Partiu IF reúne estudantes em evento
IFSULDEMINAS apresenta experiências exitosas do Partiu IF
Cerca de 300 estudantes do cursinho Partiu IF de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se reuniram no Campus Machado, na data de ontem, dia 1º de julho, para apresentar as experiências ao assessor do gabinete da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Cleber Santos Vieira, que participou do evento por meio de videoconferência.
O Partiu IF é um cursinho pré-vestibular que prepara os estudantes para os processos seletivos de ingresso nos institutos federais. Ele é ofertado em todo o país e surgiu de uma experiência do Instituto, que em 2024 criou um cursinho preparatório para ingresso nos cursos técnicos integrados, com fomento da Secadi, o Prepara IF. Devido ao sucesso da iniciativa, o MEC decidiu ampliá-lo para todo o país. Cleber Vieira, da Secadi, destacou a importância do programa e a diversidade que ele alcança: "Existem oportunidades. A educação é pública e o direito à educação é para todos. Entretanto, existem diferença nas trajetórias históricas de cada um", realçou.
O reitor Cleber Ávila Barbosa esteve presente e se dirigiu aos estudantes, motivando-os para o ingresso na instituição: “Saber que tantos estudantes estão aqui hoje nos enche de esperança, porque significa que mais portas estão se abrindo e mais histórias vão se transformar. Nosso compromisso é oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, que forma para a vida, para o trabalho e para o futuro. Cada rosto aqui representa um potencial que pode ser desenvolvido dentro da nossa instituição. Que este seja apenas o começo de uma jornada transformadora. Estamos aqui para acolher, ensinar e oportunizar. Porque quando vocês entram no IF, todos nós crescemos juntos”.
Já a pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, ao se dirigir aos participantes, expressou sua satisfação com o engajamento dos estudantes e reforçou a importância do acesso à educação como um direito humano fundamental: “Fazer parte do Partiu IF é um direito de vocês, um direito humano fundamental, que é o acesso à educação. Fico profundamente realizada ao ver este auditório cheio. Acredito que só quem participa da construção das ações e vive realmente o dia a dia é capaz de sentir, compreender e se emocionar com tudo isso".
Lara Parisi Ferreira é aluna do Partiu IF e quer estudar no Campus Muzambinho no curso de Técnico Integrado em Agropecuária. Ela compartilhou sua experiência: “Está sendo ótima, o Partiu IF superou minhas expectativas, com as aulas práticas, diferenciadas que têm lá. As aulas que têm no curso me ajudaram bastante na escola regular também, eu aprendi matérias que eu nunca tinha visto no ensino regular, sem contar que as minhas notas melhoraram demais”.
Maria Eduarda Oliveira Domingues estudou no Prepara IF, no Campus Machado, no ano passado, e conseguiu ser aprovada no vestibular para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ao compartilhar sua experiência, ela contou que “eu sempre tive o sonho de estudar nesta instituição, é uma instituição que eu sempre admirei muito e eu sempre tive a certeza que iria abrir mil portas profissionais pra mim, mas eu também sempre tive muita noção de como aqui é concorrido, então quando eu vi essa oportunidade, eu não hesitei”.
Leonardo Gentil Carneiro, que faz o cursinho no Campus Três Corações, falou da sua experiência: “a minha experiência com o cursinho está sendo muito boa, os professores são muito atentos, fazem dinâmicas. As aulas me ajudam na escola também porque os professores passam as atividades, ensinam um jeito diferente de fazer alguma atividade. O ensino do Instituto é melhor que o de outras escolas. Não sei ainda que curso vou fazer no Campus Três Corações, mas sei que vou estudar lá”.
Ariane Vasques de Assis é estudante no curso Técnico Integrado de Informática, no Campus Muzambinho, ela participou do Prepara IF ano passado e contou que “a minha experiência foi muito boa, me ajudou muito para eu conseguir entender melhor, porque só as aulas que eu tinha da minha escola normal, aqui em Monte Belo, eu acho que não seria suficiente, os professores eram muito bons e, além do mais, me trouxe novas experiências, fiz novas amizades. Vale muito a pena fazer esse cursinho, porque ele ajuda muito, além do incentivo do dinheiro também.
O evento fez parte das comemorações dos 68 anos do Campus Machado. A diretora-geral do campus, Aline Manke Nachtigall, participou do evento e expressou sua alegria em oferecer essa oportunidade para os estudantes ingressarem na instituição.
Também estiveram presentes no evento o pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, a diretora de Extensão, Michelle Marques, a coordenadora da região Sudeste do Partiu If, Camila Pereira Santos, o coordenador do cursinho no IFSULDEMINAS, Giovane José da Silva, e o pedagogo do Campus Machado, Fábio Brazier. A coordenação da região Sudeste está sob responsabilidade do IFSULDEMINAS.
Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS
Data da publicação: 02/07/2025
Redes Sociais