Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Workshop Internacional
Início do conteúdo da página

Workshop Internacional

IFSULDEMINAS se reúne no Paraguai com representantes da Unevoc na América Latina

Atividades são coordenadas pela Unevoc, Ministério da Educação do Paraguai e Fundação Paraguaia, de 08 a 11 de novembro

workshopO reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), professor Marcelo Bregagnoli, e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminsenes), Jefferson Manhães de Azevedo, viajaram para o Paraguai no dia 08 de novembro. Com o objetivo de participar de um workshop e reunião do agrupamento América Latina, os reitores representam o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (Conif).

O encontro é um desdobramento do curso de Formação para Gestores, promovido pela Unesco/Unevoc, e que discutiu a educação profissional com representantes de 20 países, em outubro, na Alemanha. O Conif pretende tornar-se um membro da Rede Unevoc, o que deve possibilitar a ampliação do intercâmbio internacional, bem como abrir perspectivas para o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas com resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

“É muito importante para a Rede Federal estreitar os laços com a Unesco, através da Unevoc, órgão responsável pela educação profissionalizante, capacitação e qualificação de jovens no mundo. Como estamos na América Latina, o Conif será o centro de referencia de educação profissional, por meio de suas instituições”, comentou o reitor.

De acordo com Marcelo, ter sido convidado para participar dessa reunião, no Paraguai, com diversos países, demonstra o reconhecimento da atuação do Instituto Federal no ensino técnico, principalmente na educação do campo. “As diretrizes adotadas pelo IFSULDEMINAS já são utilizadas como balizamento das ações dentro da Rede e a partir de agora, serão utilizadas também pela Unevoc, demonstrando o quanto nossas ações são positivas, e com potencial para serem otimizadas”. Ele também explicou que o momento também serve para estreitar parcerias com diversos países, como a Colômbia, Uruguai, México, Chile, visando intercâmbio de alunos e projetos de ensino e pesquisa.

Além das grandes conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, a Unevoc promove encontros regionais para discussão de desafios comuns, para oworkshop1 compartilhamento de boas práticas e para a proposição de iniciativas que fortaleçam a educação profissional.

Nesse contexto, a Fundação Paraguaia, com apoio do Ministério da Educação do Paraguai, organizou um workshop para os países membros da sub-região América Latina, nos dias 08 e 09 de novembro, com o objetivo de compartilhar experiências sobre a utilização de tecnologias educacionais em comunidades rurais. Os gestores de oito países, entre eles, Brasil, México, Equador, Colômbia e Uruguai, estão hospedados em um hotel-escola que fica a 40km de Assunção, no Paraguai.

A programação também inclui uma reunião com os representantes regionais dos Centros Unevoc, nos dias 10 e 11 de novembro. A reunião servirá para definir algumas estratégias para que os países da América Latina possam trabalhar conjuntamente em prol da Educação Profissional.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria adaptado da Ascom/IFFluminense

Data: 10/11/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página