Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo
Curso técnico com ênfase em Empreendedorismo chega a oito cidades do Sul de Minas
A oportunidade inaugura nova vertente do Programa IF Mais Empreendedor e reforça o compromisso do IFSULDEMINAS com a formação profissional e o desenvolvimento regional
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento sustentável regional, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) anuncia a ampliação do Programa IF Mais Empreendedor com o lançamento de uma nova vertente voltada à formação de empreendedores: o Curso Técnico Subsequente em Administração – com ênfase em Empreendedorismo.
Criado em 2020 para oferecer consultorias gratuitas - inicialmente a empreendedores do Sul de Minas e, mais tarde, a empreendedores de todo o país - o IF Mais Empreendedor já diagnosticou problemas, propôs soluções e contribuiu para a remodelagem de mais de 3 mil negócios em todo o Brasil. Agora, o programa avança e passa a incorporar uma formação técnica estruturada, aliando teoria e prática em um ambiente de aprendizagem inovador.
Formação técnica e prática
A novidade une o tradicional Curso Técnico em Administração oferecido pela instituição a uma metodologia internacional de ensino, que promove a vivência prática do mundo dos negócios por meio de uma plataforma virtual simulada. Nesse ambiente, os estudantes assumem a gestão de uma empresa fictícia, desenvolvendo habilidades empreendedoras de forma imersiva e contextualizada.
Fruto de uma parceria entre o IFSULDEMINAS, o Sebrae Minas, prefeituras e cooperativas da região, o curso será gratuito, presencial, realizado no período noturno, e voltado a pessoas com mais de 18 anos, com Ensino Médio completo, residentes nas cidades participantes. O processo de seleção dos novos estudantes está em fase de elaboração e a previsão é de que as aulas tenham início em agosto deste ano.
Municípios atendidos
As primeiras cidades a receberem a nova formação serão: Andradas, Coqueiral, Guaxupé, Maria da Fé, Monsenhor Paulo, Poço Fundo, Santana da Vargem e Três Pontas.
Além dos municípios, as cooperativas Coomap, de Paraguaçu, e Sicoob Copersul, de Três Pontas, também aderiram à iniciativa. Os acordos de cooperação foram formalizados entre março e junho deste ano.
O reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa, destaca que a ampliação do programa representa um passo importante na missão institucional de promover educação de qualidade aliada ao desenvolvimento regional. “Esse movimento representa mais do que a ampliação de vagas em educação técnica: ele simboliza a aposta na formação de jovens e adultos como protagonistas da transformação local. Antes, o IF Mais Empreendedor oferecia capacitações rápidas e consultorias; agora, damos um passo além, oferecendo formação técnica estruturada, com vivência prática, metodologia inovadora e forte articulação com os setores produtivos”, afirmou.
Pelas parcerias firmadas, as prefeituras e cooperativas disponibilizarão os espaços físicos para as aulas e investirão na contratação de professores e da equipe de apoio técnico e administrativo. Já o IFSULDEMINAS será responsável pela gestão pedagógica do curso, seleção de estudantes e emissão dos certificados técnicos.
De acordo com o coordenador de Empreendedorismo do Instituto, Roberto Duarte, o IFSULDEMINAS está aberto a estabelecer novas parcerias com municípios interessados em ofertar esse e outros cursos voltados à formação empreendedora. “Esta é a primeira de muitas ofertas que queremos implementar. Estamos à disposição para colaborar com prefeituras que desejem levar mais oportunidades de qualificação profissional e geração de renda para suas comunidades através da transformação da mentalidade tradicional dos alunos em empreendedora”, afirmou o coordenador.
Sobre o IF Mais Empreendedor
O programa é promovido pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e de Extensão (Proex) do IFSULDEMINAS. Lançado em 2020, teve como proposta inicial levar estudantes da instituição, supervisionados por servidores, para atuarem junto a micro e pequenos empresários, empreendedores individuais e produtores rurais afetados pela pandemia, oferecendo consultoria gratuita e especializada, assim como capacitações e treinamentos.
Diante dos resultados alcançados e do potencial de integração entre Ensino e Extensão, o programa ganhou dimensão nacional em 2021, com apoio e financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) para ser expandido a toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Desde então, todas as edições nacionais do IF Mais Empreendedor são coordenadas pelo IFSULDEMINAS, com gestão operacional realizada pela Fadema.
Redes Sociais