Abertura Empreende IFSULDEMINAS
Projeto Empreende IFSULDEMINAS realiza abertura de cursos técnicos em Administração em cidades parceiras
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou, nos dias 12 e 13 de agosto, a abertura oficial dos cursos técnicos subsequentes presenciais em Administração com ênfase em Empreendedorismo, ofertados pelo Projeto Empreende IFSULDEMINAS. A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, e já se consolida como um marco na promoção da educação empreendedora em diferentes municípios do Sul de Minas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, do coordenador geral do projeto, professor Roberto Nunes Duarte; da diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke Nachtigall; do diretor-geral do Campus Três Corações, professor Carlos José dos Santos; do diretor de Administração e Planejamento do Campus Machado, Antonio Marcos de Lima, e do coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal, professor Nivaldo Bragion.
As atividades ocorreram em quatro locais: na segunda-feira (12), os eventos foram realizados em Monsenhor Paulo e Paraguaçu (em parceria com a COOMAP). Já na terça-feira (13), a programação reuniu autoridades em Santana da Vargem, em conjunto com a Sicoob, e em seguida, no município de Coqueiral.
O projeto prevê a formação de cerca de 320 estudantes distribuídos em oito municípios, que terão a oportunidade de cursar o Técnico em Administração com ênfase em empreendedorismo, em uma iniciativa que integra o ensino técnico ao desenvolvimento regional.
Segundo o coordenador geral, professor Roberto Nunes Duarte, o Empreende IFSULDEMINAS representa “um avanço significativo na forma como o Instituto Federal do Sul de Minas atua junto à sociedade, levando uma proposta inovadora, inclusiva e transformadora, capaz de fortalecer a empregabilidade e preparar jovens para o protagonismo no mercado de trabalho”.
A iniciativa adota a Metodologia NEJ – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, desenvolvida pelo Sebrae e reconhecida nacionalmente por incentivar o 'aprender fazendo'. Adaptada ao contexto do IFSULDEMINAS, a metodologia estimula os estudantes a vivenciarem práticas empreendedoras, como a criação de empresas simuladas, elaboração de planos de negócio, desenvolvimento de projetos sociais e construção de soluções para os desafios das comunidades locais.
Além de promover a qualificação técnica, o Empreende IFSULDEMINAS fortalece a integração entre o Instituto, as prefeituras e o setor produtivo, criando oportunidades para que jovens e adultos tenham acesso a uma formação diferenciada, prática e conectada às demandas atuais.
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 19/08/2025
Redes Sociais