Visita ao LNA
Equipe gestora da Reitoria do IFSULDEMINAS visita imóvel que será a sede do Campus Itajubá
Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, a equipe de gestão da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) visitou o imóvel que abrigará o novo Campus Itajubá.
O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, acompanhado dos pró-reitores de Ensino, de Extensão, de Gestão de Pessoas e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; dos diretores de Comunicação, de Desenvolvimento e Relações Institucionais e de Tecnologia da Informação; além do procurador federal do Instituto, da chefe de gabinete da Reitoria e de outros membros da gestão de cada pasta conheceram as instalações do imóvel do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), cedido em 11 de novembro deste ano ao IFSULDEMINAS para ser a sede do novo campus da instituição.
A equipe do IFSULDEMINAS foi recebida pelo diretor do LNA, Wagner Corradi; pelo diretor substituto, Alberto Ardila, pelo coordenador de Astrofísica, Luciano Fraga, pelo coordenador de Engenharia e Desenvolvimento de Projetos, Clemens Gneiding, e pelo coordenador do Observatório do Pico dos Dias, Saulo Gargaglioni. Os membros do LNA guiaram a visita aos laboratórios, salas administrativas, auditório e biblioteca montados numa estrutura de aproximadamente 3 mil m² de construção, localizada na entrada de Itajubá, perto do entroncamento da BR-459 com a BR-383.
Os gestores do IFSULDEMINAS puderam conferir a estrutura e o estado de conservação do imóvel que o Instituto recebeu e aproveitaram a ocasião para reconhecer a atuação visionária da gestão do LNA, que compreendeu a proposta educacional do IFSULDEMINAS para a região de Itajubá e cedeu o imóvel ao Instituto. “Quero destacar o desprendimento e a visão da gestão do LNA no processo de negociação do imóvel para a vinda do IFSULDEMINAS para Itajubá e ressaltar a estrutura muito bem conservada e de pronta condição de uso que nos foi cedida. Firmo aqui o compromisso desta equipe de gestão de que o futuro Campus Itajubá será um espaço de muitas oportunidades, muito aprendizado e de crescimento humano”, enfatizou o reitor do IFSULDEMINAS.
Ampliação
Para a implantação do campus no local, será necessário ampliar a estrutura do imóvel cedido pelo LNA, com a construção de um bloco pedagógico que contará com dez salas de aula. De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, há um projeto e um processo de licitação em andamento, com previsão de início das obras no primeiro bimestre de 2025.
Dirigindo-se à equipe do IFSULDEMINAS, o diretor do LNA explicou que o órgão está construindo uma nova sede [situada no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá] com previsão de inauguração, e transferência para o novo espaço, no final de 2025. Até a finalização da obra, as duas instituições devem coabitar o imóvel atual do LNA.
O dirigente do LNA ainda comentou sobre as expectativas para a implantação do Campus Itajubá. “Nossa expectativa é muito grande porque o IFSULDEMINAS é uma instituição muito renomada, com cursos de altíssima qualidade, que estão em sintonia com aquilo que o LNA desenvolve. Nesse sentido, a pesquisa científica vai ser cada vez mais amplificada, por causa da formação de novos estudantes, que podem atuar em iniciação científica, em parcerias como mestrados e doutorados e também atuar conosco desenvolvendo novos produtos para a sociedade brasileira”, pontuou Wagner Corradi
Início das atividades letivas
Em relação à oferta de cursos, a Pró-Reitoria de Ensino informou que o IFSULDEMINAS irá realizar, no primeiro semestre de 2025, audiências públicas e pesquisas com a sociedade local para a identificação das oportunidades e demandas do setor produtivo de Itajubá que embasarão a definição dos eixos tecnológicos a serem trabalhados e dos cursos que serão oferecidos. A previsão é que as atividades letivas no campus iniciem em 2026 para cursos técnicos subsequentes e, em 2027, para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Na primeira década de funcionamento, a oferta será predominantemente de cursos técnicos, com 80% das vagas destinadas a essa modalidade, conforme orientação do MEC. Os cursos de licenciatura e outras graduações representarão os 20% restantes.
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