Intercâmbio Canadá
Estudantes do IFSULDEMINAS são selecionados para intercâmbio no Canadá com bolsas do Programa ELAP
Três estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram contemplados com bolsas de estudo no Canadá, por meio do Programa Futuros Líderes nas Américas - Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). O programa é promovido pelo governo canadense e oferece apoio financeiro a alunos da América Latina e do Caribe para realizarem intercâmbio de curta duração em instituições de ensino superior do Canadá.
Natália Cabral Inaba, estudante do curso de Administração no Campus Machado e Luan dos Santos Rocha, também estudante do curso de Administração, só que no Campus Carmo de Minas, têm como destino o College of the Rockies; já Maria Clara Batista, estudante de Ciência da Computação no Campus Passos, terá seu intercâmbio no Sault College.
Durante quatro meses, os bolsistas participarão de atividades acadêmicas e culturais nas instituições de destino, com todas as despesas custeadas — incluindo passagem aérea, seguro-saúde, visto, moradia e alimentação. A seleção foi realizada a partir de parceria entre o IFSULDEMINAS e os colleges canadenses participantes, através do trabalho realizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CGRI) do IFSULDEMINAS, setor ligado à Pró-reitoria de Extensão, que atua na prospecção de oportunidades de mobilidade acadêmica internacional para alunos e servidores.
Para o coordenador de Relações Internacionais do instituto, Rafael Gomes Tenório, essa vivência internacional que os estudantes terão será muito importante em suas carreiras profissionais. “Buscamos incessantemente oportunidades para nossos alunos, pois acreditamos que vivências internacionais contribuem para o crescimento profissional e pessoal. Esse é mais um passo para expandir fronteiras e impulsionar carreiras”, comentou.
O Intercâmbio
O Programa Futuros Líderes nas Américas foi criado pelo governo do Canadá com o objetivo de fortalecer os vínculos educacionais e institucionais entre o país e as Américas. As bolsas são oferecidas anualmente para estudantes de graduação e pós-graduação que estejam matriculados em instituições parceiras e desejem realizar intercâmbio acadêmico de curta duração em colleges e universidades canadenses.
A seleção dos candidatos é realizada pelas instituições canadenses, com base em critérios como desempenho acadêmico, proficiência em inglês, plano de estudos e cartas de recomendação. Os estudantes permanecem vinculados à instituição de origem no Brasil durante o período de intercâmbio. Para esta edição, os contemplados se inscreveram por meio dos editais 12/2025 e 16/2025
Para Natália, que está no 7º período do curso, programas como o ELAP promovem a internacionalização da formação e ampliam horizontes culturais e acadêmicos. "Este é meu primeiro intercâmbio e foi um verdadeiro presente de Deus, estava muito animada com a possibilidade de embarcar nessa nova jornada. Ter a vivência em instituições de ensino no Canadá, vai fortalecer minhas competências interculturais e linguísticas, além de favorecer na criação de redes de contato internacionais", explicou.
Do Campus Passos, Maria Clara comenta que fazer um intercâmbio sempre foi seu sonho e, com a bolsa do ELAP, agora vai se tornar realidade. "Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio e estive de olho nesse edital desde que comecei o curso. Receber a aprovação foi emocionante! O pessoal do Sault College fez uma reunião comigo e quando recebi a notícia fiquei tão feliz, que até esqueci como falar inglês (risos). Espero conseguir aproveitar o máximo que a faculdade pode me oferecer, de atividades acadêmicas e profissionais a atividades sociais com os alunos. Estou na expectativa de conhecer pessoas de vários países! O ELAP e programas desse porte são muito valiosos para alunos que, como eu, sonham em fazer um intercâmbio. A bolsa é primordial, pois custear um intercâmbio é muito caro e saber que existem instituições dispostas a oferecer essa oportunidade é muito importante. A experiência de estudar em uma faculdade estrangeira traz diversas oportunidades que não seriam tão fáceis de encontrar somente com um diploma brasileiro. Não é somente um diferencial no currículo, mas uma experiência de vida muito especial",enfatizou a aluna.
Já para o Luan, do Campus Carmo de Minas, receber a notícia de aprovação no intercâmbio foi um momento de muita felicidade. "Foi uma loucura! Eu tinha uma parcela de dúvida, porque tínhamos que esperar a resposta do College. Mesmo passando nas fases aqui do Processo Seletivo, não era certo de que eu iria. Quando chegou a notícia, não sabia como reagir, mas com certeza estava realizado com a situação. É a realização de um sonho, não só pra mim, mas para a minha família". Para o estudante, poder participar deste programa é uma grande oportunidade de expandir conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento da sua região. "Minhas expectativas são as melhores possíveis! Ter contato com pessoas de vários lugares do mundo e poder aprender com elas vai ser incrível. Além de conseguir fazer o intercambio na minha área de estudos, o que trará uma bagagem maior para a minha carreira, poder estudar fora e trazer os conhecimentos que são aplicados em lugares que deram certo, será um diferencial para a minha região. Estou muito grato por poder participar", concluiu.
Os contemplados foram divididos em dois turnos, com início de estudo em diferentes períodos. Luan, que vai para o College of the Rockies, tem previsão de embarque até meados de agosto deste ano. Já as alunas Natália e Maria Clara, que farão o intercâmbio no College of the Rockies e Sault College, respectivamente, iniciam seus estudos no início de janeiro de 2026.
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 30/06/2025
Redes Sociais