Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Semana de Autoavaliação 2024
Início do conteúdo da página

Semana de Autoavaliação 2024

Comissão Própria de Avaliação (CPA) convida comunidade acadêmica para participar da Semana de Autoavaliação

De 02 a 13 de dezembro, servidores e estudantes são convidados a responder o questionário disponível via Suap

 

EMKT CPA 2024 v3 FINALA  Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inicia no período de 02 a 13 de dezembro o processo de avaliação Institucional para o ano de 2024. A semana abordará as dimensões 4 e 5 (Comunicação Social e Política de Pessoal) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é destinada aos servidores e alunos de todos os níveis da instituição.

Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante. Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes.

As avaliações serão feitas via formulário eletrônico neste link.

Entenda como funciona a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campus que possua curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por:

  • - 02 representantes docentes e 01 suplente;
  • - 02 representantes técnico-administrativos e 01 suplente;
  • - 01 representante discente e 01 suplente;
  • - 01 representante da sociedade civil com 01 suplente.

Já a comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.

E essa Avaliação serve para quê?

A Avaliação Institucional, realizada internamente por meio de questionários periodicamente, tem como contribuição o reconhecimento, credenciamento e recredenciamento de cursos e Instituições de Ensino Superior. Isso significa que ela é utilizada tanto para a Avaliação Externa de cursos, realizada por avaliadores do INEP/MEC, quanto para a Avaliação do desempenho dos estudantes através do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (ENADE).  

O que é avaliado pela CPA?

Ela avalia as 10 dimensões do SINAES, que são:

  1. 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
  2. 2. Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão
  3. 3. Responsabilidade Social
  4. 4. Comunicação com a Sociedade
  5. 5. Políticas de Pessoal
  6. 6. Organização e Gestão da Instituição
  7. 7. Infraestrutura Física
  8. 8. Planejamento e Avaliação
  9. 9. Políticas de Atendimento ao Estudante
  10. 10. Sustentabilidade Financeira

E estão distribuídos em 5 eixos:

  1. 1. Planejamento e Avaliação Institucional (Dimensão 8)
  2. 2. Desenvolvimento Institucional (Dimensão 1 e 3)
  3. 3. Políticas Acadêmicas (Dimensão 2, 4 e 9)
  4. 4. Políticas de Gestão (Dimensão 5, 6 e 10)
  5. 5. Infraestrutura Física (Dimensão 7)

 Por que participar da avaliação?

Sua participação na avaliação, respondendo aos questionários, é essencial para que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) possa coletar informações valiosas sobre a percepção da comunidade acadêmica em relação às diversas dimensões da instituição. A partir das análises detalhadas das críticas e sugestões, os gestores poderão planejar ações de melhoria que visem aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados pela instituição, tanto na área acadêmica quanto administrativa.

 

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 02/12/2024

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Salvar
Preferências do usuário sobre cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Ler mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Recusar
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google
Aceitar
Recusar
Facebook
Aceitar
Recusar
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Cookies
Aceitar
Recusar