Página inicial > Últimas notícias > Capacitação nos EUA

Capacitação nos EUA

Professoras de Inglês do IFSULDEMINAS são selecionadas para capacitação nos Estados Unidos

As professoras de inglês do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Carolina Cau Sposito (Campus Passos), Helenice Nolasco Queiroz (Campus Poços de Caldas) e Siméa Paula de Carvalho Ceballos (Campus Avançado Carmo de Minas) foram selecionadas para participarem uma capacitação nos Estados Unidos. Trata-se da Chamada Pública Setec MEC 01/2015 que oferece um curso de oito semanas, totalizando 100 horas com a proposta de trabalhar estratégias de ensino e eprendizagem da língua estrangeira e mais 20 horas de atividades com foco em aspectos históricos e culturais dos Estados Unidos e de sua comunidade local. A viagem será no dia 13 de janeiro de 2017.

A chamada contemplou professores de inglês em efetivo exercício na Rede Federal de Educação Profissional, como institutos federais, cefets, escolas técnicas vinculas às universidades federais e Colégio Pedro II. A oportunidade expõe professores da Rede Federal às práticas pedagógicas dos Community Colleges norte-americanos, com foco em ensino de língua inglesa. Além disso, também proporciona uma experiência in loco de proficiência em língua inglesa, considerando os aspectos culturais, locais, sociais dos Estados Unidos da América e estimula parcerias com professores norte-americanos, com vistas a futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.

Além das professoras do IFSULDEMINAS, 76 professores selecionados ficarão em Woodbridge, no estado da Virginia, bem próximo à capital do país, Washington. Eles terão aulas no Northern Virginia Community College (NOVA), que é a maior instituição de ensino público no estado da Virgínia e o segundo maior college nos Estados Unidos, com mais de 75.000 estudantes e 2.600 servidores. Todas as despesas serão pagas pela CAPES e SETEC (mensalidade reduzida, auxílio-deslocamento) e pelo NOVA (seguro-saúde; alojamento e auxílio referente a despesas rotineiras, como alimentação e transporte).

Seleção

Para participar, os candidatos deveriam apresentar uma série de documentos, tais como: Currículo Lattes atualizado, Diploma de Graduação e Pós-Graduação, Histórico Escolar, Proficiência em Língua Inglesa, comprovada através do TOEFL, Carta de Intenções, na qual o candidato deveria expor sua motivação em participar do Programa, além de um plano de como aplicará, após seu retorno ao Brasil, os conhecimentos adquiridos e quais ações e atividades pretende desenvolver, Carta de Anuência do Diretor, entre outros. Após a apresentação de tais documentos, a CAPES e a SETEC selecionaram os candidatos através da Análise Documental e Análise de Mérito, Priorização e Classificação.

Expectativas

A professora Carolina Cau Sposito, do Campus Passos disse que é uma chance única de aprender novas técnicas de ensino de língua estrangeira com os melhores profissionais da área, de modo que possam trazer toda essa bagagem de estudos e aprendizagem para ser aplicada no dia a dia em sala de aula. "Acredito que é um enorme ganho pessoal e profissional, além de ser um ganho para o Instituto Federal e, mais especificamente, para o campus Passos, que é onde atuo como professora de Inglês e Português para alunos do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Superior. Espero retornar com novas ideias, novos projetos e novas parcerias para desenvolver trabalhos de excelência."

Para Helenice Nolasco Queiroz, do Campus Poços de Caldas as expectativas são de aprofundar os conhecimentos e se reciclar, “por ter terminado meu curso de graduação no ano de 2006, acredito que há muito o que aprender, relembrar e aprimorar com o programa de curso oferecido pela instituição americana. Além do mais, a experiência de viver e estudar em um país de língua inglesa é algo extremamente marcante em termos de vida pessoal, acadêmica e profissional. Uma oportunidade in loco como esta, em que terei vivências culturais, sociais e acadêmicas nos Estados Unidos, certamente será de inestimável contribuição para meus conhecimentos de língua e cultura, assim como uma maneira de me tornar uma profissional mais preparada e capacitada para atender aos alunos pertencentes à comunidade externa e interna do campus em que trabalho. Além de estar em contato com professores cuja primeira língua é o inglês, também terei a chance de conviver com professores de inglês de outras instituições federais brasileiras podendo compartilhar e aprender com suas experiências e práticas de ensino de língua inglesa.”

Já Siméa Paula de Carvalho Ceballos, do Campus Avançado Carmo de Minas destaca que ter a inscrição deferida para participar do curso foi uma grande conquista. “Será uma excelente oportunidade para aprimorar meus conhecimentos linguísticos e metodológicos. As expectativas são as melhores possíveis, já que estudar o inglês e as novas práticas de ensino no país de língua nativa é uma maneira mais completa e eficiente de aperfeiçoá-lo. A capacitação na Northern Virginia Community College – NOVA abordará atividades acadêmicas e culturais e espero reverter todo o conhecimento adquirido em novas metodologias e materiais para trabalhar o ensino de inglês como segunda língua em sala de aula e em projetos que incluirão professores da rede pública de Carmo de Minas e região. Agradeço à SETEC-CAPES a oportunidade e, especialmente, à diretoria do Campus de Carmo de Minas e à Reitoria do IF Sul de Minas todo o apoio recebido.”

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
01/11/2016