Página inicial > Últimas notícias > Dicas para o Enem

Dicas para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece neste final de semana

Preparamos algumas dicas importantes. Confira!

enem1As provas do Enem acontecerão neste sábado e domingo, 5 e 6 de novembro, para a maioria dos estudantes. Foram alteradas as datas dos exames apenas dos candidatos que farão a prova em escolas ocupadas, cerca de 190 mil inscritos em todo o país. Tirar as notas exigidas e ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal motivo que levam os estudantes a fazerem o exame.

Você sabia que a nota do Enem também pode ser usada como critério de acesso aos cursos superiores no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMNAS)? Isso mesmo, do total de vagas ofertadas, 30 % delas são reservadas ao ingresso via Sisu. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio meio por do exame. Então, para que tudo aconteça na mais perfeita tranquilidade no dia da prova, preparamos algumas dicas importantes.

Em primeiro lugar, você já sabe o que deve ter em mãos na hora da prova? Vamos ao check-list: caneta esferográfica de tinta preta, com material transparente e o documento de identificação original com foto válido são obrigatórios. O cartão de confirmação é importante para que você verifique as informações sobre os locais de provas, mas não é obrigatório apresentá-lo.

Falando no cartão de confirmação, para quem ainda não acessou, essa é a hora. Nele estão as seguintes informações: número de inscrição, local de realização das provas, indicação do atendimento, se for o caso, opção de língua estrangeira, entre outros. Agora, caso tenha esquecido a senha, a recuperação deverá ser feita no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante ou no Aplicativo do Enem.

Uma dica mais que importante: chegue no horário, os atrasos não são perdoados em nenhuma hipótese. Então, guarde bem essa informação! Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30. Para não ficar perdido, faça o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame e saia de casa com antecedência para que nenhum imprevisto atrapalhe. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala até que seja autorizado o início do exame, às 13h30.

Fique atento também aos motivos que podem causar a eliminação do Enem: prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro participante, durante as provas; portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação; Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame; Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas, entre outros.

Como são as provas?

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Os dias das provas são divididos da seguinte forma: No primeiro dia, 5 de novembro: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o tempo para a prova é de4h30. Já no segundo dia, 06 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de prova de 5h30.

Lembre-seque antes de iniciar a prova, você deve verificarse o caderno contém a quantidade de 45 questões indicada no cartão-resposta. É interessante marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões, e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.

Os conteúdos já devem estar bem estudados e guardados na memória, mas se quiser dar aquela reforçada, é só correr para o programa "Hora do Enem". O projeto possui diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado. Também tem a opção de fazer o simulado da sua casa, escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. A programação televisiva inclui 300 vídeos de resoluções de exercícios. A exibição é diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana.

Gabaritos

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Será possível acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data que será divulgada depois,com a inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

A novidade deste ano é que todos os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação do Exame. A coleta será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para evitar fraudes e para que o Enem seja mais seguro. E lembre-se, guarde todos os equipamentos eletrônicos no envelope porta-objetos antes de entrar na sala, sob pena de eliminação do exame. É isso, matéria estudada, ansiedade controlada, boa prova!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 04/11/2016