional, realizada no dia 10 de setembro, no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), em Varginha. Pela segunda vez seguida do curso, e primeira vez da equipe na final brasileira, a mesma obteve o 44º lugar.

Competição

A competição reuniu 58 equipes de todo o país. As atividades iniciaram com um aquecimento no dia 11. Já no dia 12, os participantes receberam uma prova, em inglês, com 10 problemas e deveriam sugerir algoritmos que os solucionassem. A equipe "0xE" da Universidade Federal de Pernambuco conquistou o 1º lugar da maratona. O segundo foi para a equipe "Veni Vidi Codi" da Universidade Estadual de Campinas e o terceiro ficou com a equipe "Robério e Seu Teclado" da Universidade Federal da Bahia.

Além da possibilidade de vagas para disputa da final mundial do ICPC (ACM International Collegiate Programming Contest), que acontecerá entre os dias 20 e 25 de maio de 2017 na cidade de Rapid City - South Dakota, nos Estados Unidos, as três equipes melhores colocadas receberam medalhas de ouro, as três seguintes medalhas de prata, e as outras quatro seguintes medalhas de bronze. Confira os resultados - clique e acesse.

Texto: Professor Ricardo José Martins
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS