Alimentação Escolar
IFSULDEMINAS promove primeiro seminário do Projeto Alimentação Nota 10
Nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30 de maio, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Itaipu Binacional e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema), promove o Primeiro Seminário do Projeto Alimentação Escolar Nota 10, realizado em Brasília (DF). O evento, intitulado “Seminário Região Centro-Oeste: Formação e Valorização de Quem Alimenta o Brasil”, é o primeiro de uma série de cinco encontros regionais que acontecerão nas demais regiões do país: Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.
Destinado a merendeiras e nutricionistas da rede pública da região Centro-Oeste, o Seminário aborda temas como “A escola como espaço estratégico para a segurança alimentar e nutricional”, “Refeições escolares na promoção da sustentabilidade” e “Educação alimentar e nutricional para o desenvolvimento sustentável”. A programação inclui relatos de experiências, painéis temáticos e uma aula show com o chef Alcyr Viana.
O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, participou da mesa de abertura ao lado de representantes do Ministério da Cultura (MEC), UNICEF, FNDE e Itaipu Bilateral. Em sua fala, destacou a relevância do tema: “Esta é uma temática tão importante para o país. A pauta da alimentação é algo que evidencia a urgência de nossas ações. Uma nação que não tem fome enfrenta muitos desafios a serem superados, mas uma nação que tem fome tem um único desafio a ser superado”.
Também estiveram presentes o coordenador do projeto no IFSULDEMINAS, Rogério Robs, e o diretor-geral do Campus Carmo de Minas, João Olympio de Araujo Neto. Rogério explicou que o IFSULDEMINAS está na coordenação do Programa Alimentação Nota 10 desde 2024: “A partir das ações com o PNAE e nossas experiências como referência com o Cecane, tivemos a oportunidade de firmar essa parceria para desenvolver o projeto pelos próximos dois anos, com diversas ações planejadas”.
No Seminário, também houve a premiação de três merendeiras, que participaram do reality show “Vida de Merendeira”, em 2024. A terceira colocada é do município de Varginha/MG. O "Vida de Merendeira" celebra e valoriza o trabalho das merendeiras das escolas públicas, destacando sua importância na promoção de uma alimentação saudável e adequada para milhões de estudantes. A competição reuniu 15 merendeiras de diferentes regiões do país, que demonstraram suas habilidades culinárias e conhecimentos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Projeto Alimentação Escolar Nota 10
Lançado pelo Governo Federal em fevereiro de 2025 durante o 6º Encontro Nacional do PNAE, O Projeto Alimentação Escolar Nota 10 visa capacitar mais de 4.500 merendeiras e nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em todo o país, focando na segurança alimentar e nutricional.
O projeto é uma parceria entre o IFSULDEMINAS, FNDE, Itaipu Binacional e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA), com um investimento de R$ 4,7 milhões ao longo de 24 meses.
Além da capacitação, o projeto integra medidas anunciadas pelo Governo Federal para fortalecer o PNAE, incluindo a redução do limite de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas: de 20% para 15% em 2025, com previsão de queda para 10% em 2026. Essas ações visam promover uma alimentação mais saudável e sustentável nas escolas, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Confira as fotos do evento:
Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS
Publicado: 29/05/2025
Redes Sociais